quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Frases para refletir




"Não existe opinião pública, mas opinião do que se publica."

"Algumas vezes manipula-se, distorce-se a informação com propósito definido."

"Se o homem não sabe para que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável."

"Quando duas mãos se encontram, refletem, no chão, uma sombra da mesma cor." (Tony Tornado)

"Se tivesse uma bandeira, ela seria vermelha e verde. Vermelha de cólera pelas desigualdades sociais, verde de esperança." (Lygia Fagundes Telles)

"Não sabemos como será o amanhã. Sabemos apenas que terá a forma que o educador lhe atribuir." (Celso Antunes)

"Política é a arte de obter votos dos pobres e dinheiro dos ricos, prometendo a cada grupo defendê-los contra o outro." (Oscar Ameringer)

"A vida nada nos dá; empresta e depois nos cobra."

"Até no sofrimento é preciso ter sorte." ( Antônio Gedeão)

"A pior derrota é quando você perde para si mesmo." (Daiane dos Santos)

"Mais vale a derrota de uma lágrima do que a vergonha de não haver tentado."

"Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a arte de viver como irmãos." (Martin Luther King)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Caminhões decorados com pinturas espetaculares

Recebi as esplêndidas fotos abaixo da Marilene Campagner de Aguiar, uma colega de todo o período de minha escolarização. (Naquele tempo: Primário, Ginásio e Científico)

Estas 8 fotos de caminhões europeus cujos reboques foram decorados para parecer que lados estão faltando e os produtos que estão transportando foram pintados nas laterais e na traseira.

O primeiro é de uma garrafa de cerveja e parece tão real como se estivesse  saindo do caminhão.

O segundo é uma sacola de lona.


O terceiro é a pintura de outro caminhão com a frente para o parabrisa traseiro.


O quarto é um aquário com peixes nadando!



O quinto contém engradados de  Pepsi e todos empilhados no teto. O fundo parece vazio!!!


O sexto tem pintada uma estante com livros.


O sétimo é  um caminhão com aparêcia de fogo!


Melhor trabalho de pintura de ônibus! Nunca se viu uma pintura de cobra tão real... Trabalho muito lindo e criativo.


Gostaram?  Então, deixem um comentário.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Brazil com Z ou S...


É quase difícil de acreditar, mas vocês imaginam quando a frequência de interessados neste blog cai drasticamente?

Pasmem, meus encantadores visitantes letrados!

É quando faço postagens que envolvem as distorções ou os erros orais ou escritos que tanto massacram a Língua Portuguesa, tão “mal falada” neste Brasil sem z.

Não se esqueçam de que há o Brazil com z para “inglês ver”, que é o deleite e a terra sem dono dos políticos e o Brasil, assim, humildezinho, mas com s. O Z lhe dá importância, todavia “cheira” à corrupção, falcatruas e roubalheira.

Já o Brasil com S lembra pobreza, descaso com o povo, gente que trabalha e sofre, falta de vagas em hospitais, insegurança quase absoluta nas grandes e, agora, até nas pequenas cidades como a minha. Só quem não conhece o país, pode afirmar que tudo está bem. Será válido ou lícito trocar o Bolsa-família e todas as bolsas distribuídas às pampas em troca do voto de uma suposta leva de ex-miseráveis.?

Em lugar de bolsas de todo tipo e carimbo, deveriam investir mais para gerar mais empregos, incentivar as crianças ao acesso à escola de qualidade, pagar melhor aos professores para tornar a carreira do Magistério mais atrativa a pessoas talentosas,  criativas e inteligentes.

Não viverei, mas meus descentes verão como será o Brasil de amanhã,  que tipo de crianças e jovens de hoje serão o seu futuro.

Ah! Quanto à política e a seus gestores, esse lamaçal tende a aumentar.

E o povo quietinho, quietinho, sem lideranças, “sem lenço, sem documento”, porém com “a bolsa” garantida e que o miserabiliza ainda mais...

Feito o desabafo, voltemos ao BraZil com Z (Ops!) e o com S, digo, palavras em que se usam essas duas irmãs gêmeas na sonoridade, mas divergentes na grafia.

Psiu! Não fujam daqui! Mostrarei só 20 palavrinhas!

Devemos usar Z em:

Singeleza, baliza, assaz, talvez, batizar, buzina, deslizar, higienizar, gazear, indizível, prazeroso

Usamos S em:

Analisar, pesquisar, japonesinha, Marisa, através, freguesa, despesa, pretensioso, espontâneo, esplêndido

Se lhes foi de alguma utilidade...

P.S.: A postagem de hoje é um teste para ver se continuam desinteressados com o idioma que deveriam, como “futuro país primeiro mundista” como apregoava o Lula, investir para não errarem...


Pensem nisso!

domingo, 28 de agosto de 2011

Pin-Ups 2










Hoje, apresento PIN-UPs 2.

As belas mais "ilustradas" foram Betty Grable, Marilyn Monroe e Bettie Page.

sábado, 27 de agosto de 2011

Pin-ups reeditadas

Amigos, a partir de hoje, abrirei a página TRIVIALIDADES com as PIN-UPS GIRLS (garotas penduradas) mais famosas.

A expressão PIN-UP teve origem no fim do século 19, quando Alphonso Mucha e Jules Cheret, artistas franceses, pintaram mulheres em poses sensuais para ilustrar pôsteres.

No século 20, estamparam calendários desenhos de belas mulheres que correspondiam ao ideário masculino sem, no entanto, parecerem vulgares ou oferecidas, apenas CONVIDATIVAS.

Foi durante a Segunda Guerra Mundial que essa arte popularizou-se ao serem as pin-ups consideradas como armas secretas pelos soldados americanos. As imagens de belas jovens serviam de "alívio" para os pracinhas que arriscavam a vida nos campos de batalha.

As PIN-UPS GIRLS passavam sensualidade e inocência ao serem pintadas com roupas que expunham, sutilmente, belas pernas e cintura bem delineada.


Pena que essa pureza e ingenuidade tenham desaparecido com o advento dos filmes pornográficos e das fotografias eróticas.




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bola cheia!



Seguidamente, escrevo neste espaço que preciso de muito pouco para ser feliz. Um telefonema, um comentário escrito neste blog, um presentinho sem motivo que eu mesma me dou, um abraço caloroso, um beijo bem estalado, uma radiosa manhã ensolarada, a silhueta de pássaros em direção ao adormecer do sol, ou uma noite plena de lua. Até uma noite em que só brilham as estrelas ou uma noite de tempestade são motivos para me retirar da rotina e, com isso, aguçar o meu jeito gostoso de olhar a vida.

Ontem, depois de chegar em casa, já chegando a noite, abri este espaço e meu coração deu pulinhos. Atarefada e cheia de compromissos, não havia lido um encantador comentário sobre o último artigo escrito por mim e publicado em Zero Hora.

Foi o meu Anjo Número Dois (anjos são assim: incentivam, elogiam e chamam a atenção para as coisas boas), que me alertou sobre o comentário, que saiu na página 2, de ontem, 25 de agosto de 2011, no espaço SOBRE ARTIGOS DE ZH.

O que dizia o comentário de ZH?

Isto:

“Foram de extrema importância e competência os artigos do jornalista Vitor Bley de Moraes e da professora Arlete Gudolle Lopes publicados em Zero Hora de 13 de agosto. Eles expressaram o verdadeiro sentido do ser pai. O jornalista abordou os órfãos de pais vivos, e a professora o pai como”herói” e “bandido”, que na verdade em muita ocasiões agem assim.”

Assina: Claudiomar Freitas Vieira

Aposentado – Porto Alegre



Estou de “bola cheia” como se dizia quando eu era bem menininha.

As Raízes do Preconceito


Meus queridos visitantes:

Quando o meu neto Andrei era pequeno e ainda morava em Santiago, juntos fomos a uma loja de brinquedos para que o menino escolhesse um de seu agrado. Dois anos e pouco, mas com um senso de observação muito apurado. Nada lhe escapava.

Ouvindo o choro e a gritaria de uma menina, o garotinho puxou-me a roupa e se saiu com essa: "Vó, aquela guria feia não quis a boneca preta!" (Falando na "linguagem"de dois anos, é óbvio, sem os erres, etc. e tal)

Constrangida, achei que era uma atitude preconceituosa do garotinho.

Por que a cor da boneca despertara a atenção dele?

Olhei a menina e vi que era ... preta!
Na ingênua reflexão de meu netinho, menina preta deveria comprar boneca também preta. Pura e simples identificação!
A mãe insistia na compra da boneca pretinha e a garota, aos berros, gritava: "Essa é feia! Não quero!"

Ontem, recebi de uma amiga muito querida, que tivera a paciência, na oportunidade, de ouvir o meu desabafo sobre a estranha cena vivenciada na incipiente infância de meu Andrei, o vídeo que mostro a vocês abaixo.

(Para assistirem à imagem ampliada, basta clicarem com o mouse no "quadradinho" após o do som.)

Olhem-no com os olhos e a idade de meu netinho. Dois anos e meio aproximadamente e digam-me se o preconceito nao está mais enraizado no próprio negro?!

Ainda, se tiverem tempo e paciência, assistam aos vídeos que também se encontram no de cima. O das criancinhas e o carro é demais! E o sobre a violência, então?!




Pensem nisto: qual é o nascedouro do preconceito?

Claro! ... E todos sabemos que, por trás dessas atitudes, existem razões históricas de escravidão e  de miséria, cujas sequelas são irremovíveis e se perpetuaram por toda a sociedade moderna...

Pensem também: E se fossem brancos os escravizados e pretos os senhores do engenho os detentores do poder?

Não seriam os brancos os discriminados?

A menina ou o menino branquinhos, se protagonizassem o vídeo em foco, não inverteriam os papéis?

Em tempo:

Uma das atitudes mais hipócritas da sociedade hodierna é dar "apelido" a pessoas, a cor e a atitudes!

Para mim, negro é negro. Essa de afrodescendente é mais um ato de discriminação. Ninguém chama um branco de anglo-americanodescendente, luso-hispânicodescendente, franco-germânicodescendente e por aí vai...

E ainda mais, negro rico, raramente, casa-se, ou mantém relações amorosas com mulheres da mesma cor. Preferem loiras, mesmo que falsas, às belas jovens negras. Com as mulheres também isso acontece... Se alguma mulher preta, mas linda, rica e famosa, casa com homem também preto, as críticas lhe caem sobre a figura como se tivesse cometido um grande pecado e desperdício...

Gordo é gordo. Obeso é um paliativo.

Velho é velho. Terceira idade ou idade melhor são formas caridosas de quem acredita que ficará sempre jovem.

Colarinho branco? Essa é demais para o meu estômago seletivo.

É ladrão MESMO, só não vai para a cadeia (no Brasil).

O preconceito se revela e se acentua no tom e na altura da voz em que as palavras negro, gordo, velho,... são articuladas.

Pensem nisso!





quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A foto do dia


Uma briga entre passarinhos tecelões resultou em uma imagem interessante. O fotógrafo Krishnan Venkitachalam clicava alguns ninhos em Uran, na Índia, quando se deparou com duas fêmeas se desentendendo. A seguir, um macho (o de cor amarelo vibrante) aproximou-se para separá-las, o que resultou em uma série de malabarismos.

"Tudo não levou mais que 3 segundos. Acho que as fêmeas estavam competindo pelo ninhoescreveu o fotógrafo

Fonte: http://colunas.globorural.globo.com/planetab icho

Números do DINHEIRO!


É um mistério; ou não! Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns ...

1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e Tem mais!!!

Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu, mais a
idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a
111 para todos!
Por exemplo: o Johnatan nasceu em 1981 e vai fazer 30 anos. Portanto: 81 + 30 = 111

ALGUÉM EXPLICA O QUE É ISSO ????
É o Ano do dinheiro!!!
Este ano outubro terá 5 domingos, 5 segunda feira e 5 sábados.
Isso acontece uma vez a cada 823 anos. Estes anos são conhecidos como 'moneybags'.

Portanto, muita, mas muuuuuuuita grana para vocês e para mim!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas para ter cabelos brilhantes



7 dicas para recuperar o brilho dos cabelos

Se o seu cabelo perdeu o brilho, está é a hora de adotar um tratamento de choque que estimule a recuperação das fibras capilares danificadas e recupere rapidamente o brilho e a maciez dos cabelos o mais rapidamente possível. E, para isso, preparamos para você uma receita em sete passos que pode recuperar seus cabelos em apenas sete dias.

Confira:

- Não use água quente. Prefira a água sempre morna para lavar os cabelos. A água muito quente remove toda proteção natural que recobre os frios, deixando-os mais propensos aos danos.

- Ao escolher seu xampu, dê preferência para um que tenha manteiga de karité em sua composição ou ainda que seja suave e indicado para couro cabeludo sensível. Este tipo de xampu agride menos e ainda ajuda a tratar e a repor os lipídeos retirados pela água quente e pelo próprio processo de lavagem.

- Na hora de condicionar os cabelos, deixe de lado os condicionadores comuns e prefira as máscaras capilares, que são muito mais concentradas e possuem muito mais ingredientes protetores e amaciantes como silicones, manteigas, proteínas e vitaminas. Aplique uma quantidade abundante ainda durante o banho e deixe agir por pelo menos cinco minutos antes de enxaguar, retirando apenas o excesso. As máscaras são muito mais eficazes para reparar os fios do que os condicionadores comuns.

- Regule o secador na temperatura mais fria possível. O ar quente dos secadores de cabelo sempre contribui para lesar ainda mais os fios e nunca deve ser aplicado nos cabelos que já estão danificados. Usar o secador na posição frio ou deixar os cabelos secarem naturalmente trazem resultados de melhora visíveis!

- Os cremes para pentear, ou cremes hidratantes para os cabelos, possuem em sua composição aminoácidos e proteínas que se aderem fortemente aos fios protegendo-os por fora e recuperando-os por dentro. E uma boa dica é levá-los na bolsa para poder aplicar durante o dia seja lá onde você estiver. Além de deixar os cabelos mais macios e hidratados, ainda ajudam a reduzir o volume e o frizz excessivo, que é característico dos cabelos que passaram por tinturas e alisamentos.

- Capriche nas pontas! Existem nas farmácias e perfumarias novos produtos reparadores de pontas formulados com silicones puros, os chamados silicones funcionais. Trata-se de um tipo de silicone capaz de penetrar profundamente nas fibras das pontas dos cabelos restaurando instantaneamente os fios prejudicados e prevenindo novas rupturas. Aplique uma boa quantidade nas pontas dos dedos e espalhe deslizando do meio para as pontas dos cabelos. Depois passe suavemente a escova e sinta imediatamente a maciez recuperada e o brilho realçado.

- Uma vez por semana, antes de lavar os cabelos, dê um banho de óleo de oliva extra-virgem. Com eles ainda secos, aplique-o principalmente nas pontas com os dedos e deixe agir por 30 minutos antes de lavar. O óleo de oliva, além de hidratar e nutrir em profundidade os fios, ainda é rico em agentes desintoxicantes e antioxidantes que irão manter os fios protegidos a semana toda.

Siga os passos e prepare-se para ter de volta todo brilho e maciez dos seus cabelos e mantenha este ritual durante todo tempo em que você estiver fazendo uso de tinturas ou alisantes. Seus fios irão agradecer!


Fonte: vilamulher.terra.com



Olhem como ficou o meu cabelo depois que segui essas dicas. O tratamento, o corte e o penteado foram feitos pela Débora, uma cabeleireira encantadora que enconbtrei num salão de beleza em São Leopoldo.

Pinturas do dia




Pintura de Willem Haenraets

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vou-me embora pra Pasárgada



Cansei!

Perco o meu precioso tempo na tentativa de apresentar aos meus visitantes postagens variadas e sérias. Eis que um engraçadinho apossa-se do espaço aí do lado (Fale Comigo) para escrever besteiras e se passar por mim.

Se pelo menos tivesse a CORAGEM de escrever os seus palavrões e usasse o próprio nome.!? Aceitaria! Acharia engraçado e o ignoraria. Mas não! O idiota (que pode ser homem ou mulher) escreve os impropérios e o faz em meu nome. Que horror!

Cansei!

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconsequente

Que Joana, a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive...

Se  o pacóvio ou a pacóvia continuar escrevendo essas aberrações, SAIO do ar. Vou fazer coisas mais interessantes!

Ah! A imagem aí de cima? É assim que vejo o papalvo que se passa por mim! 

Menino! Vai estudar, pensar no futuro, aprender um pouco com o que escrevo, viu?

AH! Estou te rastreando!

10 lugares lindos para se visitar

1. Taj Mahal, Índia 



 ·  O Taj Mahal é considerado o melhor exemplo da arquitetura Mughal, um estilo que combina elementos de persa, indiana, islâmica e estilos arquitetônicos. Os jardins, os detalhes e a decoração são intrincados e cuidadosamente concebidos.

2.Torre Eiffel, Paris


 ·   A Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel, /tuʀ ɛfɛl/) é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo.

3. As Pirâmide de Guizé no Egito

  ·  A Grande Pirâmide foi a mais alta estrutura construída pelo homem no mundo mais de 3.800 anos. Até hoje a maneira como foi construída é um mistério para muitos.

4. Cristo Redentor, Rio de Janeiro



  ·  Um dos mais belos símbolos de Río de Janeiro é uma estátua localizada no morro do Corcovado no Rio de Janeiro.  Considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo. Em 7 de julho de 2007,  foi eleito umas das "Sete maravilhas do mundo moderno".


5. A Grande Muralha da China


 ·   Originalmente construído para proteger a fronteira norte do império chinês contra invasões por diversos grupos nômades, desde o século 5 aC, a grande "muralha" consistiu em várias paredes construídas em diferentes eras, historicamente mais significativas durante a Dinastia Ming.


6. O Grand Canyon


  ·  O National Park , onde se encontra o Grand Canyon, no Arizona, EUA, é uma mistura de cores brilhantes e pores do sol deslumbrantes.  A expansividade simplesmente não pode ser posta em termos, deve ser vista!

7. O Parque Nacional de Yellowstone


  ·  Yellowstone National Park abrange uma área de 3.468 milhas quadradas, incluindo lagos, cânions, rios e montanhas. Yellowstone também tem um dos maiores super vulcões, a Caldera de Yellowstone no continente….  A caldeira é ainda considerado um vulcão ativo.



8. Coliseu, Roma


  ·  O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina 'Colosseum' (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma exceção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Atualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e, em 7 de julho de 2007, foi eleito umas das "Sete maravilhas do mundo moderno".



9. Capela Sistina, Vaticano


   · A cidade do Vaticano é incrível. A história, as tradições, toda a cerimônia do catolicismo é bonita e tem certamente alguma arte inspirada em significados históricos, como o teto da Capela Sistina, onde Michelangelo retrata a "Criação de Adão", famosa pintura.

10. A Acrópole, Atenas

  ·   A Grécia está repleta de locais históricos, mas o mais famoso é provavelmente a Acrópole, contando muito sobre a história e mitologia grega de Atenas. 
Fonte:  Minilua.com

Pintura do dia


Pintura de Hilary Eddy

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pintura do dia

Pintura de Dona Gelsinger

Coisas de gaúchos


Faz parte da índole dos gaúchos considerarem-se vivendo num local "apartado" do resto do Brasil e, por estar o Rio Grande do Sul no "fim" do país (entenda-se extremo sul, parte final), a sensação de abandono por parte do governo central tem sido uma constante.

Isso, em muito, influenciou os hábitos, a ética, o tão decantado machismo e o senso de independência do povo rio-grandense. Esporadicamente, alguém reascende a vontade de libertar-se do resto do Brasil para criar uma Nação independente.

A piada abaixo, enviado por meu primo americano, o Carlos,  reproduz, sarcasticamente, esse jeito tão peculiar dos gaúchos. Confiram


GAUCHADA, NÃO AFROXEMO O GARRÃO!!!!!!!!!!!

Durante o acampamento da Semana Farroupilha no Parque Harmonia, as principais lideranças do Estado do Rio Grande do Sul resolveram retomar a Revolução Farroupilha e enviaram uma mensagem a Brasília:

- "Cambada de frouxos: Estamos declarando guerra novamente para separar o Rio Grande do resto! Temos 85 mil Cavalos e 200 mil Homens Farroupilhas".

Brasília então responde:

"Aceitamos a declaração. O Exército brasileiro tem 380 tanques, 160 aviões, 98 navios e 2 milhões de soldados."

Após dois longos dias de intensa discussão, entre um chimarão e outro, a Gauchada responde:

- "Retiramos a declaração de guerra... Não temos como alojar tantos prisioneiros".

domingo, 21 de agosto de 2011

Carta aos amigos



Com pouco tempo e inspiração para escrever um bom texto, reedito este que escrevi não sei quando e editei nem sei que dia e de que ano.

Coisa boa é viver, voltar no tempo, caminhar para frente, corrigir os desvios e se perdoar porque os erros sempre vão acontecer e, talvez, com maior gradação da intensidade. Maravilhoso é o poder que a palavra tem quando se diz "te amo, perdoa-me, desculpa-me, com licença, estou aqui"! O esplendoroso da existência é saber que cada pessoa, em cada minuto, pode refazer o seu viver como a fênix que renasce das cinzas, mesmo que mitologicamente.

Em qualquer dia, nem precisa ser muito especial, amigos e amigas, sacudam a poeira do ranço que empesta almas, bradem ao vento a magia de estarem vivos e agradeçam as ilimitadas possibilidades de se reconstruírem sempre.

Ajam como "se não houvesse amanhã" ou como se estivessem assenhoreados do tempo, condutores exclusivos de seu destino, prontos para reiniciar qualquer caminhada. A isso, ao som mental e ao registro dele, chama-se esperança, esse lume invisível que deve ser o condão mágico a iluminar o existir individual.

Sonhem com possibilidades infinitas, façam do impalpável ou do imperceptível a âncora para dar impulso a qualquer ideia acalentada. Não percam de vista o porto seguro que é a certeza de se ter amigos e com eles poder valsar na melodia do afeto sem que haja melodia alguma.

Estendam as mãos para amparar os caídos, sorriam para reascender a alegria dos tristes, acreditem que os pensamentos positivos são capazes de operar milagres e multipliquem os bons desejos para os outros, porque eles retornarão em dobro para quem os desejou e se foram plasmados com a real intenção do voto.

Não façam parcimônia da alegria, miserabilizem as tristezas e vivam intensamente tudo aquilo que estão dispostos a vivenciar... Barganhem com a sorte e afugentem os maus pensares. Transformem um simples amanhacer numa enorme loteria e distribuam os seus dividendos entre todos os seus afetos. A isso se chama FELICIDADE.

Ofereçam rosas a quem estimam, porque as flores sempre exalam o seu perfume nas mãos de quem as ofertou e deixam doces recordações naqueles que as recebem com euforia. A essas atitudes carinhosas, chama-se AMOR.

Ignorem as injúrias, os mal-quereres, os diz-que-diz-que, as palavras insensatas, as incontidas revoltas interiores. Afugentem aqueles que nada de bom têm para dizer sobre o outro. Ressaltem o que cada um possui de melhor.

Divulguem o que de mais perfeito sabem fazer: a receita de um bolo, um risco de bordado, um bom texto, uma música, o enredo de um filme. Falem, não aprisionem as palavras bonitas e encarcerem os vocábulos ofensivos. A isso, chama-se PAZ.

sábado, 20 de agosto de 2011

Curiosidades sobre elefantes


A postagem de hoje vai para... Nando! Um visitante que deixou um recadinho bem simples em Fale Comigo aí do lado.













Curiosidades sobre elefantes

Quando um elefante morre, todos os membros de sua manada param junto do defunto e parecem inspecioná-lo com a tromba, como se prestassem uma última homenagem. Além disso, o parente mais próximo do falecido segue o grupo de longe por alguns dias, numa espécie de manifestação pública de luto.

Os elefantes têm, sim, uma excelente memória. Mas não é pelo fato de terem a cabeça grande (seu cérebro pesa 5,4 quilos). Acredita-se que isso se deva, em parte, à sua longevidade, de até 70 anos! Vivendo tanto assim, eles acabam memorizando mais.
As orelhas dos elefantes são sua “impressão digital”. As abas enormes têm não apenas formas únicas mas cavidades e riscas inconfundíveis.

A comprida tromba (que corresponde ao nariz e lábio superior) pesa cerca de 140 quilos. Entre outras coisas, este “narigão” permite que ele fareje água a uma distância de quase 20 quilômetros!

Nenhum animal terrestre é mais bem-dotado do que o elefante. Isso mesmo! Seu pênis pode atingir 1,5 metro de comprimento e pesar 2 quilos. E.. salve-se quem puder! Cada ejaculação do bicho é suficiente para encher uma bola de futebol de sêmen… Nossa!

Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, chegando a pesar até 12 toneladas e medir, em média, 4 metros de altura. Devido ao seu porte, têm poucos predadores. Atualmente, existem três espécies no mundo, duas delas africanas e uma asiática, um pouco menor que as outras. São herbívoros,  alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores.

Vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem.

Sua tromba pode ser usada para diversas finalidades, como esfregar o olho, pegar coisas no chão, tomar banho e levar alimento e líquido até sua boca. Segundo
especialistas, a tromba do elefante pode ter cerca de quarenta mil musculos individuais, o que a faz sensível o suficiente para pegar numa única folha de relva, mas ao mesmo tempo forte o suficiente para arrancar os ramos de uma árvore.

Os elefantes são chamados de Paquidermes, que significa "com pele espessa". A pele do elefante é extremamente rigida na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2.5 cm de espessura. No entanto, a pele em volta da boca e dentro das orelhas é muito fina. Normalmente, a pele dos elefantes-asiáticos está coberta por uma maior quantidade de pêlos do que nos africanos, sendo esta característica mais acentuada nos mais novos.

Ao longo da história, os elefantes foram utilizados pelo
homem para várias funções, como transporte, entretenimento e guerra. Atualmente todas as espécies de elefantes são consideradas em perigo de extinção, segundo a "União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN)." Eles são ameaçados pela caça ilegal e perda de seu habitat. O marfim de suas presas é usado em jóias, teclas de piano, dentre outros usos.

Fonte: Diário de Biologia por Karlla Patrícia e dados da web

Gostaste, Nando?