quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Suíça: um lugar para nascer - REEDITADO

Um dos países em que eu adoraria morar é a Suíça. Nada mais lindo do que suas montanhas nevadas, as casas com sacadas repletas de flores, a limpeza das ruas, o povo respeitador de leis, a honestidade. Se pudesse escolher um país para nascer de novo, sem vacilar, escolheria Switzerland. Além da beleza natural, seus habitantes cultivam flores por toda parte. Duvidam? Olhem as imagens que "roubei" do Retrato de Viagens e outras que fui buscar na internet. Há flores em exuberância pelo país inteiro. Do amor incontido por esse país alpino e inspirada nele, na hora da construção de minha casa, não abri mão do telhado com beirais expostos, das janelas arredondadas e das jardineiras acopladas nelas , as quais mantenho caprichosamente floridas.


Vejam! Há flores nas montanhas...


...nas estradas de ferro...

...nas árvores... ...nas igrejas...

...nos corrimões...

...nos vilarejos...

...nos campos...
...nos hotéis...
...nas ruas...

...nos castelos...
...nas margens de lagos...

...nas calçadas...


...em repartições públicas,...

...nas janelas...

...nas sacadas de restaurantes

...nas casas de campo...

...nos aeroportos...

...nas estradas...


...sob monumentos...

... caindo em cascatas...

...marcando as horas...

...informando turistas...


...nos cemitérios...

Até em pontes!

Verdade!Há flores na Ponte Capela ou Kapellbruckë. Contruída na primeira metade do século XIV, é decorada com pinturas do século XVII que ilustram cenas da história da Suíça e da região. Em 1993, sofreu um terrível incêndio que a destruiu quase 80%, mas foi totalmente restaurada no seu aspecto original. A Torre de Água com 34 metros de altura fica junto à Ponte Capela e foi construída em 1300 como parte das muralhas da cidade.Obras de arte numa ponte e não as roubam? Se fosse no Brasil...

Passado algum tempo...

Depois...
quando a neve começa a cair...


...o que era assim...


...assim...



...e assim...


Vai perdendo o colorido...

...e ficando deste jeito...









Mesmo assim, continua um país belíssimo, não?



Não vale a pena nascer na Suíça?


8 comentários:

  1. Bom, primeiramente meus parabéns pela escolha dessas fotografias.
    Já tive a oportunidade de morar na Suíça e eu só posso confirmar: é um país lindo!
    Me lembro quando cheguei a Zurich e pensei: como existe um lugar tão organizado, antigo e moderno ao mesmo tempo, limpo, harmonioso, etc.
    Viajei por vários países da Europa mas realmente a Suíça para mim é única. Chega a ser estranho você chegar da Alemanha (que já é um país bem desenvolvido) e ainda conseguir perceber uma diferença clara da Suíça em relação aos países vizinhos...a estrada parece ainda mais bem cuidada, a paisagem é mais verde e harmoniosa, as cidades mais limpas e os prédios mais bem conservados...realmente fantástico esse pequeno país! Tudo parece funcionar à beira da perfeição.
    Outra coisa que não pude deixar de notar foi que ao mesmo tempo que se trata de um dos países mais ricos do mundo não via ostentação...as pessoas são bem educadas, bem vestidas, porém simples.
    Por fim, com um território tão pequeno ainda existem três macroregiões (alemã, francesa e italiana) com culturas próprias e que vivem em harmonia formando um país multicultural.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gabriel:
    Que bom que gostaste das fotos. Adorei o teu depoimento sobre esse país magnífico. Pesquiso sobre ele há tempos. Todavia, um relato proveniente de quem já viveu lá, fica muito mais emocionante e verdadeiro. Posso, com tuas palavras, comprovar que não exagerei na postagem.
    O maravilhoso da internet é a possibilidade única de contactar com pesssoas especiais como tu e, ainda, viajar, gratuitamente, por todos os lugares com que sonho visitar.
    Obrigada pela adorável visita.
    Volta sempre.
    Um abração.
    Arlete

    ResponderExcluir
  3. Em outra vida quero nascer na Suíça, sem sombras de dúvidas, pode ser até que já tenha nascido algum dia...por ser tão apaixonada por esses lugares que só conheço por fotos!!! Me fascina...tudo...castelos, ruas, arquitetura, flores e depois neves...é fascinante mesmo...me dá uma vontade louca de sair correndo até lá... quem dera um poder ir até lá, por enquanto apenas em sonhos

    ResponderExcluir
  4. Quero também parabeniza-la pelas fotos...são lindas...
    um abração!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fabi! Como leste, esse também é um sonho meu: renascer na Suíça. Se a "cegonha" errasse o percurso a França ou a Holanda me serviriam.
    Volta sempre.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Já leu o livro "Entre o Amor e a Guerra" um amor entre um alemão e uma francesa na época da guerra...se não leu, vale a pena ler...lindo! Também gosto da frança... linda sua foto...e da sua netinha tb...

    ResponderExcluir
  7. Vou ler , Fabi. Ando numa fase de boas leituras. Reli "Orgulho e Preconceito" e voltei a me encantar. "Varava as noites" lendo, para explorar um jargão bem gauchesco.
    Estou sempre te esperando aqui.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  8. Fabi, esqueci-me de te agradecer pela visita e pelos elogios.
    Bjs.

    ResponderExcluir