sábado, 6 de dezembro de 2008

Chimarrão previne doenças

Nada como um bom chimarrão para aproximar as pessoas, agradar às visitas adoradoras desse hábito tão saudável que, além de ratificar as tradições gaúchas, ajuda na conservação da saúde. E não é só, gera satisfação pessoal aos usuários dessa bebida benéfica e ajuda na fluência verbal, deixando as conversas mais agradáveis e melhorando o humor dos mateiros.

Quando alguém sorve um matinho, está estimulando a região cortical e limpando os vasos cerebrais, prevenindo a arterioesclerose. Isso porque a erva-mate contém componentes como a saponina, considerada como "o mais perfeito harmonizador já encontrado na natureza". Esse componente herbáceo promove a sensação de bem estar e harmonia, estimula a memória, a autenticidade, deixando as pessoas mais dispostas para enfrentarem as atividades diárias e jamais gera a "síndrome de abstinência", caso seja interrompido o seu consumo.

Além da milagrosa saponina, os flavenóides fazem parte da erva-mate. Esses componentes causam o alívio da perioxidação dos tecidos (aquela maldita sensação de cansaço), fazendo a limpeza do organismo. O mate age como se fosse uma faxineira competentíssima limpando o interior do corpo humano.

Já não está de bom tamanho o hábito de matear?

Pois não dá para parar por aí. A erva-mate ainda possui o kaempferol, nome exótico para um harmonizadpor valente, que previne gripes, fadigas e alergias. Os fanáticos por chimarrão, como eu, trocamos uma taça de vinho (que contém o kaempferol também) por uma boa cuia de mate e usufruímos dos mesmos benefícios gerados pelo vinho e não corremos o risco de ficar grogues...(Será que essa palavra ainda é usada?)

Depois de tantos benefícios, será que existe alguém que combate esse hábito tão saudável?

Para fazer companhia ao chimarrão, logo abaixo vou homenagear todos os chimarristas com "Querência Amada", essa linda canção composta pelo TEIXEIRINHA, que considero como um hino a lavar e a emocionar a alma gaúcha que ri e chora em todos os rio-grandenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário