terça-feira, 18 de maio de 2010

Ser avô

Meu Anjo Número Dois:

A descrição abaixo é do famoso Zuenir Ventura . Será que és um avô discreto assim ou um vovô com mel, melado e caramelo por cima?

"Dizem que as declarações de avô são como as cartas de amor segundo Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa: são todas ridículas. Por isso, jurei que jamais pagaria mico.

Ao contrário de Verissimo, Ziraldo, Ancelmo, Garcia, para citar os mais conspícuos, sou um avô do tipo discreto, reservado, que não gosta de contar vantagens. Quem quiser que se vanglorie.

Prometi a mim mesmo que, quando nascesse meu primeiro neto ou neta, não repetiria aqueles gestos piegas, aqueles derramamentos sem pudor dos avôs em geral.

Nunca, por exemplo, alguém me ouviria dizer que ser avô é ser pai com açúcar. Por mais que tivesse vontade, eu me conteria diante do bercinho e não diria: "Ah, que gracinha!", "Como ela é viva!". Prometi e cumpro, mantendo autocrítica e distanciamento em relação à minha primeira neta.

Sou um avô tão modesto que, mesmo agora, quando as pessoas garantem que Alice, com poucos dias de nascida, já se parece comigo, é linda, tem os meus olhos, a minha boca, o meu jeito de sorrir e às vezes, virando-se para mim, consegue murmurar algo que cheguei a identificar nitidamente como "vô" (com pronúncia fechada, certamente para não acharem que ela está chamando a "vó"), mesmo assim, não saio por aí exaltando essas proezas e nem venho a público alardeá-las. Não importa que sejam os outros a dizer e que seja tudo verdade, guardo só para mim, não sou de apregoar.

O máximo que pensei fazer foi publicar a foto dela ali em cima, mas não para exibi-la, que ela não gosta dessas coisas, é discreta, saiu ao avô, mas para que os leitores do GLOBO pudessem ver com seus próprios olhos o que os visitantes, encantados, estão dizendo dela. Só para isso.

Meu editor, porém, achou melhor não. Ele alegou que abriria um perigoso precedente, porque iriam aparecer na redação outros avôs reivindicando igual direito, ainda que suas netas não fossem fotogênicas como Alice.

Vocês com certeza gostariam que eu repetisse o que está sendo dito de minha neta, mas resisto, acho ridículo ficar expondo num jornal sentimentos tão particulares. Aqui não é o lugar.

O que os leitores têm a ver com essas histórias? Por que eles se interessariam em saber que Alice, diferentemente de outras crianças da sua idade, é fora do comum e tão precoce que no meio de tanta gente já sabe distinguir o seu vô?

Como detesto excesso de efusões e arroubos de vaidade, prefiro disfarçar essa satisfação. É uma questão de foro íntimo. Em primeiro lugar, a privacidade de Alice. Nada de despertar narcisismo nela. Que ela saiba de suas extraordinárias virtudes pelos outros, não por mim. Sou assim, um recatado pai com açúcar, o que posso fazer?

Ah, sim, esqueci de dizer que Alice tem mãe, Ana, e pai, Mauro. Mas isso é apenas um detalhe."

Ao contrário do Zuenir, eu sou a avó mais exibida do mundo. Fui babona com o Andrei, o garotinho mais lindo do mundo, que cresceu, foi para longe de mim e já fez 15 anos. Com a Marianna, fiquei ainda mais "abobalhada". Conto para quem quiser ouvir o quanto a minha neta é linda. Não tenho vergonha de expor-lhe todo o meu amor e demonstro isso em qualquer lugar. Canto e danço com ela em praças, em festas, onde houver lugar para sermos felizes. E ela ri, gargalha, encantada comigo e com a vida. E só tem nove meses...

Fico sonhando que, quando crescer, caso se torne notória e for entrevistada naquela página do ZH, AUTORRETRATO, no caderno Donna, ao ser questionada sobre "Que cena de sua vida você escolheria para reviver?", a Marianninha responderá: "As maravilhosas férias na casa de meus avós!" Porque o vovô César Augusto é babão também.
Quem viver, verá!

9 comentários:

  1. Arlete,duas homenagens no mesmo dia fico envaidecido pela deferência.Hoje,ainda engatinhando como avô,ela está com dois meses,posso dizer que a distância é dolorida.Falo com meu filho diariamente e a vejo pela internet,mas gostaria de participar destes momentos tão lindos da minha netinha.Quando nascem os filhos não podemos acompanhar pelo envolvimento com o trabalho,agora temos todo o tempo mas temos a distância.Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe,achei o artigo lindissimo.

    ResponderExcluir
  3. Colega: Sim, amigo, agora somos parceiros, colegas na babação que, mesmo a distância, é linda. Também eu vivo longe de meu neto e de minha neta. Além do MSN, vejo-a em vídeos. Minha filha capricha: tudo que ela faz de novo, grava e me envia. Felizmente, podemos contar com esses recursos maravilhosos e que nos aquecem o coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi, filhinha muito amada:
    Não é fácil sentir tanto amor e só poder expressá-lo concretamente, de tempos em tempos, quando nos encontramos. É como dizes: o preço que temos que pagar para sentirmos que, realmente,esse amor intenso que nos dedicamos, faz a vida mais bonita. Reitero: a inexistência da fortuna, fez-nos grandes gestores dos sentimentos amorosos que, tão bem, soubemos e continuamos sabendo administrar.
    Amo-te cada vez mais.

    ResponderExcluir
  5. Psiu! Sem querer, deletei o lindíssimo comentário que havia feito acima. Continuo fazendo as minhas trapalhadas eletônicas.
    Desculpa-me.

    ResponderExcluir
  6. Dani deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Ser avô":
    MEUS OLHOS ESTÃO CHEIOS DE LÁGRIMAS, pois lendo esse artigo, vejo o quanto é triste a distância e o quanto é feliz o encontro!
    Confesso que hoje a saudade está ardida em meu coração, primeiro por vocês e segundo pelo meu "filho" que está aí...a saudade é enorme...mas é tudo para o bem da "nação"
    Quanto a neta MARIANNA, vocês já sabem que o amor dela vai além da distância, está grudado dentro do coraçãozinho dela que já é enorme e transborda de amor por vocês, com os olhos ela mostra isso...com os gestos de reconhecimento, cada vez que o nome de vocês é pronunciado, ela sempre faz a mesma coisa...e ainda por cima procura vocês, primeiro no computador, é claro, segundo, passa os olhinhos azuis na porta para ver se ali vocês não vão entrar...e assim é a vida! Mas o melhor é que nossos momentos são tão felizes e intensos e por isso vale a vida!
    Amo, amo amo....bjks

    ResponderExcluir
  7. Daniellinha:
    Havia deletado esse teu comentário porque tentei respondê-lo logo abaixo de um outro que eu havia feito. Pensei que tinha aprendido a "transportar" mensagens conforme aprendi em manual. Pimba! Deletei.Pude recuperar lá na minha "consciência virtual" como chamo a parte que me avisa que há comentários no blog.
    Perdoa-me.

    ResponderExcluir
  8. Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se. Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo, amigo visitante: escolhi o amor e, de quebra, tentei conquistar o mundo.

    ResponderExcluir