segunda-feira, 8 de março de 2010

A todas as mulheres de minha vida



Neste Dia Internacional da Mulher, "precisamos de mulheres à nossa volta. Amigas, filhas, avós, netas, irmãs, cunhadas, tias e primas. Somos mais chatas do que os homens, porém, entre uma chatice e outra, somos extremamente solidárias e companheiras de farras e roubadas. Esquecemos com facilidade as alfinetadas da vida e temos sempre uma boa dica para passar adiante, seja a de um filme imperdível, de uma loja barateira ou de uma receita para esquecer da dieta.

Competitivas? Talvez, mas isso não corrompe em nada a nossa predisposição para o afeto, a nossa compreensão dos medos que são comuns a todas, a longevidade de nossos pactos, o nosso abraço na hora de dor, a nossa delicadeza em momentos difíceis, a nossa humildade para saber quando erramos e a nossa natureza de leoas, capazes de defender não só os nossos filhotes, mas os filhotes de todo o bando.


Aprendemos a compartilhar nossas virtudes e pecados e temos uma capacidade infinita para o perdão. Somos meigas e enérgicas ao mesmo tempo, o que perturba e fascina os que nos rodeiam. Brigamos muito, é verdade: temos unhas compridas não por acaso. Em compensação, nascemos com o dom de dectar o sagrado das pequenas coisas, e é por isso que uma amizade iniciada na escola pode completar bodas de ouro e uma empatia inesperada pode estimular confidências nunca feitas. Amamos os homens, mas casadas, mesmo, somos umas com as outras."

Com esse texto homenageio a minha mãe, que brilha em outra dimensão e a todas as mulheres que permanecem em minha vida. Quero abraçar com muito afeto e força a filha, a neta, as irmãs, as cunhadas, as sobrinhas, as afilhadas, as comadres, as amigas pessoais e virtuais e dizer-lhes que é da nossa cúmplice e terna solidariedade que renasce a nossa força.

2 comentários:

  1. Arlete,poderia deixar fluir as palavras e o texto viria facil,falar em mulher é começar com mãe e terminar com a mulher da nossa vida,toda uma vida.Mas quero postar uma homenagem a todas as mulheres o autor é desconhecido."Teus braços,fortes braços,num longo abraço a me envolver.Teus lábios,doces lábios,fonte de beijos muitos beijos,para me aquecer.Quanta coisa emana de ti,doce criatura Amor...carinho...ternura,tudo que me liga a teu ser,mulher tia...mãe...avó...irmã...neta...filha...guerreira...companheira...Tu que me namoras,me compreendes que me incentivas,me repreendes e jamais me deixas só.Tu que és de dar e receber,que com a mesma humildade sabes perdoar e esquecer.Santa ou pecadora,ingênua ou sedutora não importa!Serás sempre uma rainha,uma intercessora...uma fada madrinha...Aquela que na minha aflição chamo:Suely,Fernanda,Arlete,Alice,Zaida,Maria,Aloisa,Carmem,Daniella a todas,admiro e amo,santas criaturas,anjos de candura simplesmente MULHER!Um beijo no coração...

    ResponderExcluir
  2. Amigo querido:
    Linda homenagem! Obrigada!
    Transmite o meu carinho a todas as mulheres de tua vida: à esposa, à filha, à mãe,à sogra, à nora, à irmã, (se as tiver), por serem especiais. Somente mulheres iluminadas poderiam conviver com ser tão sensível como tu.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir