terça-feira, 27 de julho de 2010

Treze, número do azar?!

Como sou agnóstica, só acredito nas coisas boas da vida e o número 13 jamais representou nenhuma ameaça ao meu jeito de viver. É um dia como qualquer outro e já vivenciei magníficos momentos em sexta-feira 13, portanto...

Todavia, há pessoas que se regem por promessas a santos, horóscopos, tarôs, numerologias, cartomantes e tantas outras formas de antever o futuro. Azar o delas que perdem tempo e dinheiro, quando deveriam acreditar em sua própria e mágica capacidade de sobrevivência.

Questionada por e-mail, o que achava do número 13, pesquisei o que outros blogueiros escreveram sobre o assunto. A resposta mais interessante reproduzo abaixo.

"Todo mundo fala que o número 13 é o número do azar, do capeta! Por que o 13? Procurando por aí, encontrei várias explicações (cuja resposta nenhuma conseguiu me convencer ainda) e analisando-o pela numerologia, o número 13 é igual a 4 (1+3=4). Algumas respostas que eu encontrei:

- O número 13 representa o recomeço, já que é o número do sistema organizado e do término. Este número é o símbolo do determinado e particular, associado à finalização (benéfica).

Ele representa a chave do conjunto fechado (acabado, finalizado). É temido, pois tem a força de gerar algo bom ou ruim.

Para os judeus, o 13 indica a evolução ou o destino (em direção da morte ou da destruição, visto que este é um numero limitado, fazendo com que “todos os esforços sejam interrompidos”). Também é considerado um número marginal, que foge à regra, pois está relacionado com a iniciação.

O 13 representa a eterna escalada de Sísifo com o rochedo em direção ao alto da montanha. A décima terceira carta do Tarô é a Morte, estampada no número 13 e, nele, é considerada uma das cartas mais intrigantes.

O número 13 é negativo e fatalista para alguns; para outros, é um número de sorte. Sugere transformação, renovação e transmutação. Esta carta não significa, necessariamente, uma mudança negativa. Pode estar ligada a fatos agradáveis: casamento, nascimento, mudança para outro país. Mas é quase sempre o fim de uma antiga forma de vida."

Fonte: Blog das curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário