sábado, 2 de janeiro de 2010

Avatar e a caixa de Pandora


Sou uma apaixonada por cinema, embora, na minha cidade, os dois que existiam, o Cine Fênix e o Cine Neno, há muito tenham desaparecido, não me permiti perder o encantamento em relação a essa arte mágica. Leio tudo que aparece sobre filmes e filmagens. Em recente artigo de Elenita Malta Pereira, destaco um dos parágrafos em que essa historiadora tece um paralelo entre o filme Avatar e a caixa de Pandora.

Quem já assistiu ao filme sabe que Avatar gera a discussão a respeito do futuro do planeta Terra e mostra o lado mais horrendo do ser humano:" o personagem do coronel Quaritch Miles destrói um mundo em perfeita harmonia, com uma brutalidade chocante". Mostra, também, a ganância humana em busca de lucros, destruindo tudo em nome da manutençao do consumismo.

Após arrasar a Terra, os humanos partem para a colonização de outros mundos e iniciam a destruição da lua Pandora, habitada pelo povo Na´vi. No parágrafo que mencionei acima, Elenita se manifesta assim:

"O nome da lua, Pandora, é significativo. Na mitologia, Pandora, a primeira mulher criada por Júpiter, recebe dos deuses presentes em forma de dons, como beleza, persuasão e música. Entregue em casamento a Epiteceu, irmão de Prometeu (que roubou o fogo do céu para criar o homem), recebeu do marido uma caixa contendo todos os males, com a advertência de não abri-la. Mas a curiosidade foi maior, e Pandora abriu a caixa, liberando pragas que atingiram o homem, restando apenas a esperança. Pandora não cuidou de sua caixa, e nós não estamos cuidando de nosso planeta. Avatar nos adverte: a Terra é nossa caixa de Pandora. Se não soubermos preservá-la, será o nosso fim."

Neste ano ainda bebezinho, se cada um de nós fizer a sua parte, reciclando lixo, indo ao supermercado com uma sacola individual, plantar muitas árvores, reaproveitar tudo o que for possível, consumir menos, deixar o carro na garagem o mais vezes possível, juntos estaremos tentando ajudar na preservação da terra. Embora isso seja o mínimo, é um primeiro passo...

A seguir, uma compilação sobre o filme :


James Cameron falou, durante a Comic-Con, que 'Avatar' realmente ganhará sequência se obtiver sucesso nas bilheterias (o que é impossível não acontecer...).

"O roteiro do próximo filme deve falar sobre a riqueza do planeta que mostraremos, e como ela pode se esgotar de uma hora para a outra..." revelou.

O diretor imaginou 'Avatar' como uma trilogia.

'Avatar' nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção, descobertas e amor inesperado, ao liderar uma batalha heróica para salvar a civilização. O filme foi idealizado por Cameron 14 anos atrás, quando ainda não existiam os meios para tornar suas ideias realidade. Agora, após quatro anos em produção, 'Avatar' nos traz uma experiência inovadora de imersão no cinema, em que a tecnologia revolucionária que foi inventada para realizar o filme desaparece na emoção dos personagens e no arrebatamento da história.


Pensem nisso!

Voltarei!



4 comentários:

  1. Bah tchê. Prenda minha.
    Quanta erudição. Fiquei muito motivado a fazer minha matrícula, mas certo estou de que havendo exame de admissão serei reprovado.
    O caso, o haver, o ter, andei lendo pausadamente para poder apanhar pelo menos um pouquinho. Os intelectuais que apresentate, encantaram-me. Teu apego a família, especialmente aos netos, glorificam a instiuição familiar.
    A festa de Reis no dia 6 de cada janeiro. Um conjunto de pessoas muito simples e humildes em Minas Gerais cantando nas pobres salas das colônias deram-me oportuniodade de rever minha distante infancia.
    Se tu me permitir, continuarei rondando por aquí com bastante interesse. A difuculdade vai ser para tí, conviver com tanto erro da minha lavra.
    Ah, escrevi em um blog matéria sobre os Reis Magos e simbolos do Natal, mas, não quero afrontar teu saber. Um abraço prenda. Garcia Netto

    ResponderExcluir
  2. Ei, Garcia Netto:
    Andas sumido!
    Esqueci de te agradecer o lindo poema que me enviaste. Estava viajando...
    Um abraço.
    Arlete

    ResponderExcluir
  3. Mew você é inteligentíssima, e nao faz idéia do quanto me ajudou para fazer um trabalho. Muito obrigada

    Luana

    ResponderExcluir
  4. Que bom, Luana, que essa postagem te auxiliou na confecção do trabalho.
    Volta sempre.
    Um abração
    Arlete

    ResponderExcluir