quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Uma lição de amor


Lendo a crônica da Martha Medeiros "Chegadas e Partidas", dei-me conta de que, desde que meus meninos cresceram, emplumaram as suas asas e lançaram-se no voo atrás dos sonhos, a minha vida tem sido como no título do texto. Na véspera da chegada deles, preparo a casa para recebê-los. Procuro redecorá-la para surpreendê-los, enfeito-a de flores para encher os olhos deles de emoção e preencho as suas camas com os lençóis mais macios e cheirosos para se sentirem aconchegados como se no regaço de mãe.

Sorrimos muito na chegada. Choramos muito mais na partida. Em mim e neles, fica o consolo de que em breve nos reencontraremos. Não sentimos vergonha de nossas lágrimas. Não poupamos a euforia de nossos risos. Somos exuberantes na demonstração de amor. Gostamos de trocar carinhos, beijos babados, abraços sem fim. Eles juram ser eu a melhor e mais bonita mãe do mundo. Eu retribuo afirmando que eles, sim, são os mais lindos e os melhores filhos do planeta. Juras de amor eternas. Demonstrações de amor ilimitado. Sofrido, candente, esporádico, mas renovado sempre.

Uma coisa boa que ensinei a meus filhos foi a de jamais fazerem parcimônia da afetividade. Se amarem alguém, devem dizer que o amam. Se estiverem desgostosos, que procurem uma forma mais branda de dizer para não ferir demais e, se possível, não magoar ninguém.

Ensinei a eles que desculpas são a porta aberta para reparar o erro e que por favor é a certeza do ganho-benefício. Mostrei aos três que o próximo não é só o que está perto, mas que ser gentil com as pessoas trará o retorno em coisas ou em intenções redobradas.

Neste ano, não houve incidentes, nem bate-bocas. A calmaria toda foi conseguida pela antecipação dos pratos para apresentar na ceia. Tudo feito de antevéspera com desvelo e carinho. Isso me economizou o tempo e pude apresentar-me a eles com a veste mais bonita, o cabelo mais brilhante, a maquiagem mais elaborada. Apesar disso, a estrela central da festa natalina foi a Marianna.

Depois de arquitetada a cena em que Papai Noel deixaria os presentes, luzes apagadas, apenas cintilando as luzinhas do pinheiro, o vento entrando pela janela, esvoaçando as cortinas, o “bom velhinho”, ainda no escuro, fez o seu tradicional OH!OH!OH!

Emocionante era ver o sorriso dela ao se deparar com os presentes ao pé da árvore. Linda a cena em que ela contava a todos como fora a chegada do Papai Noel. Cada brinquedo que abria era motivo de louvação pelos adultos e lindos sorrisos por parte da garotinha. Ela e o Deus Menino pareciam brincar juntos. Ambos lindos, inocentes, felizes.

Então, cantamos, rimos muito. Fomos intensamente felizes. Como nunca o fomos. Percebi, com isso, que o que sempre desejaram era que eu compartilhasse com eles a chegada do Natal, porque jamais gostaram de eu, apenas cinco minutos antes da meia-noite, juntar-me a eles. Em outros natais, apresentava-me exaurida, exausta, quase ausente, mas com o coração pleno da paixão que sentia e os fiz sentir pela festa de Natal. Neste, não, estávamos mais unidos, mais felizes, mais dispostos a compartilhar o amor, a alegria, a ternura e a fraternidade

Acredito que assimilaram bem os meus ensinamentos porque, neste Natal, todos passaram com louvar e muitas estrelinhas. Foram amorosos, gentis uns com os outros. Amadureceram. Não houve cenas de ciúmes. Nem troca de ríspidas palavras. Mostraram o quanto se amavam. O que me deram foi o retorno da lição de amor que ensinei a eles. Por isso, sei que sempre voltarão, pois sabem que aqui é o seu porto seguro, embora saiba que chegarão para depois partir. Porque para isso fomos feitos para amar e ser amados, para abraçar sorrindo na chegada e chorar copiosamente na partida.

2 comentários:

  1. Como sempre, amiga,nos emocionando com suas palavras. Linda a cena. Lindo texto. Linda família.
    Parabéns.
    Abçs. e feliz 2012.
    João Lucas

    ResponderExcluir
  2. Olá, João Lucas! Um feliz 2012 para ti e para a tua esposa. Obrigada pelas motivadoras palavras. Não demoras a voltar, viu?
    Um abração

    ResponderExcluir