domingo, 8 de julho de 2012

Para isso fomos feitos...



Quando os meus filhos vêm me visitar e depois vão embora, instala-se uma estranha sensação de vazio como se uma parte houvesse sido tragada, retirada, à força, de mim. Então, surge a vontade de fazer coisas inusitadas e de que detesto realizar. Cozinhar é uma dessas atividades que, se dependesse de mim, não existiria.

No entanto, quando os filhos voltam para as suas e esta casa fica vazia, encho-a de flores e as contemplo como se me fossem ofertadas pelos meus rebentos. Apaziguada, volto às atividades de rotina, sem deixar de ter em mente as surpresas que proporcionarei a eles em próximas visitas.

Esperas compensadas pela chegada mesmo que próxima a partida. Abraços que se fundem com a saudade. Palavras para serem ditas, guardadas ou esquecidas, se ofensivas, abortadas no âmago da boca. Lábios que acariciam e deixam na pele do beijado o agreste sabor e cheiro do mel. Mãos que se apertam e se descolam cientes do reencontro. Assim é a vida, repleta de encontros e desencontros, lágrimas, sorrisos e saudades.

Hoje, numa gélida manhã de inverno, a vontade de abraçar e acariciar os meus amores distantes se pontua e se intensifica. Mesmo sabendo que estão bem, curtindo os seus amores e vivendo, com tudo o que lhes é de direitos, as suas vidas. No entanto, ao sentir a saudade rondando e o aperto estranho no coração fazer-me questionar: valerá a pena ficar tanto tempo longe deles?

Afirmativa é a resposta porque, ao me encontrar com eles, o afeto reduplica e o querer ser melhor, mais delicada, atenta e companheira também se multiplica. Quem sabe a presença constante, o zelo desmedido e, tantas vezes, irritante, mataria o encanto?

A certeza congela afetos e os torna menos interessantes. A dúvida do que poderia ser ou como se faria isto ou aquilo é um dos grandes paliativos dessa etapa enigmática que é viver e deixar viver os que amamos. Para isso fomos feitos, como nos versos de Vinícius de Moraes abaixo.

Poema de Natal

Para isso fomos feitos:

Para lembrar e ser lembrados

Para chorar e fazer chorar

Para enterrar os nossos mortos —

Por isso temos braços longos para os adeuses

Mãos para colher o que foi dado

Dedos para cavar a terra.

Assim será nossa vida:

Uma tarde sempre a esquecer

Uma estrela a se apagar na treva

Um caminho entre dois túmulos —

Por isso precisamos velar

Falar baixo, pisar leve, ver

A noite dormir em silêncio.

Não há muito o que dizer:

Uma canção sobre um berço

Um verso, talvez de amor

Uma prece por quem se vai —

Mas que essa hora não esqueça

E por ela os nossos corações

Se deixem, graves e simples.

Pois para isso fomos feitos:

Para a esperança no milagre

Para a participação da poesia

Para ver a face da morte —

De repente nunca mais esperaremos...

Hoje a noite é jovem; da morte, apenas

Nascemos, imensamente.

2 comentários: