domingo, 8 de janeiro de 2012

Quando os jovens são quase mais velhos do que eu


"Dono de si, o tempo que nos atravessa também se apropria de nós. Cedo ou tarde, mas sem nunca deixar de ser súbito, cada um se pegará mais velho do que ousou acreditar que seria. O tempo, incansável, nos ultrapassará. O tempo, na ordem cronológica como vem sendo contado pela humanidade, independe do indivíduo para acontecer. Alheio a nós, o tempo torna-se monstro. Deriva daí o espanto diante dos rastros da passagem. Nunca vemos o monstro. Nunca encaramos o tempo. Escravos de uma fatalidade que tentamos negar, nos resignamos a envelhecer.

Fica complicado falar sobre velhice e juventude nos moldes como vínhamos nos acostumando a tratar. Tanto através do filtro lógico que prefere acreditar na verdade daquilo que se vê, quanto pela ótica cronológica dos que ainda acreditam que o tempo passa igual para todos nós, jovens eram os nascidos recentemente.

Jovens eram diferentes dos velhos, aqueles que acumulavam sobre a pele uma maior quantidade de anos vividos e um maior cansaço derivado da existência. Sob a ótica determinada dos opostos, jovem se diferencia de velho pelo tempo atravessado sobre o indivíduo. O homem, devorador do tempo em que vive, apropria-se dele e arranca do pescoço a coleira da idade.”

(Excertos de ”quando os jovens são quase mais velhos do que eu”, do autor de “Os Famosos e os Duendes da Morte”, Ismael Caneppele)

Ao que acrescento: Às vezes, a envoltura é velha, mas a essência mantém-se esplendorosamente jovem. É assim que me sinto em alguns momentos.  Em outros, uma linda borboleta que volta  a ser a feia crisálida.

3 comentários:

  1. Arlete,minha amiga,creio que estás encucando demais com esta fase de nossas vidas,para isto nos preparamos,para aceitar,mesmo sem concordar,a modificação que nossos corpos iriam enfrentar.Já fiz troca do marca passo,três vezes,noto que os cabelos estão diminuindo,mas temos que levar numa boa.O importante que a tua beleza interior continua a mesma.Tu achas que a Mariana da bola para o teu aspecto,claro que não,ela adora é a tua pessoa repleta de carinho.Vamos aproveitar para viajar,a CVC está com pacotes de três noites no Rio,10x R$ 73,00,saída 10 de abril.No Rio não pagamos metrô,vamos da zona norte para a zona sul(praias) sem custos,os espetáculos todos pagamos 50%.Espero que aproveitem a sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Oh! Amigo muito querido. Reconfortantes palavras, lindos conselhos. Tu tens razão no quesito carinho. Relutantemente, vou aceitando a passagem do tempo quando me comparo com amigas, cunhadas, ex-alunas. Nisso, ganho de todas (sem falsa modéstia), pois o corpo se mantém em forma, as rugas apenas nos olhos e poucas. Os cabelos? A tinta sempre ajeita. Um bom corte, excelentes xampus e condicionadores mantêm-nos brilhantíssimos. E enfeitada para festa (o que sempre faço até para ir às compras) tudo fica muuuuuuito melhor. Mas que não é fácil para quem queria viver até os 30 e poucos...

    Obrigada! Elevaste o meu astral.(Ah! O bom disso tudo é que não perdi, por inteiro, o jeito de "menina". Ahahahah!)

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de comentar: desisti de plásticas quando vi fotos de uma cunhada, mulher belíssima. Envelhecendo, quis voltar a ser jovem, mas que, depois de cirurgias, lipoaspiração, engordou, ficou igual a uma cafetina das mais decadentes. E com feias cicatrizes em braços, rosto,pernas. Só não a vi nua. O que deve ser um horror! Quando estou me sentindo velha, olho as fotos e volto a sorrir!
    Agora, tchau!

    ResponderExcluir