terça-feira, 21 de junho de 2011

Caricaturas fantásticas



Tenho muitas paixões e, dentre tantas, cito as caricaturas. Considero-as a décima arte, depois das revistas em quadrinhos e das charges.

Fico encantada como um artista pode, através de poucos traços, dilacerar a alma do caricaturado. Enquanto a fotografia revela o aspecto físico mais bonito do fotografado, a caricatura disseca até as últimas entranhas da personalidade do escolhido.

Por isso, esse tipo de arte deveria ser mais amplamente divulgado em exposições, museus, locais de grande visibilidade. Como não tenho o poder de determinar o local onde o expor, faço-o através deste espaço virtual.

Ah! Li, não sei quando e nem onde que o caricaturado sempre se sente ofendido com o resultado do que lhe é apresentado. Dou-lhe inteira razão porque a caricatura é a representação gráfica ou teatral que, realçando o grotesco e deformando a personagem, retrata suas características marcantes, podendo ser usada tanto para salientar os aspectos positivos quanto para ridicularizar os negativos, segundo Antonio Houaiss, o grade filólogo e dicionarista.

Apresento, hoje, caricaturas de personalidades que influenciaram e influenciam a política e o comportamento da sociedade.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário