sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Mesa natalina

Amigos, quem já não passou por algum constrangimento ao manusear talheres ou qual copo pegar primeiro durante um jantar mais sofisticado? Embora eu prefira uma mesa bonita, criativa e simples, sempre é bom saber como organizar uma ceia mais elegante.

Uma mesa bem posta soma pontos significativos para a anfitriã. Dominar o seu manuseio também é importantíssimo numa ocasião solene como a NOITE de Natal.


Saber usar garfos, facas e copos não é tão difícil assim e pode salvar os usuários de situações, às vezes, desastradas. Imaginem se alguém os convidar para um jantar mais formal? O que fazer? Se treinarem na própria casa, ninguém pagará nenhum mico.

Porque sempre tive dúvidas quanto à disposição correta de copos e talheres, qual a altura ideal para um arranjo de mesa, resolvi pesquisar isso tudo e encontrei dicas preciosíssimas, que publico aqui.

Os talheres:

Esses objetos são dispostos de acordo com a sequência do cardápio, de fora para dentro, não importa se o primeiro prato é sopa, salada ou peixe. O mais distante do prato é o primeiro a ser usado.


A faca será disposta sempre com a lâmina para dentro.

Os talheres de sobremesa ficam acima do prato, na horizontal: a faca, se necessária, perto do prato, com a lâmina para dentro; o garfo, com o cabo para o lado esquerdo e a colher, logo acima, com o cabo para o lado direito.


Quando for cortar, o garfo sempre fica na mão esquerda e a faca, na direita. Ao comer, a faca fica acima do prato e o garfo vai para mão direita.

Quando terminar, garfo e faca devem ser dispostos lado a lado sobre o meio do prato, com os cabos voltados para o lado direito. A faca é usada somente para cortar e nunca para empurrar a comida.

Os copos e as taças :

Um jantar formal exige quatro copos do mesmo jogo para cada convidado, que devem ser dispostos acima do prato, em linha decrescente, de acordo com a ordem de bebidas que forem servidas. Próximo ao prato fica o de água (será sempre o copo maior). O de champanhe (em taça de formato alongado) vem em seguida, ligeiramente deslocado para o centro da mesa.

Alinhados com o copo de água ficam os copos de vinho tinto (médio) e o de vinho branco (menor).

Se vocês seguirem os esquemas abaixo, poderão receber as pessoas mais exigentes, sentir-se-ão seguros e farão o maior sucesso como ótimos anfitriões.


Mesa de Jantar Estilo Europeu
Mesa jantar Europeu

1. Garfo de Sobremesa
2. Faca de Sobremesa
3. Prato e Faca de manteiga
4. Garfo de Salada
5. Garfo de Jantar
6. Guardanapo
7. Prato de Sopa
8. Prato de Serviço
9. Faca de Jantar
10. Faca de Salada
11. Colher de Sopa

12. Colher de chá
13. Copo de Vinho Branco
14. Copo de Vinho Tinto
15. Copo de Água
16. Pote de água para lavar as pontas do dedos

Ainda pode se acrescentar ao lado do garfo de salada, o garfo de peixe. O mesmo com a faca.


Mesa de Jantar Estilo Formal
Mesa Jantar Formal

1. Prato e Faca de manteiga
2. Prato de Salada
3. Garfo de Salada
4. Garfo de Jantar
5. Guardanapo
6. Prato de Sopa
7. Prato de Serviço
8. Faca de Jantar
9. Colher de Sopa

10. Colher de Chá
11. Pires e xícara de Chá (Opcional)
12. Copo de Vinho Branco
13. Copo de Vinho Tinto
14. Copo de Água

Ainda pode se acrescentar ao lado do garfo de salada, o garfo de peixe. E o mesmo com a faca.


Cá entre nós, será que, com tantos garfos, facas, pratos e copos, não se perde a vontade de comer?

Repito, prefiro uma mesa simples e bonita como a da foto ilustrativa lá em cima, mas... e se eu acertar na MEGA SENA? SOZINHA?

Tenho que torrar o dinheirinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário