quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Uma canção para os brasileiros


Mais um ano se foi e o desgastado sonho de ver surgir um Brasil mais ético, seriamente comprometido com a educação de qualidade, com o restabelecimento pleno da saúde de seu povo, capaz de incentivar o controle de nascimentos entre carentes desapareceu.

Morreu o país consciente de ter punido e cerceado da liberdade os corruptos, de exigir o restabelecimento da moralidade em todos os níveis sociais. Uma nação responsável por influenciar os motoristas para que não transformem as estradas e as ruas citadinas em armadilhas certeiras do matar ou morrer desapareceu. Sonhos que se foram, velhas utopias, acalentadas ao longo dos anos, esboroaram-se como grãos de areia açoitados pelo vaivém incessante das ondas do mar de insensatez que proliferou pelo país.

Que no ano incipiente, a imorredoura necessidade de acreditar no surgimento de uma sociedade melhor renasça nos brasileiros, reascenda neles a capacidade de se indignarem contra a violência que eclode como guerra civil camuflada. Que se revoltem contra a degradação dos costumes, exijam mais segurança, moradia, saúde, educação de qualidade e desapareça a nociva prática do “jeitinho”.

Que se posicionem contrários à mediocridade de programas televisivos, percebam as insídias contidas nos sermões dos falsos messias e dos chefes de igrejas que cobram pela salvação de almas descaradamente. Que se incorporem a campanhas ecológicas e procurem salvar as riquezas naturais do solo pátrio, esvaído em perenes lutas para não perder o seu encanto.

Que em 2011, famílias não chorem pela morte de seus afetos em acidentes, tombados por balas perdidas, por atitudes irresponsáveis, pelo consumo de drogas, pelo não ou mau atendimento em hospitais.

Que sejam abortados na origem esses constantes suicídios interiores gestados pela falta de empregos, pela derrocada dos sonhos, pela mesquinhez do dia a dia. Que as variadas bolsas caritativas oferecidas pelo governo ajam como paliativos temporários, o mais rápido possível, sejam substituídas por programas de estímulos ao crescimento individual e restabeleçam naqueles que as usufruem a vontade de lutar contra as vicissitudes, a fim de reencontrarem a dignidade através do esforço laboral.

Se cada brasileiro de boa vontade encontrar o equilíbrio para bem dirigir a sua vida, estará dando o chute certeiro rumo ao gol por uma nova aurora neste brasilzinho com vontade de virar um brasilzão. Se aprender a dizer não às vontades inegociáveis dos filhos, captar as dubiedades das promessas eleitoreiras estará pronto para cobrar posturas corretas de seus eleitos. No momento em que começar a abolir de seu cotidiano todas as formas de discriminações, tornar-se cônscio de seus deveres, exigir os seus direitos e trabalhar muito, poderá cantar “quero paz no meu coração e se puder ter um amigo, que ele seja irmão”.

Ah! E se a primeira mulher eleita presidente do Brasil cumprir com o prometido em campanha e fizer cumprir as palavras proferidas no discurso de posse ("Não haverá compromisso com o desvio e o malfeito"), já estarei me arrependendo de tê-la julgado igual aos seus assemelhados e os que a elegeram.

 "Alea jacta est." (Traduzinho: "A sorte está lançada!) e um *S.O.S. ao Brasil! (Ou seja, Save Our Souls = Salvem as nossas almas ou
"Save Our Ship" (salvem nosso barco), mesmo que haja controvérias sobre essas versões.



13 comentários:

  1. Arlete,parabens pelo artigo,ratifico por concordar tuas colocaçoes.Não podemos aceitar que tenhamos tropas no Haiti quando nossas fronteiras estão escancaradas para o trafico de armas e drogas.O ex Presidente poderia ter feito um bem inestimável para o Brasil autorizado o Congresso aprovar as mudanças na fracassada politica brasileira,acabando com o indecente Fundo Partdário,que em 2010 presenteou os partidos com mais de cincoenta milhoes de reais.Peço desculpas mas tenho que fazer referência a um artigo em que citas o nome de Leonel de Moura Brizola como "corrupto" não concordo e gostaria que fosse feita uma retratação,pois tenho certeza não foi a tua intenção.(artigo "Olhos Abertos"

    ResponderExcluir
  2. Amigo querido:
    O que quis dizer naquele espaço é que esses dois estadistas também cometeram delizes e não é por ser uma idólatra deles que ignorarei coisas erradas que fizeram. Ou não sabes como o Brizola se elegeu governador do Rio de Janeiro ou como raspou os cofres gaúchos durante a fuga para o Uruguai? Ou não conheces os reais motivos pelos quais Getúlio se suicidou? Sou
    fã de ambos. Conheci Brizola e fizcampanhas junto com ele pelo estado e o Getúlio era primo em segundo grau de minha avó materna. (Longe, mas parente meu também.) Não sou omissa, nem cega e procuro inteirar-me da vida de quem gosto e de quem detesto, portanto...
    Como disse o Collor de forma torta: Direi a verdade: "duela a quem duela"!
    Ah! Fui grande admiradora de Lula também e tenho uma irmã que jura que ele é o mais correto e íntegro de todos os presidentes do Brasil. O que dizem sobre ele é por "inveja, segundo ela, logo...
    Psiu! Sem estresse, a nossa amizade deve permaner acima de qualquer suspeita, ideias, posicionamentos e palavras, concordas?

    ResponderExcluir
  3. Arlete,não tem estresse,só não posso aceitar que se macule a integridade moral de alguém que foi muito injustiçado nesse País.Estive com Brizola e por isto o defendo,dizer que raspou os cofres para fugir para o Uruguai é subjetivo,falacia,voltou governou o Estado do Rio de Janeiro,construiu o Sambodromo,Cieps,e de minha parte meresse todo o respeito.Sem estresse.

    ResponderExcluir
  4. Claro, amigo! Sem estresse! Só para encerrar: em política não há ninguém puro... ( O poder corrompe. Aqui, nos USA, na França, no escambau)
    Ah!E todo mundo tem um preço. Uns, altíssimo,; outros, nem tanto... (Como dizia o meu pai: "O trabalhoso é acertar o preço de quanto vale cada um que precisa ser comprado, mas com calma e jeito, se acerta!")
    Que tenhas uma ótima noite!
    Repito: sem estresse!

    Ainda: o bom da vida é a divergência. O que seria dela se todos pensassem da mesma forma? Uma chatice e não estaríamos aqui trocando opiniões. (Sempre adorei uma discussãozinha. Andava tão "paz e amor" que já estava me dando nojo. Ahahahah! E só tu para tirares a pasmaceira que virou a minha vida depois que a Marianna foi embora).
    Um forte e afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  5. Psiu! Mesmo acreditando no que escrevi, continuo fãzona do Briza e do Maneco. Ninguém é perfeito.

    ResponderExcluir
  6. Arlete, para encerrar mesmo,eu ficaria muito mais sem estresse,se não tivesse revelado o teu amor pelo Lula.Passamos anos criticando o "sapo barbudo" agora ao apagar das luzes demonstra toda admiração pelo Lula.Olha,vou ser obrigado a tomar um "tarja preta" para dormir,fui.

    ResponderExcluir
  7. Nossa!Tu estás ficando igual ao Cesar Augusto! Digo uma coisa, o cara entende outra. Preciso sempre explicar o que quis dizer. Grupo de "extraterrestre" difícil vocês, os homens. Não escrevi que "morria de amores " pelo Lula. Sim, que votei nele (por protesto, como votei nessa m... que me saiu a Yeda). Hoje, meu amigo, "se hay govienro, soy contra"! Políticos, coloquei-os todos no mesmo saco! Política? Abomino! Discutir ou defender algum que a exerceu? Nem pensar! ´Joguei fora muito tempo e oportunidades em minha vida com essa corja! portanto,.. "Não vejo, não falo e nem ouço" como os três macaquinhos.
    Mas reitero: valeu a discussão. Estou agora às gargalhadas com a tua fúria defensiva! Isso não faz mais partede minha vida. Só quero "paz e amor" De quebra "sombra e água fresca"! Ah! e tempo infinito para continuar escrevendo essas besteiras todas. Só para "the end": estou nem aí para coisa alguma. Em 2011, "tudo vai ser diferente!" (Aliás, venho fazendo essa promessa há séculos, mas preciso cumpri-la com o fim tão próximo).
    Sem estresse! Amizade é para essas coisas!
    Que isso tudo não te afaste deste espaço, viu?
    Ainda: o Brizola foi e é um dos homens mais importantes de minha vida.Punto e basta!

    ResponderExcluir
  8. Arlete,não te preocupas como dizia o "sábio" Zagallo,"vais ter que me engolir por muito tempo" ou enquanto o marcapasso aguentar frases como"FUI GRANDE ADMIRADORA DO LULA" não será por estas e outras que o Cezar Augusto andou adoentado?

    ResponderExcluir
  9. Epa! Não, meu,amigo! O Decesari ficou doente por "outras" coisas e uma delas é o horror a Natal e a festas. Além do mais é cardíaco também!
    Sou expansiva apenas neste espaço. Com medo de ser mal interpretada, mais escuto do que falo. Deixo para ser eu mesma em minhas aulas e palestras. Lá, sim, as pessoas me entendem e falamos a mesma linguagem. É o lugar onde sou, realmente, feliz. O resto? Deixo a vida me levar... Numa boa!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ah! E quanto ao "FUI GRANDE ADMIRADORA DO LULA", Tudo, em mim, é exagerado. Já não leste que os meus duvidam de quando digo que alguém é bonito, inteligente, rico? É que vejo a vida toda pleonástica, exagerada mesmo! Se amo, amo pra morrer; se rio, faço-o até chorar; se choro, enche um rio de lágrimas. Se presenteio, faço-o de forma redundante. Se morro, aí, sim,
    morrerei de verdade com pompas e gritaria...Ahahah!
    Não será por isso que as pessoas gostam de mim e o Decesari me aguenta há 42 "breves" anos?

    ResponderExcluir
  12. Arlete,sabes que jamais vou colocar alguma coisa para te magoar,gosto de cutucar a "onça" e já recebi o primeiro "epa" de 2011.Fica aqui o meu pedido de desculpas se fui mal interpretado,não era minha intenção qualquer tipo de desconforto.E ficas a vontade no momento que achares que estou sendo inconviniente é só dizer que eu desapareço de fininho.

    ResponderExcluir
  13. Amigo!
    Tecer opiniões discordantes, como já reafirmei, faz arte do convívio, mesmo que virtual. Além do mais, sempre aceitei críticas e as assimilei sem me deixar ferir. E a minha mente é como um quadro de escola: apaga tudo! Portanto, não guardo mágoas, não sofro por bobagens e olho sempre em frente.(Se fosse me ressentir já estariia doida ou mortinha da silva, porque este meu jeito feliz e debochado de levar a vida, além de minha aurtossuficiência incomodam muita gente).
    Um excelente fim desemana!
    Ah!Volta aqui amanhã. A pps. está linda!

    ResponderExcluir