sábado, 20 de setembro de 2008

De que é feito o palito de fósforo?


Quando era criança, sempre achei que o "palito de fósforo" era feito de xixi. Sabem por quê? Porque, certa vez, resolvi chupá-lo,(será que outras crianças não fizeram isso também?) e o gosto que senti, lembrou-me o sabor de urina. Não! Pelo menos, de sã consciência, recordo-me de ter bebido esse excremento. Mas quem duvida? Até certa idade, na fase oral, tudo o que tem forma, sabor, cor ou... pumba! vai direto para a boca.

Quem sabe foi nesse período turbulento da vida infantil, que experimentei essa estranha "bebidinha"?! Voltando ao palito...Em 1669, Henning Brand acreditava que , aquecendo a urina, esta viraria ouro. Após misturá-la com areia, surgiu a uréia, que, depois, virou vapor, resultando um pó branco e, no escuro, apresentou-se com brilho intenso; queimando, formou uma chama.

Eureka! Descobriu um produto sólido e combustível. Pronto! Não deu ouro, mas surgiu o precioso fósforo, que vem acendendo as noites em que a eletricidade faz uma "surpresinha" nos lares brasileiros e de qualquer parte desse mundão sem lei.

Coitadinho do Brand, apesar de, 11 anos depois ter criado o primeiro palito com fósforo na ponta e "dar-lhe a luz", não usufruiu das tão sonhadas importâncias pecuniárias, ou seja, não viu a cor da graninha com a venda de tão importante e pequeno produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário