sábado, 13 de março de 2010

O ombro amigo


O texto abaixo é de Paulo Sant'Ana, foi publicado em Zero Hora no dia 11 de março. Não o havia lido no dia da publicação, quando fui alertada sobre a beleza das palavras escritas por esse genial escritor, pelo meu querido Amigo Anônimo, um dos meus Anjos. O outro é a Marli, os olhos que emprestei para que enxergasse todos os erros cometidos neste espaço.

Estou publicando este texto, porque, como o meu Anjo Número Um, também encontrei, nas palavras do cronista, a definição perfeita para dimensionar a amizade e como concebo um amigo ou amiga verdadeiros.

"De que matéria e substância é feito um amigo? Como pode um estranho equiparar-se a nosso pai e a nossa mãe, até mesmo sobrepujá-los em lealdade e dedicação?

Que amálgama une um amigo a outro? Em que mistura de elementos se alicerça afinal uma amizade?

Não há dúvida de que a amizade suplanta o amor por não correr o risco de ser efêmera.

É essa perenidade que diferencia a amizade do amor e a faz mais nobre que o amor.

Quando cessarem todos os recursos, quando ficar de prontidão a voz dos necrológios para gritar que você morreu, ainda restará na última cidadela de proteção um amigo.

O amigo é o mais sólido, o mais imarcescível abrigo contra a solidão devastadora.

O grande óbice ao desespero é um amigo, o único obstáculo ao suicídio é um amigo.

Por que ele é amigo, não se saberia dizer. É amigo como um cão fiel, sem motivo, trata-se de uma simples escolha.

Há pessoas que nasceram para ser amigos. É da sua natureza ajudar, amparar, estar ao lado, construir, velar, mourejar em pura amizade.

O amor também se diferencia da amizade porque esta é absolutamente desinteressada.

O amigo ajuda o outro amigo porque esta é a sua missão, a de dar sentido à vida do outro.

No amor, um dos amantes ama o outro porque a felicidade do outro fá-lo lucrar.

Na amizade, um amigo ajuda o outro sem lucrar nada, apenas para ajudar, amparar, diligenciar.

Mil vezes, se eu tiver de escolher, preferiria ter um grande amigo a um grande amor.

E, se eu tiver um grande amor, ele sobreviverá aos tempos e se tornará perpétuo só no caso de que ele se transforme em uma grande amizade.

O amor é temporal, a amizade é eterna.

Se me faltarem todas as forças, se todos os elementos que me mantêm erguido soçobrarem, ainda assim permaneço em vida e prossegue acesa no meu coração a chama da esperança, se um amigo existir.

A vida só pode cessar quando faltar um amigo. Um amigo é infinitamente mais útil que a riqueza, o luxo, a fartura e a ostentação.

O maior tesouro da vida é um amigo.

A maior e mais importante desgraça é a falta de um amigo.

Cultive um amigo, se é que se possa cultivá-lo, se é que essa atração que o move não seja simplesmente natural e espontânea.

Agradeça ao seu amigo, embora ele exista independentemente de qualquer agradecimento ou homenagem. Quando se dedica, não está em busca de gratidão, ele só é amigo porque é da sua vocação telúrica a amizade.

Procure saber se você tem, no seu círculo de amizades, um amigo.

Se o tiver, só assim a vida terá sentido."

As rosas abaixo é uma forma delicada que encontrei para agradecer aos meus dois amigos anjos. Um virtual e o outro pessoal, porque, sem eles, há muito já teria feito "as malas" e partido sorrateiramente deste espaço. Quando estou prestes a desistir, um deles, ou os dois, às vezes, com uma simples palavra, em outras, com expressões retiradas do fundo da alma, incentivam-me a continuar nesta empreitada.

O texto acima é um exemplo significativo de como uma atitude ou uma forma diferenciada podem induzir-me a prosseguir usando e abusando desta comunicação virtual.

Olhem a pose da Marianna aí embaixo, a netinha que amo enlouquecidamente. Com o chapéu da vovó Sylvia já faz pose para fotos. Eu a acho muito linda e vocês?



2 comentários:

  1. Arlete,repassando as tuas postagens me deparei com esta tua mensagem de agradecimento,a mim e a tua amiga,eu acho que a amizade não requer gratidão ela requer apenas que não esqueçamos um do outro,muito obrigado pelas palavras gentis,e quanto ao Sant'Ana,nos obriga a iniciar a ler a ZH pela ultima pagina.Abraços deste amigo sincero.

    ResponderExcluir
  2. Psiu,quanto a Mariana é muito fofa,linda.

    ResponderExcluir