quarta-feira, 6 de julho de 2011

Alimentos saudáveis


Havia prometido pesquisar e encontrei pronto na bela e boa Super interessante. Não vou plagear nada, seguirei as sábias palavras de Diana Corso: "O jeito é ir misturando tudo, fazendo novas abordagens com velhas matérias-primas e vice-versa". Centrar-me-ei em alguns legumes e frutas que servem para prevenir determinadas doenças.

Começarei pela CASTANHA-do-PARÁ, que, por sinal, adoro! Rica em silênio, reduz o risco de câncer no pulmão e de próstata. A ingestão de uma única porção diária dessa "sementinha" serve como garantia para não engordar e manter a saúde nos "trinques".
 


A CENOURA, afora as brincadeiras dos céticos de que, "se cenoura fosse boa, o coelhinho da Páscoa não usava óculos", retarda o envelhecimento da pele e reduz o risco de qualquer tipo de câncer.
Os CEREAIS, por serem ricos em fibras, melhoram o trânsito intestinal, regulam o colesterol, a glicose e dão a sensação de saciedade, excelente para quem deseja emagrecer, visto que comerá menos.

O TOMATE e a MELANCIA, por conterem um poderoso oxidante, o licopeno, ajudam a combater o câncer de próstata.

 


O ÓLEO de CANOLA e o SALMÃO, ricos em ômega 3, aquela gordura que ajuda na coagulação, evitam a trombose e reduzem (embora moderadamente) os triglicerídeos.



O BRÓCOLIS, pouco consumido entre os gaúchos e gaúchas, pelo menos entre os que conheço, reduz o risco de câncer de cólon e de mama por ser rico em fitoquímicos. A couve e o repolho têm as mesmas propriedades desse legume.

Apesar da riqueza alimentar oferecida pelas frutas, cereais e legumes, "não existem alimentos milagrosos. Uma dieta balanceada garante mais benefícios do que qualquer dsses ingredientes", aconselha a dra. Ana Maria Lottemberg.


E mais, para manterem-se em forma, pessoas de bom senso, devem comer o bom feijão com arroz, acompanhado de ovos, carne, legumes e muitas, muitas frutas! De nada adiantará se não deixarem os refrigerantes de lado e beberem água, muita água (no mínimo 2 litros diários!)


Último recadinho: ao se servirem, meus e minhas leitoras, transformem os seus pratos em alegorias de escola de samba, quero dizer, verdadeiros abre-alas da Beija-Flor, minha escola preferida, de tão coloridos que devem ficar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário