
O certo é "tenho muito dó (no masculino, pois dó pertence a esse gênero). Vou sair para fora de casa! Logo entrarei para dentro!
Vocês já viram alguém sair para dentro de casa ou entrar para fora dela? O certo é: Vou sair de casa e depois entrarei nela! Eu moro à rua Benjamin Constant. Dois errinhos: primeiro, eu moro na Rua (com letra maiúscula é o segundo erro) Benjamin Constant. Epa! Mordi minha língua!
Merecia mordê-la mesmo, pois não se usam pronomes possessivos (meu, teu, seu,...) para se referir a partes do corpo, qualidades do espírito ou peças de vestuário. Embora sejam "frescuras" da gramática , porque é norma, é "lei", devemos respeitá-la.
O certo é dizermos: Mordi a língua, Juquinha perdeu o juízo. Sujei a camisa, torci o pé, perdi a paciência, só com os artigos o(s), a(s) e sem o meu, minha, meus, minhas, seu e o resto todo, que não quero ser repetitiva. Chata e prolixa, é dose! Agora, algumas palavrinhas "mal" pronunciadas!
(Lembrete! A sílaba tônica, estará marcada em negrito para ressaltar).
Nobel, gratuito, fortuito, intuito, fluido (o velho substantivo, não o verbo), rubrica, cateter, pudico, subida honra (de subida mesmo, a parte mais elevada da honraria), avaro, recorde, libido (A libido, palavra feminina, o que seria de nós, mulheres, sem ela!), ureter, látex, só para lembrar as mais usadas e mal articuladas, (eta, palavrinha metida a besta!)
Agora, façam um exercício oral. Pronunciem as frases e as palavras acima de forma correta. Tenho certeza de que logo, logo se acostumarão com o boa pronúncia delas!
Amiga, não me esqueci do teu pedido!
Arlete,
ResponderExcluirGostaria de rasgar o anonimato, mas sinto constrangimento se cometer algum erro e ver esse defeito publicado em teu blog. Venho aqui sempre e adoro tudo o que escreve.
Um beijao bem enorme.
Olá, Amigo(a):
ResponderExcluirQue pena que não rasgaste o anonimato! Adoraria saber quem és. E, quanto a "medo" de cometer erros, quem não os comete?! O nosso idioma é dificílimo mesmo.
Estarei sempre esperando a tua visita e um novo comentário.
Um abração.