sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Olha o Ter aí de novo, gente!

Uma das maiores compensações do esforço dispendido na realização de qualquer atividade é o reconhecimento por aquilo que fizemos de bom por alguém.

Quando me dei conta de que esse instrumento internético tem uma função social, ou seja, compartilhar conhecimentos e dirimir dúvidas, senti o peso de minha responsabilidade junto a meus visitantes.

Recebi, novamente, o mesmo amigo, agora me questionando sobre os verbos derivados do TER e do VER. O que acontece com eles, perdem ou ganham acento também?

Não perdem, nem ganham. Conservam, e muito bem, os acentos herdados por nascimento!

Perceberam que a Reforma Ortográfica está trazendo alguma vantagem? Se aparecem dúvidas, precisam ser eliminadas. Como eliminá-las? Pesquisando sobre o problema surgido ou... ligando para alguém que domina sobre a pauta questionada.

Lindo, lindo! Honraria para mim ser a pessoa merecedora de tamanha confiabilidade. GOOOL de placa!

Voltemos ao TER, VER e derivados. (Já havia postado algo sobre esse assunto, mas como adoro assuntos recorrentes....)

Contextualizando: A rosa provém de uma floricultura famosa e o proprietário retém a sabedoria para a duração e o embelezamento dela.

Pluralizando o contexto acima, ficará deste jeito:

As rosas provêm de uma floricultura famosa e os proprietários retêm a sabedoria para a duração e o embelezamento delas.

Compreendido?

Psiu! Não transformem o ele tem (eles têm) e o ele vem (eles vêm), por favor!

Enquanto o ele vem e ele tem recebem acento SÓ no plural, os verbos derivados deles ganham mais dois sinais diacríticos (palavras chiques para acentos gráficos): acento agudo (´) na terceira pessoa do singular e circunflexo (^) na terceira pessoa do plural.

Assim: Ela provém = elas provêm; ela retém = elas retêm.

Amigos e amigas visitantes, não deixem as dúvidas derrubarem vocês. Perguntem aqui e eu terei enorme alegria em responder e o farei de forma leve... Basta clicar em comentário.

Eu adooooro quando postam COMENTÁRIOS! O MEU CORAÇÃOZINHO CHEIO DE AMOR PARA DAR, DÁ SALTOS OLÍMPICOS DE ALEGRIA!

Um comentário:

  1. Professora Arlete,
    Postei no dia 13 janeiro: "Outra conseqüência do Acordo, ainda não pensada até agora, está sendo a atenção dada ao idioma por seus falantes e escreventes". Também publicado na coluna do Expresso no dia 16 janeiro de 2009. Sim, a reforma trouxe vantagens.
    Abç

    ResponderExcluir