terça-feira, 7 de outubro de 2008

Meninos vestem azul; meninas, rosa


Antigamente, quando as futuras mamães não tinham acesso ao mundo eletrônico e as amigas "adivinhadeiras" tentavam acertar o sexo do filho que carregavam na barriga, ficava muito difícil confeccionar as roupinhas do bebê. Quem achasse que seria um menino, passava a fazer roupinhas de cor azul. Se fosse ou pensasse que nasceria uma menina, fabricava vestes rosa. Quem estava em dúvida, optava por amarelinho, vermelho, branco.

Surge a pergunta, por que usar azul para os meninos e rosa para as meninas? Vocês nunca tiveram essas dúvidas? Pois eu sempre as tive, pesquisei e dou-lhes o resultado de minha busca.

Desse costume se tem notícias na era pré-cristã, tempo em que se acreditava que as cores protegiam as pessoas dos maus espíritos e atacavam os recém-nascidos.

Porque os meninos eram os preferidos por qualquer pai e mãe daqueles tempos, que os viam como futuros guerreiros ou mão-de-obra garantida, vestiam-nos de AZUL, a cor do céu, associada aos espíritos do bem.

As meninas, azaradas se fossem as primogênitas, quando recebiam alguma atenção, eram vestidas de preto, cor (ou negação de todas as cores para os físicos...) representativa da fertilidade.

Seus enxovais ficaram ROSA no fim do século 19, numa alegoria à feminilidade, com base em uma lenda europeia, em que as gurias nasciam das rosas e os gurizinhos, de repolhos azuis!

Bota imaginação nisso e o meu pai queria que eu acreditasse em cegonhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário