terça-feira, 1 de maio de 2012

As tulipas da Holanda - reeditado


Os jardins do Keukenhof Garden, em Amsterdã, na Holanda, possuem mais de sete milhões de flores, formando caminhos perfumados de diversas cores. Este ano, o jardim completa 62 anos, e segue sendo local de inspiração, relaxamento, romance, entre tantas outras coisas que merecem um cenário espetacularmente bonito, como um pedido de casamento.


No site do Jardim, divulga-se que este é o local mais fotografado do mundo. Exagero ou não, se você for para lá, leve alguns filmes extras. Além das flores, são mais de 100 esculturas e outras obras de arte, praças bem cuidadas, moinhos de vento, fontes em formato de flores e lagos em que é possível passear de barco. Dá para criar um álbum de fotos precioso.


No século 15, a área pertencia à Jacqueline de Wittelsbach, Condessa da Holanda. Ela usava as terras para caça, e seus cozinheiros coletavam ervas no local, daí o nome: a palavra holandesa ‘Keukenhof’ quer dizer ‘jardim da cozinha’. O projeto original para o jardim ao redor do castelo foi criado pelo arquiteto Zocher e a primeira exibição de flores foi realizada em 1949.



Além do mais, o parque é grande e mesmo em dias de muito movimento dá para andar por lá e se impressionar com a quantidade e beleza das flores. Cerca de 7 milhões de bulbos são plantados anualmente. Além das tulipas (que são maravilhosas e algumas enormes) há também outras flores.


Os jardins são plantados por diferentes expositores e há alguns que mostram as “tendências” na jardinagem. Além disto, há alguns pavilhões com arranjos, restaurantes e lojas de souvenir.









Outra atração imperdível está fora do parque. Os campos de tulipa são de uma beleza e cor indescritíveis. As fotos acima mostram uma pequena parte. É literalmente um “mar de tulipas”.


Um bom jeito de localizar os campos mais próximos, é subindo no moinho que fica dentro do parque. É possível alugar bicicletas e seguir alguns roteiros (que variam de 5km a 25km) para visitar os campos.


Há várias maneiras de se chegar ao Keukenhof usando transporte público. Saindo de Amsterdam, a mais rápida parece ser pegar o “Keukenhof-Express”, um ônibus que sai do aeroporto Schipol e vai direto para o parque. O ônibus, mais o ingresso para o parque saem por 18 euros.


Assistam aos vídeos abaixo e, depois, escutem Mantovani e orquestra. Tenho certeza de que ficarão motivados a visitar a Holanda.

6 comentários:

  1. Muito sensível seu olhar sobre a beleza das flores. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá, mê que vem vou pra Amsterdã, achei lindo esse park, gostaria de saber se é muito afastado do centro, precisa de 1 dia inteiro pra essa visita ou não é necessário? Tem condução do centro até o parque ou só no aeroporto... outra coisa, onde ficou hospedada lá, pois estou a procura de um local. Abraço, Elisandra
    elisandra_martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Elisandra!

    Lamento não poder dar-te as informações desejadas, porque não fui à Holanda. O que postei acima, pesquisei na web. Fiz isso porque este blog objetiva-se a levar os visitantes às mais belas regiões do mundo VIRTUALMENTE. Viaja-se sem se sair do lugar. Mesmo assim, obrigada pela visita. Volta sempre.

    Um abraço.

    Arlete

    ResponderExcluir
  4. Estou voltando de lá. As fotos não conseguem captar o perfume e o astral. Lá é simplesmente maravilhoso. Fácil de chegar para quem vai a Amsterdam. O trajeto é pegar o trem até o aeroporto, aproximadamente 20 minutos. De lá, sai um ônibus para o parque de 30 em 30 minutos e é distante do aeroporto aproximadamente 25 minutos. O parque é muito grande e para ver bem, umas 5 horas é o ideal.

    ResponderExcluir