quinta-feira, 13 de maio de 2010

Voo de galinha


Este texto foi escrito por Paulo Sant´Ana e publicado em 12 de maio no Zero Hora. Escreveu tudo o que penso sobre a convocação do Dunga da Seleção para a Copa do Mundo. Foi além, proferiu palavras, desaforou o "maldito" usando termos eruditos, mas muito fortes. Gooooool de placa, Pablinho!

"Não sei o que foi mais deplorável, se a convocação de Dunga ou se a catastrófica entrevista coletiva que deu para o anúncio da convocação.

A entrevista foi a mais embaralhada e desastrada tentativa de um homem para tentar sair da escuridão dos seus limites para alçar voos intelectualoides às regiões da luz, a que é avesso por natureza.

A inteligência brasileira deveria ter sido poupada da pantomima de Dunga ao definir, numa caricatura sociológica, o que tinha sido a ditadura e a escravidão.

Um fiasco memorável. Além disso, foi uma aula de patotismo e de xerifismo, deixando claro que os valores a serem respeitados para a convocação da Seleção para a Copa do Mundo em nada dizem respeito ao talento e ao desempenho dos jogadores, mas, sim, a enganadores princípios de panelismo e subserviência.

Foi um voo de galinha sobre o altiplano das ciências psicossociais.

Mas não se exige de um treinador da Seleção Brasileira que ele não seja analfabeto nem que seja um intelectual.

O que se exige como mínimo requisito de um treinador da Seleção Brasileira é que ele entenda de futebol.

E, ao não convocar Neymar e Ganso e ao assassinar a pretensão de Victor de ser convocado por ser o melhor goleiro entre todos os que jogam no país e atuam no estrangeiro, Dunga revelou toda a sua incompetência, o seu mandonismo, a sua megalomania e sua prepotência.

Não há como tirar Neymar da Seleção. Como ousou esta insolência à sensibilidade futebolística, Dunga se autonomeou como um Exterminador do Futuro, a natureza deu asas a Neymar, e Dunga prendeu-lhe o voo impiedosamente.

Nenhum dos 23 convocados por Dunga possui metade do talento de Neymar. Não tem explicação que este menino-deus do futebol seja afastado assim pela violência de Dunga dos quadros da Seleção.

Só pode ser pela vaidade e pela megalomania do treinador, que não admite que a opinião pública e a opinião dos entendidos possa superar a sua soberana opinião.

Este é o perigo que corre a escolha de um treinador que tenha sido um tacanho jogador.

Quando rejeita acintosamente convocar Neymar e Ronaldinho Gaúcho, Dunga está cometendo um atentado contra o talento, contra a arte, contra a beleza do futebol, o que já sob certo aspecto fazia quando ele era jogador de futebol e incrivelmente até hoje não deixou no espírito de ninguém saudade ou sequer lembrança de sequer uma jogada sua nos campos em que atuou.

Jogador grosso, trombadão, tosco, enrolado, que só joga à base do físico e do fôlego, fatalmente, se se tornar treinador, vai carregar para a nova profissão todos os defeitos da anterior.

Depois da entrevista trágica de Dunga ontem, restou por todo o espírito da nação o remorso e a injustiça da não convocação de Neymar e de Ganso. E, particularmente para nós, gaúchos, que temos assistido às grandes e inigualáveis atuações de Victor nos jogos do Grêmio, uma raiva incontida pela perversidade de sua não convocação. Não tem explicação, a não ser pelos desvios mórbidos que presidem os recalques.

Saí sem saber se o mais deplorável foi a convocação ou a entrevista coletiva do Dunga.

Mas agora, depois da antevisão de parte do que vai ser estampado nos jornais de hoje aqui no meu computador, posso garantir que não foi a entrevista do Dunga nem a convocação o mais deplorável.

O mais deplorável de tudo foi que há gente que gostou da entrevista do Dunga, considerou-a histórica e intelectualmente irretocável.

Tem gosto pra tudo."

Quanto a mim, ficarei de olho...

3 comentários:

  1. Arlete,não gostaria de entrar no mérito dos erros de português ou da didática do treinador da Seleção de Futebol,que para nós miseros brasileiros estamos anciosos por resultados positivos da nossa seleção.Quanto a convocação,ele foi coerente com aquilo que procurou tirar dos atletas nos tres anos e meio que fez testes.Vamos aos desconvocados,Adriano,é confiavel?Demonstrou falta de equilibrio emocional.Ronaldinho Gaucho,talento,mas nos ultimos meses trocou as noitadas pela bola.Os dois atletas do Santos,estiveram sendo observados nas seleçoes sub l7 e sub 20 e pelo que falam são rebeldes e não sabemos a reação em vestir a camiseta titular da seleção.E o nosso Victor,todos nós gremistas queríamos na lista,mas pelo que fez no Grêmio,nunca jogou uma partida pela seleção.Portanto acho que o Pablo foi muito rigoroso com o nosso conterrâneo,vamos torcer pela seleção e por ele,que pode ter muitos erros,mas é um ser humano de altissima grandeza,como técnico já nos deu alguns titulos.

    ResponderExcluir
  2. Arlete , mais uma frase "Bem feito é melhor do que bem dito" BenjaminFranklin

    ResponderExcluir
  3. Olá, Amigo querido:
    Concordo inteiramente contigo quanto à não convocação do Adriano (péssimo exemplo) e de Ronaldinho. Discordo da do Victor (para mim, o melhor goleiro do momento). Quanto a não ter experiência em seleção, surte o mesmo efeito que não contratar um excelente postulador de emprego por não ter trabalhado antes. Preferiria Luís Fabiano no lugar de Grafite, Victor em vez de Doni. Embora o ache arrogante e mal educado, o Dunga mostrou ter personalidade, pois não se deixou influenciar pelas pressões e, o que adorei mesmo, foi ter vetado a turma de humoristas porque "avacalhariam" tudo. Manteve-se coerente ao convocar o grupo que já vinha comandando.
    No que diz respeito a Sant'Ana, o que adoro nele é o arrojo, que só a idade presenteia, em escrever o que pensa sem medo de censuras ou represálias. (Convenhamos, para manifestar-se como ele o fez, tem que ser muito macho!)Ainda: a minha admiração tem um pouco de inveja, ou seja, já fui assim: dizia o que pensava e , por minha sinceridade, paguei um preço muito alto.... Hoje, estou na fase do "paz e amor", só escuto e faço-me de desentendida. Para me preservar, porque quebrar a cara pelos outros? Nunca mais! "C'est la vie"! Ah! Só não virei concordina ou maria vai com as outras. Fechei a boca...SÓ!
    Muito bem argumentado o teu comentário. Gostei.
    Volta sempre.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir