sábado, 7 de julho de 2012

Pra não dizer que não falei das flores, REEDITADO





Os três vídeos abaixo contêm músicas que representaram uma fase importante de minha vida. Marcaram, também, um período significativo do Brasil. Naquele tempo, achava que os militantes de esquerda, e somente eles, poderiam salvar o país de todo o tipo de corrupção e safadezas que minavam as entranhas da sociedade e da política brasileiras.
Errei... erramos... Mesmo assim, as músicas, denunciativas ou ingênuas, embalaram "aquelas tardes " de domingo.


Depois, já professora, no período, hoje denominado "anos de chumbo", aproveitava as suas letras para ilustrar as aulas de Literatura e de Português. Dava outra interpretação para os versos. (Mostrava que sentado à beira do caminho podia significar dominação, opressão; que coração de estudante poderia ser uma metáfora para...).

Ao mesmo tempo motivava os alunos para que deixassem aflorar os estranhos conflitos reprimidos e lhes mostrava, também, que gostar de poesia, recitar belos textos poéticos não eram coisas de maricas como muitos lhes queriam fazer acreditar.

Abria a cabeça deles para o que estava acontecendo no Brasil, sensibilizando-os a fim de que aprendessem a ler nas "entrelinhas"... Como a maioria era adolescente sensível, adorava as aulas. A frequência era quase de 100%

Hoje, adoto, como marca registrada para o encerramento de minhas palestras, a música "Pra não dizer que não falei das flores". Emocionados, todos cantam essa belíssima canção e saem de "alma lavada", convictos de que, se depender deles, as trevas não voltarão a empanar o lindo céu brasileiro...



O que acharam? Deixem,então, um comentário. Achei tão interessante o que um anônimo comentarista escreveu aí sob esta postagem. Não me contive! Como poderiam não ler o que comentou, mesmo sem a permissão dele, resolvi dar maior visibilidade ao escrito. Desculpa-me a irreverência amigo (seria amiga?) " Mesmo depois de 45 anos, essa composição de Geraldo Vandré (paraibano) ainda pode expor a importância da luta pelos nossos objetivos,desejos e ideais,mas, principalmente, de como o conhecimento dos próprios direitos e deveres é imprescindível para que se construa uma sociedade melhor e democrática,além de ser o nosso principal dever como cidadãos.Lembras do movimento chamado Tropicalismo com músicas de protesto e esta canção pra não dizer que não falei das flores era dita por muitos como a marselhesa brasileira." Adorei o comentário!

4 comentários:

  1. Mesmo depois de 45 anos essa composição de Geraldo Vandré(paraibano) ainda pode expor a importânciada luta pelos nossos objetivos,desejos e ideais,mas principalmente de como o conhecimento dos próprios direitos e deveres é imprescindível para que se construa uma sociedade melhor e democratica,além de ser o nosso principal dever como cidadão.Lembras do movimento chamado Tropicalismo com musicas de protesto e esta canção pra não dizer que não falei em flores era dita por muitos como a marselhesa brasileira.Um beijo e feliz domingo.

    ResponderExcluir
  2. Psiu,corrigi para mim,por favor,para não dizer que não falei de flores.Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Amigo(a):
    Adorei o teu comentário e, mesmo sem tua permissão, dei maior visibilidade a ele e o reproduzi aí em cima. Não poderia deixar de divulgar os teus escritos por conterem verdades irrefutáveis.
    Dá uma olhada.
    Um beijo e ótima semana carnavalesca.
    Arlete

    ResponderExcluir
  4. Minha professora,fazer parte do teu blog só me dá orgulho,podes usar sempre que achar conveniente,além de confessionário já estou inserido no teu blog,que por sinal estamos quase chegando no 50.000,quero participar da festa.

    ResponderExcluir