quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Avós são o máximo



Recebi este texto de meu primo americano, o Carlos. Adorei! Tomara que a Marianna, quando atingir a idade da garotinha da crõnica, também me veja assim (menos como "bem velhinha"!)

"Perguntaram a uma menina de 5 anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu:

-Gostaria de ser avó.

Ao ser questionada por que, ela completou:

-Porque os avós escutam, compreendem. E, além do mais, a família se reúne inteirinha na casa deles.

E a menina continuou:

-Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros.

-Um  avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos. Os avós não fazem nada e, por isso, podem ficar mais tempo com a gente. Como eles são velhinhos, não conseguem rolar pelo chão ou correr. (Epa! Eu ainda rolo pelo chão, corro e danço com a Marianna. De quebra, ainda subo em árvores e colho as frutas dos galhos mais altos!) Mas não faz mal. Nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar. Na casa deles, tem sempre uma mesa cheia de coisas gotosas!

Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume. Avós nunca dizem "depressa, já pra cama“ ou "se não fizer logo vai ficar de castigo".   Quase todos usam óculos e eu já vi uns tirando os dentes e as gengivas (Ah!Isso, não! O vovô e a vovó da Marianna ainda têm dentes naturais! E pretendem conservá-los! Ops!)

Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: " menino, não vê que estou ocupado?" Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende. 

Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo " que gracinha!", como fazem algumas visitas.
O colo dos avós é quente e fofinho, bom da gente sentar quando está triste.
Todo mundo deveria tentar ter um avô ou uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós”. A menina concluiu.

2 comentários:

  1. Acho adorável esse lindo texto, recebi por email tbm e pensei: tomara que isso não aconteça com a minha Duxe, pois quero ter todo o tempo do mundo para ela, mas ao mesmo tempo quero que ela te veja assim como avó, pois se se cuidares, tenho certeza que quando estiver bem velhinha e vocês duas estiverem sentadas na frente da nossa casa, vai rir lembrando todas as coisas boas que fez e que ainda estará fazendo para ela!
    Pode ter certeza, não vai ser só assim, vai ser muiiiito melhor, pelo simples amor que tu já ensinou ela sentir por ti!!!
    Mil beijocas bem saudosas!!

    ResponderExcluir
  2. Filha amada! Depois que os exames do Cesar deram negativo, vou me encorajar e me submeter a eles também. No entanto, confeço-te: estou morrendo de medo! Vai que estou com "o pé na cova"? Não será melhor nada saber?
    Mil beijos.

    ResponderExcluir