terça-feira, 14 de abril de 2009

EslvisPresley


Nome: Elvis Aron Presley
Data de Nascimento: 8 de Janeiro de 1935
Local de Nascimento: East Tupelo, Mississippi, USA
Falecimento: 16 de Agosto de 1977, Memphis, Tennessee, USA


Se Elvis estivesse vivo, teria completado 74 anos no dia 8 de janeiro.

Como seria a sua imagem?
Provavelmente, plastificada como a de Caubi Peixoto.

Alguns fatos de sua vida:

O casal Vernon Elvis Presley e Gladys Love Smith Pressley tem dois filhos gêmeos. O mais velho, Jesse Garon, nasce morto às 4h da manhã; o segundo, Elvis Aaron, chega vivo e muito bem disposto, 35 minutos depois. O cenário é a pequena cidade East Tupelo no estado do Mississippi.

Em 1940, Elvis entra na escola primária Consolidated e começa a frequentar cultos da primeira Assembleia de Deus. Em 1943, participa de um concurso na feira agropecuária de sua cidade e tira o segundo lugar com a canção "Old Shep" de Red Foley. Em 1946, ganha o primeiro violão, aprende os primeiros acordes com seu tio Vester e tenta reproduzir o que ouve nas rádios.

Neste mesmo ano, muda-se para a cidade vizinha e entra para Milham Junior High School. Em frente à sua nova casa, fica uma emissora de rádio, a WELLO, que tem um pequeno auditório; Elvis vê, ao vivo, os artistas.

Em setembro de 1948, sua família se cansa de tanta miséria e muda-se para Memphis, no estado vizinho do Tennessee. Alojam-se em um quarto de um casarão ocupado por várias famílias igualmente pobres. No ano seguinte, com ajuda da Promoção Social, os Presley mudam-se para um prédio melhor; Elvis se liga à WDIA, emissora locall, dedicada somente à música negra e tem como Dj o Blusman B.B King. Elvis arruma seu primeiro emprego onde trabalha como porteiro de cinema e motorista de caminhão.

Ainda como motorista de caminhão, o jovem Elvis Presley comparece, pela primeira vez, a uma gravadora em 1953, quando vai ao estúdio Memphis Recording Service gravar seu primeiro disco, um acetato, por "4 dólares. "My Happiness". "That's When Your Heartaches Begin" são as músicas gravadas no disco, o qual dá de presente de aniversário para sua mãe. É contratado como cantor de estúdio pela Sun Records, cantando country ao lado de Scotty Moore e Bill Black.

Um dia, é visto cantando "That's Alright", pulando pelo estúdio e batendo no violão. Pediram que ele fizesse outra vez, gravaram e a canção chegou a ser tocada no rádio, sendo que sua interpretação foi considerada bem aceitável, em se tratando de um músico branco e um blues.

Já em 1956-1957, milhões de jovens, em todo o mundo, apaixonam-se e aderem a sua energia, transformando Elvis no símbolo de rebeldia deles. São, dessa época, os sucessos "Blue Suedes Shoes", "Hound Dog", "AII Shook up", "Don't Be Cruel", assim corno os primeiros filmes - Love me Tender, Loving You, Jailhouse Rock, King Creole.

Um ano depois, Elvis Presley é convocado para o Exército. Ao contrário da maioria dos artistas que se afastam do público, ele não é esquecido. Ao voltar, encontra o público ávido por suas interpretações. Estrela os filmes Flaming Star, Foolow That Dream, Wild in the Country e lança, entre outros sucessos, as canções "His Latest Flame", "She's not You", "Are You Lonesome Tonight?", "lt's Now or Never", introduzindo um estilo bem menos agressivo e mais romântico. Seu sucesso não se abala com a mudança, mas o público jovem o abandona, sendo substituído por uma plateia mais velha e bem comportada.

A partir de 1962, a vida de Elvis se torna uma rotina com uma série de filmes criticados por seu estilo inofensivo, muitas mulheres e lindos cenários, cuja trilha sonora pouco tinha de rock. É com as apresentações ao vivo que a volta de Elvis fica marcada, pois dessa forma ele tem oportunidade de mostrar o que sabe fazer de melhor. Em 1967, casa-se com Priscilla Beaulieu.

Em 1969, Elvis volta aos palcos com uma "big band", dois corais, ou seja, com o que havia de melhor em termos musicais, no Internacional Hotel. Ele consegue disfarçar o medo e enfrentar uma casa cheia após dez anos longe dos palcos. Em pleno mês do festival de Woodstock, Elvis chega ao primeiro lugar nos EUA com um dos melhores discos de sua carreira, Suspicious Minds. Logo após, são lançados os documentários Elvis: Thats the Way it ls e Elvis on Tour e o famoso especial de TV, editado em disco também, Elvis: Aloha from Hawaii via Satélite.

Em 1970, Priscilla separa- se legalmente de Elvis. A Casa Branca convida Elvis para cantar para Nixon. Seu empresário responde dizendo que Elvis considera uma honra e que seu cachê, fora as despesas, seria de 25 mil dólares e ninguém pede para Elvis Presley fazer shows de graça. Elvis Conhece Linda Thompson. A partir de seu 38º aniversário, teve vários problemas de saúde e excesso de peso, sendo hospitalizado mais de cinco vezes em quatro anos.

Ele chega a se casar novamente, com Linda Thompson, com quem vive até 1976. Elvis conhece sua última namorada Ginger Aldem, outra ex-miss Tenneessee. Em 1977, Elvis propõe casamento a Ginger Aldem com um anel de diamante no valor de 70 mil dólares. Ele entra em um processo de deterioração, chegando a desmaiar no palco, em Baltimore, em 29 de março. Muitos achavam que ele devia se aposentar.

Em 16 de Agosto de 1977, Elvis chega a Graceland alguns minutos após a zero hora, no portão há vários fãs, um deles é Robert Call, que tira uma foto do cantor agonizante. É a sua última foto em vida. Às 15h30 min, desse mesmo dia, Elvis é declarado morto, vitíma de um ataque cardíaco. A necrópsia revela a ingestão de oito ou mais drogas (entre outras morfina, Valium e Valmid), responsáveis por sua morte.

Relação de filmes para cinema, vídeo ou TV:

("Century of Country" - 1999 - Mini Series TV - archive footage)
(History of Rock 'N' Roll, Vol. 1, The / Rock 'n' Roll Explodes - 1995 - archive footage)
Elvis 56 (Elvis 56 - 1995)
(Forrest Gump - 1994 - archive footage)
(Why Elvis? - 1994 - archive footage)
Elvis In Hollywood - The 50's (Elvis In Hollywood - The 50's - 1993)
Elvis Presley (Elvis Presley - 1993)
Grandes Momentos De Elvis (2) - Vida E Música (Elvis: The Great Performances - Center Stage - 1990)
Grandes Momentos De Elvis (1) - O Ídolo Nos Palcos (Elvis: The Great Performances - The Man And The Um - 1990)
(Heavy Petting - 1988 - archive footage)
(Rolling Stone: The First Twenty Years - 1987 - archive footage)
Elvis - The Echo Will Never Die (Elvis - The Echo Will Never Die - 1986)
(Cool Cats - Twenty-five Years of Rock 'N' Roll Style - 1983 - archive footage)
(This Is Elvis - 1981)
Elvis - Aloha From Hawaii (Elvis: Aloha from Hawaii - 1973 - TV)
(Elvis On Tour - 1972)
Elvis É Assim (Elvis - That's the Way It Is - 1970)
(Change of Habit - 1969)
(Trouble with Girls, The / Chautauqua, The / Trouble with Girls (and How to Get Into It), The - 1969)
Charro! (Charro! - 1969)
(Live a Little, Love a Little - 1968)
Elvis - '68 Comeback Special (Elvis - '68 Comeback Special - 1968)
(Speedway - 1968)
(Stay Away, Joe - 1968)
(Clambake - 1967)
(Easy Come, Easy Go - 1967)
(Double Trouble - 1967)
(Spinout / California Holiday - 1966)
No Paraíso Do Havaí (Paradise, Hawaiian Style - 1966)
(Frankie and Johnny - 1966)
(Harum Scarum / Harem Holiday - 1965)
(Tickle Me - 1965)
(Girl Happy - 1965)
(Roustabout - 1964)
(Viva Las Vegas / Love in Las Vegas - 1964)
(Kissin' Cousins - 1964)
Seresteiro De Acapulco, O (Fun in Acapulco - 1963)
(It Happened at the World's Fair - 1963)
Garotas! Garotas! E Mais Garotas! (Girls! Girls! Girls! - 1962)
(Kid Galahad - 1962)
(Follow That Dream - 1962)
Feitiço Havaiano (Blue Hawaii - 1961)
Coração Rebelde (Wild in the Country - 1961)
Estrela De Fogo (Flaming Star - 1960)
Saudades De Um Pracinha (G.I. Blues - 1960
Balada Sangrenta (King Creole - 1958)
(Jailhouse Rock - 1957)
(Loving You - 1957)
Ama-me Com Ternura (Love Me Tender - 1956)

Love me Tender é a canção de Elvis de que mais gosto. Reproduzo-a aí embaixo em homenagem a outros(as) fãs dele, esperando que sejas , também, um deles ou delas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário