terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O Rei dos animais

Panthera leo é o nome científico do leão, felino originário da Europa, Ásia ou África, esse belo animal possui a pelagem variando entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, "com as partes inferiores do corpo mais claras, ponta da cauda com um tufo de pelos negros (que encobrem um esporão córneo, para espantar moscas) e machos com uma longa juba."

Grandes caçadores, os leões alimentam-se de antílopes, zebras (coitadinhas), búfalos, elefantes solitários e, quando esfomeados, tudo o que se mover, vai direto para o estômago...
Freqüentemente, o leão confronta-se com hienas, estejam estas em bandos ou não,com a finalidade disputarem território e carcaças.

É conhecido como o rei dos animais, porque pontua a cadeia alimentar terrrestre e por sua imponência, força e bravura. Apesar de sua aparente selvageria, os leões são os felinos mais sociáveis dentre os animais da espécie, chegando a agrupar-se em "família" de quarenta indivíduos, a maioria fêmea (como sempre, o "mulherio dominando!).

Ele é tido como o rei das selvas (o leopardo é mais temível e feroz), e vive hoje na região ao sul do Saara, na África e a noroeste da Índia, na Ásia. Isso foi o que lhe restou, pois vivia na África, Ásia Menor, Sudoeste da Ásia e a Europa, desde a Espanha até a Bulgária.

Embora, em muitos países, a caça ao leão esteja proibida, a destruição de seu habitat continua sendo uma ameaça grave para a sobrevivência da espécie.

Aos dois ou três meses de idade, o leão chega a plenitude de sua força. No vigor da juventude é agressivo, ágil e feroz. Dedica-se com crueldade aos prazeres da caça. Um dia, é chamado pelo amor. Torna-se melancólico. Rebanhos de antílopes e zebras passam pela sua frente e ele não se perturba. Pode até conviver algum tempo com eles, em boa paz. Nesse momento, tudo o que lhe interessa, é encontrar a leoa de seus sonhos... Procura-a em toda parte, até que, finalmente, a encontra. Passeia em sua frente, exibe-lhe a bela juba recém-crescida, seu orgulho. Depois que acasalam, nenhuma outra leoa o atrai - é fiel até o fim da vida. Mesmo que sua esposa morra ou seja capturada, o leão não procura outra. A leoa viúva ou separada, fica solitária até morrer.

Como reconhecer os machos das fêmeas?

O macho é bonitão, pode ser reconhecido por sua estatura imponente, sua juba exuberante, chegando a pesar de 150kg a 250 kg e mede 2 metros de comprimento mais a cauda e tem 1 metro de altura.

O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido em três momentos: quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito e ao amanhecer. Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.

Os leões jovens são ferozes e atacam o homem sem nenhuma provocação, pois estão acometidos de uma crise de agressividade, por isso são rapidamente capturados por caçadores. Os que não são capturados, logo adquirem hábitos mais calmos quando termina a adolescência.

Se um macho menor se dá conta de que está em desvantagem, a confrontação não costuma terminar em luta. No caso de haver uma briga, a juba ajuda a amortecer os golpes e dentadas do oponente.

Já as fêmeas, consideradas feias, são um pouco menores do que o macho, com peso variável entre 120kg e 185 kg, têm a exclusividade de caçar para alimentar a si, ao "rei" e à prole enquanto o gostosão fica em "casa", cuidando do território e dos filhotes (e ele que é o rei, triste ironia!). Creio ser isso fofoca da "oposição"!

É a leoa quem governa a família (muito corajosa e decidida). Quando várias famílias estão no mesmo local, as leoninas revezam-se nos cuidados com os filhotes. Repito, são elas que caçam para a família, enquanto o leão a protege. O rei é o primeiro a comer a presa.

A leoa é um animal feio em relação ao leão, mas tem o corpo esbelto, movimentos ágeis e músculos fortes. Seu pelo é curto, marrom, rosado ou bege uniforme. O passo é lento e seguro; o olhar altivo e penetrante. Com sua força, é capaz de quebrar a coluna vertebral de uma zebra e tem todas as qualidades necessárias para ensinar os filhotes a caçar.

A gestação dura de 102 a 113 dias. Ao dar à luz, dois ou três filhotes, a leoa procura um matagal. O leão nasce e tem aparência de um gato adulto e, nas primeiras semanas, tudo o que faz é mamar e dormir. Com dois meses, já caminha rapidamente e emite sons semelhantes a miados. Aos seis meses, abandona o leite materno e, durante esse tempo, o pai é excluído do lar e fica de sentinela nas proximidades, enquanto a mãe cuida de sua família. Aos oito meses, os leões já acompanham a mãe na caçada, mas ficam só olhando. Após algum tempo, são submetidos a um teste e, pouco a pouco, vão dominando a técnica de caçar. Com um ano de vida, os leões tem o tamanho de um cachorro grande. Com dois anos já se protegem do perigo e se sustentam sozinhos. A leoa deixa-os e vai criar nova ninhada.


Ainda não está satisfatoriamente explicado por que é que a juba do leão cresce mais quando ele está em cativeiro. Há também outras incógnitas: em liberdade, a leoa dá cria a cada dois anos; mas, quando o casal vive em cativeiro, nascem filhotes todo ano. Além disso, não se sabe explicar para que serve a espécie de unha que o leão tem no final da cauda escondida entre o tufo de pêlos.

Os leões podem ser domados com facilidade e existem casos em que foram criados como animais de estimação, fiéis e dóceis como cachorros.

Como a maioria dos felinos, ele também é bastante curioso, e qualquer objeto estranho para ele o amedronta e o afugenta: uma bandeira num mastro, uma roupa no varal ou um espantalho. Se estiver devorando uma presa e for surpreendido bruscamente, chega até a abandonar a presa, para pôr-se em fuga. Não importa o causador da surpresa; pode ser até um pequeno gambá. (Metido a valente, mas...)

(Pesquisa feita na Wikipedia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário