quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pinte o telhado de branco ou plante verde nele


Telhado branco ou verde?
Por Bruno Bertante de Moraes

Artigo recentemente publicado na revista científica Climatic Change chamou a atenção de muita gente e foi bastante divulgado nos meios de comunicação pelo Mundo. Ongs internacionais, inclusive o Green Building Council Brasil, começaram a divulgar e criar a campanha: ”Pinte seu telhado de branco!”. Segundo o estudo, se as 100 maiores cidades do mundo pintassem seus telhados de branco de todos os seus edifícios, iríamos diminuir consideravelmente a temperatura do planeta.


Apesar dos telhados verdes serem uma solução muito mais eficiente e funcional contra o problema do aquecimento global, pintar os telhados de branco seria uma solução rápida e significativa. Al Gore, Prêmio Nobel da Paz, já havia chamado a atenção no filme “Uma Verdade Inconveniente” que a cor dos pólos, eminentemente branca, reflete de 80 a 90% da radiação solar.

A partir do momento que os pólos começaram a derreter, eles passam a ficar com o mesmo índice de reflexão do oceano, que é 8%. Portanto, com o derretimento do gelo, os próprios pólos passam a contribuir para o aquecimento global. O raciocínio é o mesmo para os telhados, as cores marrom e vermelho, geralmente encontradas nos telhados convencionais chegam a absorver até 80% da radiação solar, transmitindo calor para as edificações.

Se pintarmos os telhados com cores claras, eles poderão refletir até 90% dessa energia luminosa. Cada 10m² de telhado ou superfície horizontal clara é equivalente a uma economia de 1 tonelada de gás carbônico, em equipamentos funcionais da edificação, como o ar condicionado.

Dado o recado, cabe cada um fazer sua parte para diminuirmos o aquecimento global.

4 comentários:

  1. Adorei os dois telhados, mas o de verde seria muiiito mais interessante para o nosso planeta....mil bjkks@

    ResponderExcluir
  2. Olá Philippe Jean:
    Visitei o teu blog e achei muito interessantes as informações nele contidas. Vou fazer postagens, se me permitires copiar o que escreveste sobre telhados verdes.
    Muito elucidativos os sites que disponibilizaste acima.
    Volta sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá, filhotinha muito amada:
    Que pessoa maravilhosa que tu és. Fiquei felicíssima em continuares prestigiando o meu blog até do exterior. Comentário "made in Canada". Aza eu!
    Percebeste que as postagens estão fracas? São rascunhos antigos que publiquei por absoluta falta de tempo e motivação. Creio que estou cansando desta "brincadeira". Está passando a fase de boggeira.(Como bem me conheces, isto já é quase página virada).
    Beijos no pescocinho.

    ResponderExcluir