terça-feira, 9 de abril de 2013

Erros Recorrentes -REEDITADO


Uma das gratificações da vida é a percepção de que estamos, de alguma forma, sendo úteis às pessoas. Fiquei feliz com um e-mail recebido, pena que de uma anônima, dizendo que visitava este blog diariamente e ia direto para o "Tirando Dúvidas". Foi além, o que deixou minha alma pulando de alegria, tipo criança ante o sorvete predileto, ao anunciar que "eu parecia adivinhar as dúvidas dela" (o que deduzi tratar-se de uma mulher).

Assaltou-me estranha angústia e enorme dúvida: Como será ela e como serão as pessoas que me visitam? Que tipo de assuntos gostariam de ver publicados aqui? Por que, ao postarem um comentário, não se identificam? Ou, por que motivo preferem enviar-me, por e-mail, os seus deliciosos escritos? Será por medo de cometerem alguma falha e verem-na publicada? Ou será por não conseguirem postar o que me escrevem?

Por favor, adoraria que os meus visitantes dessem a sua opinião, tecessem críticas ou elogios (sou sensível a carinhos), assim, sentir-me-ei mais motivada a continuar fazendo as minhas "brincadeiras" aqui.

Para homenagear a blogueira que me visita diariamente, farei mais uma postagem para o Tirando Dúvidas.

*A domicílio ou em domicílio? Qual dessas formas está correta?

Ambas, dependendo do contexto em que forem empregadas.

Se quiserem dizer Na CASA, usem A DOMICÍLIO.

Assim: A pizza será entregue a domicílio.

Se desejam afirmar que a atividade, a prestação de serviço, ... será feita NA PRÓPRIA CASA, ou seja, NO INTERIOR DELA, deverão usar EM DOMICÍLIO.

As aulas de Português serão ministradas em domicílio.

*TV a cores ou TV em cores?

Essa já foi uma pergunta que tive medo de responder. Por sorte, tenho, como guru, o grande e sapientíssimo professor Cláudio Moreno, Doutor em Letras, que, em o prazer das palavras (não, não escrevi errado; o livro foi nominado com minúsculas mesmo. Modéstia? Charme?), afirma ambas as formas estarem corretas (não diz com essas palavras, discorre sobre situações de uso).

Em Tempo: a garota, a senhora, a anônima... pediu-me que continuasse "rápida no gatilho". Deduzi que desejava postagens curtas. Será?

E tu, que estás a me ler agora, o que desejas?

2 comentários:

  1. Prezada professora Arlete, seu blog é, além de extremamente útil e bem feito, muito bonito.
    Virei seguido aqui.

    Parabéns!

    Júlio Garcia
    (seu ex-aluno)

    ResponderExcluir
  2. Júlio:
    Sinto-me honradíssima com tua visita e agradeço os elogios.
    Continuas o garotinho adorável e idealista? Um abraço. Arlete

    ResponderExcluir