quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pressão arterial mata, sim, senhor!


O tempo para me deliciar neste espaço está, cada vez mais, fugidio. Estou, em consequência disso, dando um pulinho no passado e postando textos já publicados. No meu retorno do "Canadá", voltarei a fazer ótimas páginas. Aguentem!


"Pressão alta, ou hipertensão arterial, é aquela de 140/90 mmHg ou superior. Ambos os números são importantes. Uma vez que a pressão alta aparece, ela geralmente dura por toda a vida. A boa notícia é que a pressão alta pode ser tratada e controlada.

Hipertensão é chamada de "assassina silenciosa" porque geralmente não tem sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que têm pressão alta até que apresentem problemas no coração, cérebro ou rins.

Uma pressão arterial abaixo de 120/80 é considerada normal. Em geral, quando mais baixa melhor. Porém, pressão arterial muito baixa pode, algumas vezes, causar inquietações e deve ser checada por um médico.


Os médicos classificam a pressão arterial abaixo de 140/90 e acima de 120/80, ou como "normal", ou como "pré-hipertensão". Caso sua pressão esteja na faixa da "pré-hipertensão", então é provável que acabe com pressão alta, a menos que tome providências para preveni-la.


Obesidade, vida sedentária, estresse e ingestão excessiva de álcool ou sal na alimentação
podem ter um papel importante em pessoas predispostas a ter hipertensão arterial. O estresse tende a fazer com que a pressão aumente temporariamente, mas ela costuma retornar ao valor normal assim que cessam os fatores de tensão. Isso explica a hipertensão do avental branco: a tensão emocional da consulta médica faz a pressão do paciente aumentar suficientemente para ser diagnosticado como hipertensão.


Quais são os sintomas da hipertensão arterial?

Grande parte das pessoas com pressão alta não apresenta sintomas. Podem ocorrer, por coincidência, manifestações que são erroneamente atribuídas à pressão alta: dor de cabeça, sangramento do nariz, tontura, rosto avermelhado e cansaço. Esses sintomas, entretanto, também aparecem frequentemente em pessoas com pressão normal.

Se uma pessoa com hipertensão arterial severa ou pressão alta passar um longo período sem tratamento, sintomas como dor de cabeça, fadiga, náusea, vômito, falta de ar, visão borrada aparecem, provocando danos no cérebro, olhos, coração e rins. Ocasionalmente, pessoas com pressão muito alta e em estágios avançados da hipertensão arterial podem ter tontura ou mesmo coma, ou seja, encefalopatia hipertensiva e necessitam de tratamento emergencial.

1. Manutenção do peso ideal - se o sobrepeso aumenta, dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. "Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis. (Tome cuidado na hora de escolher o seu adoçante)


2. Prática de atividade física - atividades físicas regulares, principalmente, as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

3. Redução de sal - o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva. (Cuidado com os perigos que os enlatados oferecem).

4. Evitar bebidas alcoólicas - o álcool, em grande quantidade, é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação. (Informe-se sobre os danos causados pelo álcool e aprenda a medir as doses de cada bebida).

5. Dieta saudável - gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo. (Nem toda gordura é ruim, aprenda a identificar).

6. Medicamentos - se o médico recomendou, não deixe de tomaros remédios indicados por ele. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7. Cigarro - o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente, além de comprometer toda a sua saúde. Parar de fumar, imediatamente, é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.

8. Estresse - ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina. (Conte com as flores para diminuir seus níveis de tensão)

9. Exames médicos - avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz."


Um lembrete!

Os principais sintomas da Hipertensão são os seguintes:

a) Presença de dores no peito ou desconforto.
b) Presença de falta de ar em repouso.
c) Presença de cansaço aos esforços ou em repouso.
d) Dores na região da nuca em peso ou mal estar.
e) Dores na cabeça.
f) Tonturas frequentes sem motivo aparente.
g) Insônia com cefaléia.
h) Todos os sinais acima podem vir acompanhados de ânsia de vômitos ou mesmo vômitos.

Cuidem-se! Os coraçõezinhos de vocês agradecem!

ATENÇÃO!

Quando terminei de editar este assunto, a atriz Solange Couto, 52 anos, momentos antes de subir ao palco, em um domingo, em Porangatu (GO), percebeu alguns dos sintomas indicativos de que a pessoa está tendo um AVC. Segundo informe do caderno VIDA (ZH), a atriz foi levada às pressas para o hospital e diagnosticada como tendo isquemia cerebral transitória.

IMPORTANTE: Pressão alta leva ao AVC!

IDENTIFICAÇÃO rápida dos SINTOMAS aumenta as chances de quem sofre um ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL.


10 comentários:

  1. tenho preção alta ontem mesmo passei muito mau,
    tenho so 20 anos, aconselho que se cuidem eh muito ruim.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amiguinho(a):

    Realmente, com apenas 20 aninhos e já estás tendo problemas tão sérios, é bom te cuidares mais.
    Uma boa saúde para ti.

    ResponderExcluir
  3. Tenho apenas 18 anos, e faz um tempinho que estou sentindo alguns desses sintomas, ja ate desmaiei na rua sem motivo, horrivel.

    ResponderExcluir
  4. Cuidado, amiguinho ou amiguinha! Quem sabe marcas uma consulta com teu médico. Quanto mais jovem, o problema é mais agravante!
    Volta sempre.

    Bjs.

    Arlete

    ResponderExcluir
  5. pressao 10 por 6 é ruim?

    ResponderExcluir
  6. Não é ruim. Para muitos médicos é considerada normal. Se tu não sentires enjoos, tonturas, ouvidos zunindo, está tudo bem. Se estiveres sentindo esses sintomas, consulta um médico.
    Volta sempre.

    Arlete

    ResponderExcluir
  7. sinto tontura , mal estar e barulho na cabeça o que pode ser parece que vou morrer

    ResponderExcluir
  8. eu tenho 35 anos e minha preção chega a 16/11 sinto muita dor na cabeça, eu tomo losartana potássica de 50 e hidroclorotiazida 25 este remedio e' bom

    ResponderExcluir
  9. minha mãe é hipertensa , ontem passou muito mal com tonturas, zumbido nos ouvidos, e ância de vômito a levei no hospital e tava com a pressão 170x11, foi medicada e voltou logo . Mas ainda está muito ruim em casa.

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber como a pressão baixa mata.
    para ensinar as pessoas se matarem de forma tranquila.
    maneiras diferentes para pratica de eutanasia

    ResponderExcluir