terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O meu artigo de ZERO HORA de ontem

           
                                                  Para se viver melhor em 2012
              2012 vai chegando de mansinho como criança indefesa que deseja apenas um pouco de atenção. Depois se incorpora nas horas, nos dias, preenchendo noites, acelerando estações, gerando expectativas boas em quem acredita ter o fio condutor da vida centrado na bondade, na justiça e na solidariedade. O ano nascente colabora para que se esqueçam injúrias, palavras insensatas e as incontidas revoltas interiores. Por isso deve-se afugentar o que nada de bom se tem a dizer sobre alguém, ressaltar o que se possui de melhor e divulgar o que de mais perfeito se sabe fazer. Sem economizar palavra bonita, termos ofensivos devem ser esquecidos, porque praticar o bem e ser gentil com os outros conduz a um viver melhor.
            E viver melhor é voltar no tempo, caminhar para frente, corrigir desvios e saber perdoar porque erros sempre vão acontecer talvez com maior gradação da intensidade. Maravilhoso é o poder que a palavra tem com o te amo, perdoa-me, desculpa-me, com licença, por favor. O esplendoroso do existir é saber que cada pessoa pode refazer a trajetória de vida tal qual fênix, que renasce de cinzas, para se tornar em ser diferenciado.
            A arte de saber viver implica sacudir a poeira do ranço que empesta mentes, bradar ao vento a magia de as pessoas estarem vivas e serem dotadas da capacidade de agradecer às ilimitadas alternativas de se reconstruírem sempre. Viver possibilita agir como se fossem os únicos donos do tempo, condutores exclusivos do seu destino, prontos para reiniciar qualquer caminhada. A isso, ao som mental e ao registro dele, chama-se esperança, o lume invisível que deve ser o condão mágico a iluminar o existir individual.
            Viver, por ser o somatório de muitas possibilidades, pode ser a prática do impalpável ou do imperceptível, transformando-os em alavanca para dar impulso a qualquer ideia acalentada. Para que 2012 seja um ano mais feliz e melhor, não se pode perder de vista o porto seguro que é a certeza de se ter amigos e com eles poder valsar embalados pelo ritmo do afeto sem que haja qualquer melodia. Dividir o viver é estender as mãos para amparar os caídos, sorrir para reacender a alegria dos tristes, acreditar que os pensamentos positivos são capazes de operar milagres. Saber viver é equacionar os dividendos, somando perdas e ganhos, subtraindo malqueres, potencializado-os em bons desejos, porque eles retornarão multiplicados para quem os desejou se foram plasmados com a real intenção do voto.
            Viver é jamais fazer parcimônia da alegria, miserabilizando tristezas e vivendo intensamente tudo aquilo que se está disposto a compartilhar. Saber viver é barganhar com a sorte e afugentar os maus pensares, transformar um simples amanhecer numa enorme loteria e distribuir os bens auferidos entre todos os afetos. A isso se chama felicidade, fruto da paz, do amor e da fraternidade, desejando que se intensifique em todo o 2012.

3 comentários:

  1. Querida amiga Arlete!

    Desejo que tenhas um feliz e venturoso Ano Novo, juntamente com a tua família.

    Sempre fico muito emocionada quando leio teus artigos em Zero Hora. São belamente escritos, fato muito raro hoje em dia. Os leitores já estão acostumados ao belo texto, mas devem surpreender-se, sempre, ao perceberem que cada um é melhor que o outro que o antecedeu.

    Só quem sabe amar profundamente e tem consciência da importância de compartilhar os seus afetos pode escrever um paragráfo tão lindo como: "Viver é jamais fazer parcimônia da alegria, miserabilizando tristezas e vivendo intensamente tudo aquilo que se está disposto a compartilhar. Saber viver é barganhar com a sorte e afugentar os maus pensares, transformar um simples amanhecer numa enorme loteria e distribuir os bens auferidos entre todos os afetos. A isso se chama felicidade, fruto da paz, do amor e da fraternidade, desejando que se intensifique em todo o 2012."

    Meu carinho e admiração, sempre!

    Nivia

    ResponderExcluir
  2. Nívia querida, bom dia!
    Fico muito feliz quando alguém deixa aqui um simples comentário. Imaginas o de quanto sou tomada de euforia quando leio palavras tão lindas oriundas de uma pessoa de grande cultura como tu, cujo trato com as letras é uma rotina e o fazes magistralmente.

    É tão bonito o que escreveste que já valia uma postagem. Quando leio, no teu blog, o que postas, questiono-me sempre de o porquê nunca ter lido nada teu em Zero Hora, visto que é um periódico que leva o nome do articulista em longes plagas e além fronteiras da pequena, mas encantadora Santiago. Anseio por ler em ZH um artigo teu. Que presente para Santiago!Tanto privilégio é para bem poucos, sabemos, por isso sinto-me duplamente bafejada pela sorte: a de ter textos publicados em ZH e poder contar com teu fantástico incentivo.

    Obrigada, amiga muito querida. Tuas palavras me comoveram, encantaram e servirão sempre como uma motivação maior para eu continuar escrevendo cada vez melhor.

    Um 2012 pleno de coisas boas para ti e teus afetos. Além de muita saúde, enorme disposição para o trabalho e que o resultado dele sirva para te deleitares ou para poupá-lo.

    Um abraço muito afetuoso.

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga muito querida!

    Parabéns pelo belo texto, “Para viver melhor em 2012”. Um primoroso
    convite para repensarmos nossos caminhos, nossos valores e nossas
    atitudes. Sem dúvida, suas sábias palavras induzem -nos a reflexões,
    as quais são ânimo para que esperemos, no limiar do novo ano, um mundo
    mais justo, mais fraterno e quiçá mais humano. “A arte de saber
    viver implica sacudir a poeira do ranço que empesta mentes, bradar ao
    vento a magia de as pessoas estarem vivas e serem dotadas da
    capacidade de agradecer às ilimitadas alternativas de se reconstruírem
    sempre”.

    Tocantes palavras !

    Um fraterno e grande abraço.
    Cinara

    ResponderExcluir