sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Elas cantam Roberto Carlos 3

Hoje, deliciem-se com a interpretação desta grande dama da televisão e do teatro brasileiros: Marília Pera



Sempre gostei do Roberto, todavia nunca me detive para analisar a força poética das letras de suas canções. Com o tempo, estou ficando mais atenta e sentimental. Creio que é a velhice chegando... e as canções sugeridas por meu Anjo Número Dois são de grande beleza melódica, letras emotivas e perfeitas. Se nos ativermos a elas, sempre encontraremos uma canção para homenagear alguém.

RC pensou em tudo: nos seres apaixonados, nos que perderam um grande amor, nas mulheres de todos os tipos físicos e idades; nos caminhoneiros, nos andarilhos, na mãe, nos amantes; em Jesus Cristo, em Nossa Senhora. Será que ele não compôs, ainda, uma canção explícita para os traídos (os "cornutos" num italiano mais vão)? E ele já o foi e, segundo creio, várias vezes. (Mas, cá entre nós, quem já não foi traído por alguém que ama ou amou, por amigos, por sócios, um parente próximo ou até por estranhos?)

A volatilidade do tempo, a busca por realizar sonhos intransferíveis, a distância que contribui para afastar pessoas, tantos porquês que fazem da vida uma indecifrável incógnita, servem como motivos suficientes para homens e mulheres procurarem outras pessoas, a fim de que preencham vazios amorosos, relações de amizade, de parentesco ou profissionais. É o preço que pagam por confiar em alguém e dele esperar muito mais do que pode devolver.

Voltem aqui, amanhã para apreciar Celine Imbert.

8 comentários:

  1. Arlete,mais uma vez agradeço por expor para todos nós as músicas do Roberto com estas Deusas do Teatro e da Música,Ana Carolina com sua voz maravilhosa e a Marilia Pera faz uma interpretação,e como comentas,tem música para tudo,mas sem dúvida,se amavamos tinha uma música para alimentar esse amor,se acabavamos o namoro nos agarravamos nas músicas do Rei,para chorar pela amada perdida,tempos bons,só quem viveu estes momentos pode lembrar...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Amigo querido:
    Um lado de tua persolnalidade que muito admiro, além da sensibilidade e cavalheirismo, é essa imensa capacidade que evidencias em ter sofrido por um grande amor e teres perdoado a quem te magoou. Isso se chama generosidade e confrmação de que sofre em dobro quem odeia. (O alvo do ódio "está nem aí!")
    Ah! Aceito mais sugestões acerca das músicas do Rei.
    Volta sempre.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Mana!

    Acho que a Marília Pera é uma diva da interpretação, a rainha das atrizes, isso é incontestável, daí a ser cantora... faça-me o favor... claro que o nome artístico dela foi o fator preponderante para sua participação...
    Voltando ao Roberto Carlos... era apaixonada quando adolescente, fiz até um trabalho sobre a vida dele que rendeu nota dez para mim e o grupo.
    Algumas músicas e letras são maravilhosas mas a autoria tu sabes não são dele são da lavadeira, não lembro bem se é Deodora ou Isadora que ele mandou embora para França para não pagar os direitos autorais que lhe eram devidos.
    Parece que ele foi influenciado pelo empresário da época, mas acho que ele não foi correto.
    Desde então, deixei de ouvir as músicos e ver os shows... que para mim são sempre iguais só muda os parceiros.
    Ele tem seus méritos e muitos não fazem a diferença.
    Um abraço,
    Adejane M Gudolle

    ResponderExcluir
  4. Irmãzinha querida:
    Que detonada no Rei, hem? Parece a minha fúria em relação ao Lula, à Dilma e à corja toda!
    Apesar da "detonada", quando gosto de alguém, pode o "mundo cair" que eu continuo gostando dele ou dela. Se não fosse assim, quantas pessoas já me deram "rasteiras" e eu "dei a volta por cima"?! Só não deixo me magoarem outra vez. Só erro uma vez.
    Quanto ao Roberto, vou analisar o excelente cantor que ele é, o resto... Deixa para lá! (Passei a vida toda adorando as músicas dele, não vai ser por um comentário que deixarei de fazê-lo) Ah! Azar da Débora ou da Isadora!
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga,a Adejane tem todo o direito de não gostar do Roberto,inclusive levantando algo que eu nunca ouvi falar,que o Erasmo e o Roberto se utilizavam duma lavadeira,para lançar as musicas,que absurdo,surtou.Sobre a Marilia Pera nunca em lugar algum foi dito que ela é cantora,sua participação foi uma interpretação como a grande dama do teatro brasileiro.Bom Final de Semana sem absurdos,por favor.

    ResponderExcluir
  6. Amigo querido:
    Quando li, fiquei com raiva. Como conheço muito bem a minha irmã, não levei a sério. Imagina, com o sucesso que tem, RC possui muitíssimos admiradores e, por isso, muitos inimigos, invejosos de seu sucesso! Ainda, se alguém deixou-se passar para trás, algum motivo, dinheiro, talvez, há por trás. (Já escrevi tanta coisa linda para tanta gente e me mantive no anonimato. Pediam-me e eu escrevia, nem por isso me senti menor. E ainda por cima, fazia isso gratuitamente.Azar o meu!)
    Nunca ouvi falar nessa história de lavadeira também. Vê se pode, se tivesse talento, será que teria essa profissão?
    Um ótimo sábado e domingo igualmente.
    Ia esquecendo... E a netinha?

    ResponderExcluir
  7. Arlete, muito obrigado...vou ser frequentador assíduo desse site...um abraço

    ResponderExcluir
  8. Amigo!
    Sempre que tiveres qualquer dúvida relativa ao Português, basta perguntares através deste espaço ou por e-mail que te responderei e com macetes, ok?
    Um abraço também para ti.

    ResponderExcluir