sexta-feira, 27 de março de 2009

O Hífen caiu? Onde?


O mais esdrúxulo na Reforma Ortográfica é a retirada do hífen em certas palavras, a sua permanência em outras e o acréscimo dele em vocábulos que eram felizes sem esse incômodo tracinho de separação.

Como havia prometido, vou repassando para vocês o uso ou não desse sinalzinho moderadamente.

Hoje vou tratar de certas palavras que deixaram de ser hifenizadas.

É o caso das palavras que contêm
PREFIXOS terminados por Vogal, seguidos de palavra iniciada por VOGAL DIFERENTE (PREFIXO + VOGAL +Outra VOGAL no início da palavra seguinte).

Confiram as palavras abaixo, que antes eram separadas por hífen , agora, parecem tão estranhas sem esse tracinho intrometido, como se alguém houvesse colocado estranha máscara nelas.

AUTOAJUDA, AUTOAFIRMAÇÃO, AUTOESCOLA, AUTOESTRADA, AUTOINSTRUÇÃO, CONTRAEXEMPLO, CONTRAINDICAÇÃO, CONTRAORDEM, EXTRAESCOLAR, EXTRAOFICIAL, INFRAESTRUTURA, INTRAOCULAR, INTRAUTERINO, NEOEXPRESSIONISTA, NEOIMPERIALISTAS, SEMIABERTO, SEMIAUTOMÁTICO, SEMIÁRIDO, SEMIEMBRIAGADO, SEMIOBSCURIDADE, SUPRAOCULAR, ULTRAELEVADO.

Ficaram bem melhor de ser escritas.

O bom mesmo seria que o hífen tivesse desaparecido de TODAS as palavras. Com as mudanças, a coisa só complicou!

Ao contrário de se preocuparem em mexer com o velho e bom idioma, o governo e seus fiéis escudeiros deveriam reformar as escolas, pagar melhor aos professores, proporcionar-lhes cursos gabaritados para se especializarem, ...


Voltarei com o HÍFEN 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário