quarta-feira, 16 de junho de 2010

Uma outra Porto Alegre



Durante minhas férias escolares, na adolescência, quando conseguia reunir as "economias" necessárias à empreitada, viajava a Porto Alegre e me deslocava sozinha e a qualquer hora, pela capital gaúcha para me encontrar com amigos. Juntos, andávamos por ruas, praças, parques, teatro, restaurantes e cinemas. Assistíamos a tudo o que vão ler abaixo e sem nenhum temor. Realmente, os tempos eram outros... Apesar de posterior ao 1950 de Liberato.

Texto de Liberato Vieira da Cunha

* UMA OUTRA PORTO ALEGRE

"Perguntem a pessoas sensíveis qual foi a época em que elas foram mais felizes e nove em cada 10 escolherão algum lugar do passado. Só uma – e olhem lá – elegerá o momento presente.


Tomem como exemplo Porto Alegre. Leio consternado sobre a legião enorme de crimes que se cometem a cada dia na Capital e na Região Metropolitana. Era bem diverso quando me mudei, guri, para cá na década de 1950. Esta não era então uma cidade em guerra contra si mesma e as páginas do noticiário policial dos jornais davam conta de raros delitos mais graves – e certamente de nenhum movido a crack.


Meu pai gostava de nos levar, minha mãe, meus irmãos e eu, a passear de noite na Rua da Praia. Era todo um espetáculo de luzes, de paz e de beleza. A tranquilidade era absoluta – não se via sequer um batedor de carteiras. As lojas exibiam o esplendor de suas vitrines. Casais transitavam, ou nos passeios, ou nas pedras do calçamento azul e rosa, desde o Hotel Majestic até o início da pequena ladeira que conduzia à Praça Dom Feliciano.


As pessoas costumavam ir ao cinema, não a esses de shopping e estacionamento pago, mas aos que ficavam em plena calçada. Na Praça da Alfândega, então livre de drogados, de marginais e de damas de vida airada, havia o Guarani, o Imperial, o Rio, o Rex, o Central e, pelas redondezas, ficavam outros como o Ópera, o Victoria ou o Rivoli. O Theatro São Pedro dava funções regulares para um público fiel, livre de flanelinhas, e ninguém se atreveria a pichar os monumentos da Praça da Matriz, por sinal um dos lugares preferidos dos namorados nas noites enluaradas.

Aos sábados, os adolescentes compareciam a reuniões dançantes, que por vezes se estendiam até a primeira hora da madrugada, sem qualquer temor para os papais: se os bondes da Carris já houvessem se recolhido a merecido descanso, as ruas eram livres de assaltantes ou de sequestradores-relâmpago. E tinha também os bailes, tipo os da Reitoria, que amanheciam envoltos em ternura.


Falei antes dos bondes da Carris. Como sei algo das coisas da Europa, conheço lugares, como a futurística Frankfurt, onde eles são símbolos de modernidade.


Pois é. Já tivemos bondes, portas giratórias, confeitarias e outros indicativos de civilização. Falta-nos talvez lançar um olhar ao passado, só para concluir que éramos felizes e não sabíamos."

Atenção!

Mesmo podendo me incluir entre as pessoas sensíveis, não sou saudosista, não acho que o passado foi a época mais feliz de minha vida. Ao contrário, a felicidade, para mim, é o hoje, o agora, o tempo atual em que vivo, apesar de todas as mazelas sociais que presencio e as pegadas do tempo que foram chegando devagarzinho e se instalando em mim, embora as possa, ainda, camuflar..

Ainda, hoje, quando vou a Porto Alegre, ando pelos locais mais bonitos dela e sempre a olhando pela janela do carro. Portanto, vejo-a com um olhar descompromissado, encantando-me apenas com suas roupagens mais belas, frequentando locais para lá de seguros. Não sou, por isso, a pessoa mais indicada para lamentar como era no passado e o que perdeu.

10 comentários:

  1. Arlete,sinceramente gostaria de não ter lido o que escrevestes sobre Porto Alegre,insignificante,não precisa ser saudosista,seja reconhecida aqueles que de uma maneira ou outra te acompanharam pelos passeios em nossa capital,talvez estejam pensando que perderam o seu tempo sendo gentil contigo.Desculpe a franqueza.

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu Amigo Querido:
    Quem ficou triste com as conclusões que tiraste dos meus escritos fui eu. O meu filho, blogueiro também, já havia me alertado sobre essa minha postura opinativa em que expresso sentimentos pessoais e espontâneos. Um dia quebraria a cara! (palavras dele), pois muitas pessoas interpretam, erroneamente, o que se escreve. Foi o caso.
    Motivo suficiente para fechar as portas deste espaço. Pelo menos, temporareamente, porque agora, cansei... (Ontem, recebi um e-mail, desaforando-me porque escrevi ser a Marianna linda devido à linhagem... Pode?)

    ResponderExcluir
  3. Eu já achei fantástico a postagem de hoje...como sempre sábias palavras!
    bjks!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani amada:
    Ter uma filha e fã como tu, que incentiva tudo o que faço, que me proporciona tantas coisas boas e gera tamanha felicidade, é motivo suficiente para eu amar o presente acima de qualquer outro tempo.
    Amo tudo em ti, cada vez e com maior intensidade!
    Vivam nós duas!
    Ah! O teu telefonema levou-me às nuvens! Obrigadão!
    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  5. vc está errada,seja mais humilde

    ResponderExcluir
  6. Olá:
    O que eu quis dizer é que não posso concordar com o autor do texto quanto à "Perguntem a pessoas sensíveis qual foi a época em que elas foram mais felizes e nove em cada 10 escolherão algum lugar do passado." Por isso argumentei não ser saudosista. E acho a capital de hoje muito mais linda do que no passado porque "quando vou a Porto Alegre, ando pelos locais mais bonitos dela e sempre a olhando pela janela do carro. Portanto, vejo-a com um olhar descompromissado, encantando-me apenas com suas roupagens mais belas, frequentando locais para lá de seguros. Não sou, por isso, a pessoa mais indicada para lamentar como era no passado e o que perdeu." (Para mim, um baita elogio!) Mesmo por que, ao andar por lá, ou sou acompanhante em compras ou vou a algum grande espetáculo.(O que justifica o olhar descompromissado, jamais indiferente)
    Realmente, "as palavras são uma fonte de mal entendidos." (ASE)
    (Esse discurso daria uma postagem ou um folhetim).
    Volta sempre.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Psiu! Continue sendo o Meu Anjo Número Dois, por favor!

    ResponderExcluir
  8. Esse cara ai é um chato. Sera q pensa q eh dono do seu blog?

    ResponderExcluir
  9. Que é isso, Amigo(a)?
    Este espaço é super democrático e as pessoas podem se manifestar como quiserem, desde que não firam a ética e os bons costumes.
    Volta sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Queridos autores deste Blog eu gostaria de saber o autor da foto do Parque da Redenção com as flores sobre o banco e chão. É lindíssima. Eu postei ela no facebook e gostaria de dar crédito ao(à) fotógrafo(a).

    ResponderExcluir