segunda-feira, 26 de março de 2012

Não me deixem falar...


               

Não me deixem falar de sonhos, porque a vida me consome e me mantém de olhos bem apertados. Não me deixem falar das flores, porque a chuva, irresponsável, tomada de extremada violência, varreu os canteiros da praça. Não me deixem falar do vento, porque, lá fora, só a brisa, fraquinha, sem traquejo, meio sem jeito, deu uma assopradinha, bem micha, na cara da tarde. Não me deixem falar de vozes, porque, surda aos lamentos, a quietude do dia tapou os ouvidos para não ouvir os sons  irritantes das marteladas no telhado mais novo. Não me deixem falar da aurora, porque o sol, inclemente, sugou o limo da terra, bebeu a água dos rios e fugiu para longe, para, cheio de graça, ir se deitar nos doces encantos do arco-íris.

Não me deixem falar das crianças, porque os adultos serraram as chaves das casas, encerraram-nas em redomas de seus queres e as aprisionaram na lábia das promessas de vida. Ah! Não me deixem falar da noite, porque as estrelas se esconderam no ponto mais negro do céu e a disfarçaram de fada e madrinha. Não me deixem falar das maldades, porque as guerras, espalhadas por toda a parte, exauriram os combatentes e os generais, banhando os continentes com seu sangue e estratégias. Não me deixem falar da dor, porque se acomodou nos leitos dos hospitais, abafou o choro dos desesperados e prometeu a eles um pouco da seiva da vida.

Deixem-me falar do amor, das amizades, dos abraços mais apertados, das carícias despudoradas e das eternas promessas de felicidade. Deixem-me falar da esperança, porque o verde que irradia nas faces bem pálidas, o brilho que empresta aos olhos, o calor que aquece o amanhã, ronda a porta dos lares. Deixem-me falar da espera e da partida, porque nisso sou mestra e aluna, torcedora e torcida, inquietação e paciência e as cultivo com dedicação e carinho porque, um dia, encontrar-me-ei com a chegada.

2 comentários:

  1. Arlete,parabéns pelo lindo artigo,bem ao teu estilo,autêntica,escrevendo aquilo que sentes e está encravado em teu coração.Aproveito,para parabenizar a nossa capital pelo seu aniversário.Quantas lembranças,seria lindo se pudesse reviver "aqueles momentos".Uma boa noite e mais uma vez Parabéns,a ti e a Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Amigo querido!
    O que seria de mim sem os teus comentários? Tuas palavras são generosas e me motivam. Acariciam-me o ego e me deixam feliz.
    Obrigada.
    Ah! Comecei a escrever o meu primeiro livro. Escrevo e me encanto. Espero que encante os leitores também.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir