segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Porque é quase Natal



Porque  amanhã é Natal, ignorem as injúrias, as palavras insensatas, as incontidas revoltas interiores. Afugentem o que nada de bom têm a dizer sobre o outro. Ressaltem o que cada um possui de melhor. Divulguem o que de mais perfeito sabem fazer: a receita de um bolo, um risco de bordado, um bom texto, uma música, o enredo de um filme. Não  aprisionem as palavras bonitas e encarcerem os vocábulos ofensivos. A isso, chama-se viver.

Coisa boa é viver, voltar no tempo, caminhar para frente, corrigir os desvios e se perdoar porque os erros sempre vão acontecer e, talvez, com maior gradação da intensidade. Maravilhoso é o poder que a palavra tem quando se diz "te amo, perdoa-me, desculpa-me, com licença, estou aqui"! O esplendoroso da existência é saber que cada pessoa, em cada minuto, pode refazer a trajetória de sua vida como a fênix que renasce das cinzas, mesmo que metaforicamente.

A arte de saber viver implica sacudir a poeira do ranço que empesta almas, bradar ao vento a magia de as pessoas estarem vivas e serem dotadas da capacidade de agradecerem às ilimitadas possibilidades de se reconstruírem sempre. Viver possibilita agir como se fossem os únicos donos do tempo, condutores exclusivos do destino, prontos para reiniciar qualquer caminhada. A isso, ao som mental e ao registro dele, chama-se esperança, esse lume invisível que deve ser o condão mágico a iluminar o existir individual.

Viver, somatório de muitas possibilidades, pode ser a prática do impalpável ou do imperceptível, transformando-a em âncora para dar impulso a qualquer ideia acalentada. Para que o milagre da vida se multiplique, não se pode perder de vista o porto seguro que é a certeza de se ter amigos e com eles poder valsar na melodia do afeto sem que haja melodia alguma. Dividir o viver é estender as mãos para amparar os caídos, sorrir para reascender a alegria dos tristes, acreditar que os pensamentos positivos são capazes de operar milagres. Saber viver é equacionar os dividendos, juntando perdas e ganhos, subtraindo mal-queres, potencializado-os em bons desejos, porque eles retornarão multiplicados para quem os desejou, se foram plasmados com a real intenção do voto.

Viver é jamais fazer parcimônia da alegria, miserabilizando as tristezas e vivendo intensamente tudo aquilo que estão dispostos a vivenciar... Saber viver é barganhar com a sorte e afugentar os maus pensares. Porque é quase Natal, transformem um simples amanhecer numa enorme loteria e distribuam os seus dividendos entre todos os afetos. A isso se chama felicidade. Essa dama tão sonhada que aparece em momentos inesperados e some quando mais é desejada. Ofereçam rosas, porque as flores sempre exalam o seu perfume nas mãos de quem as ofertou e deixam doces recordações naqueles que as recebem com euforia. A essas atitudes carinhosas chama-se amor, o elixir da vida.


Porque juntos, AMOR, ALEGRIA, PAZ, AMIZADE, ESPERANÇA são os artífices da FELICIDADE, que podem ser realimentados porque o NATAL é amanhã.

FELIZ NATAL, amigos e amigas!

5 comentários:

  1. Arlete,véspera de Natal,momento de refletirmos aquilo que vivemos,poderia ser melhor,claro que poderia,mas agradecemos a Deus por tudo que nos proporcionou,vamos tirar ensinamentos dos erros e valorizar os acêrtos.Um feliz NATAL para ti e teus familiares.Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Amigo querido! Um excelente Natal para ti também. Que possas somar mais que subtrair, multiplicar e dividir na mesma intensidade o amor, a alegria, a saúde,a solidariedade. Que tenhas enormes ganhos em saúde e dinheiro, porque, sem este, a felicidade é uma quimera que se esboroa como a areia ao sopro do vento ou à força das águas.

    Um FELIZ NATAL com todas as pessoas que amas!

    ResponderExcluir
  3. Arlete,achei um cartão amarelado que diz "Nem sempre um Natal,pode ser um verdadeiro Natal. Em compensação a entrada do Ano Novo pode ser a entrada e a vitória triunfal do amor que mesmo entre as flôres mais cheias de espinho pode desabrochar.A rosa não nasce entre o lodaçal e os espinhos?O meu amor não pode nascer do sofrimento e tornar bela as coisas incípidas? Lindo,não tenho o autor.Mas vemos como as pessoas sofrem pelo amor...

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo! Só hoje tive tempo de entrar neste espaço. Envolvida com a festa natalina e a filharada toda reunida nõo é fácil dar uma fugida até aqui.

    Achei bonits as frases do cartão amarelado. Como tudo tem o lado bom, os mais lindos romances e as mais belas obras de arte são criações de pessoas que sofreram o "diabo" em se tratando de amor.

    Um feliz 2013 junto aos teus amores.

    ResponderExcluir