terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Supetão ou sopetão?



Todo mundo erra inclusive você! Não foi à toa que o notável professor de Português e gramático Édson de Oliveira escreveu um compêndio gramatical gostoso e elucidativíssimo com o sugestivo título que inicia este texto. Por desatenção ou insapiência, muitas vezes, cometi deslizes escritos neste blog. Não fosse o olhar de lince de meu Anjo Número Um, a Marli, (que me abandonou e foi linçar em outra freguesia) eu não teria visto os erros que aqui cometia.

Hoje, mais atenta, só publico alguma coisa depois de revisar e revisar. Se aparece alguma palavra em vermelho como insapiência e linçar, não foi erro, não! Dei-me o luxo de euzinha recriar essas palavras. Afinal, o texto é meu e escrevo como quero! Eheheheh! Essa é uma liberdade que os ousados ou os detratores do idioma podem se dar... (Ou pensam que podem...)

SUPETÃO, pois, pois, como dizem os portugas.
 

Essas “delongas” usei para anunciar que o CORRETO é SUPETÃO (do lat. subitus, súbito), usado apenas na locução adverbial de supetão; de súbito, de repente; inopinadamente, segundo o verbete do dicionário de Antônio HOUAISS de quem sou fã de carteirinha e de cadeira cativa. Bota CATIVA em cima disso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário