domingo, 1 de julho de 2012

Muçarela ou mussarela


Secretária deve guardar segredo?
Sim, essa deveria ser uma das funções desses anjos profissionais.Por quê? Porque o papel delas é "pôr de lado, separar, afastar", ou seja, secretária pertence à mesma família de segredo, secreto, segregar. Todos sabem que um lugar secreto é um local separado, afastado. Mas será que as secretárias sabem guardar, secretamente, tudo o que ouvem ou registram?

Sexo duplo?

Eu? Não, a palavra AGRAVANTE, que pode ser dita assim: um agravante ou uma agravante.

Já ATENUANTE, embora significativa parcela de usuários empregue-a no masculino, "ainda" é um termo FEMININO no bom português.


Grafia dupla?

Sim! Aquele gostosíssimo queijo pode ser escrito com Ç ou SS. Espiem: queijo MUÇARELA ou queijo MUSSARELA.


Sabiam que um candidato (não vi, disseram-me), no programa Soletração, no Caldeirão do Huck, (meu Deus! Não sei como se escreve o nome do apresentador... Socorro! Marli!) teria sido desclassificado porque o professor de Português, que era um dos jurados, alegou o erro no uso de SS como o injustiçado candidato soletrara. E ninguém CONTESTOU! Caso de recorrer à JUSTIÇA... Em "terra de cego, quem tem um olho é rei"!Erro recorrente?

Zero graus. Nada disso! ZERO não tem plural. Digam sempre: Analisei carros ZERO QULÔMETRO, cheguei à ZERO HORA com a temperatura a ZERO GRAU.


Nenhum de vocês teve dúvida quanto ao emprego, ao "sexo" ou à escrita dessas palavras?

Parabéns! Um caminho de pétalas de rosas para o seu elevado conhecimento.

Todavia, se vêm errando o uso de alguma delas, não se constranjam: errar é humano, o terrível é continuar equivocado.


Voltarei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário