terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como comer frutas



Sempre fiquei em dúvidas de como comer frutas em público sem parecer cafona ou infringir as regras de etiqueta. Para sorte minha (e de vocês, espero!) a Celia Ribeiro, no caderno Donna, encartado em Zero Hora de domingo, publicou o artigo “Boas maneiras com as frutas”. Compilei-o, fiz pequenas adaptações e o transcrevo abaixo:

Para saborear civilmente as frutas ao natural, a melhor pedida é a salada de frutas, pela maior facilidade que oferece para se comer, especialmente num café da manhã. Usa-se colher e garfo de sobremesa, a colher na mão direita; o garfo na esquerda, um ajudando o outro, numa ação simultânea.





Como se come laranja?


A laranja é servida descascada ou cortando as duas calotas com a casca e a pele branca eliminadas juntas. A polpa é fixada pelo garfo e cortada em gomos, um de cada vez, levando à boca pelo garfo na mão esquerda.



E moranguinhos?

Morangos ao natural seguram-se pelo cabinho verde e são comidos com a mão, descartando o cabinho num canto do prato
.

Como comer uvas?


E abacate?


O abacate é partido ao meio. Segure a fruta protegida pela casca e retire o caroço com a colher, deixando-o de lado no prato. Pode adicionar açúcar sobre a polpa e limão (se lhe for oferecido). Uma boa anfitrioa (ou anfitriã) servirá a polpa do abacate liquidificada como um creme espesso servido em taças, temperado com sumo de limão e açúcar para não escurecer.

Eu adoro bater a polpa de abacate com leite em pó, um pouco de água e açúcar. Fica delicioso.


                                                 E a uva?

A uva se come com a mão. Mastigue a fruta e, se não gostar de comer a semente, rejeite-a diretamente na mão esquerda em concha bem próxima à boca ou na colher. Com a casca pode fazer a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário