segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sabedoria


Havia, em uma aldeia indígena, um jovem índio que sempre causava problemas. Era irriquieto, explosivo, sempre metido em brigas e confusões.

Como aquela era uma aldeia pacífica e os conflitos eram resolvidos por uma espécie de assembleia entre os mais velhos. Então, foi decidido que o rapaz deveria ter uma conversa séria com o velho e sábio conselheiro da tribo. Assim decidido, o rapaz foi chamado diante do ancião. O mesmo convidou o rapaz a sentar-se diante dele e passou a fitá-lo calmamente. Depois de alguns minutos, disse:

- Você está causando muitos problemas à nossa tribo e trazendo-nos muitas preocupações. O que tem para falar em sua defesa?

O jovem, impaciente, respondeu:

- Eu sou o que sou! Não consigo mudar!

O velho índio ficou calado por mais alguns minutos e disse:

- Apesar da minha idade, também tenho conflitos internos. Dentro de mim existem dois cachorros: um deles é cruel e mau, o outro é passivo e muito bom. E os dois estão sempre brigando...

O jovem índio, intrigado com o que tinha escutado, perguntou:

- E qual dos dois cachorros, diante de uma disputa, ganharia a briga?

O sábio índio parou, olhou bondosamente para aquele jovem à sua frente, e respondeu:

- Aquele que eu alimento!

Aqui está um frio cinzento, mas os meus amores perfeitos, nas janelas, continuam felizes, sorrindo para a vida e dando inveja para as outras flores que se recolhem emurchecidas pelo frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário