quinta-feira, 12 de agosto de 2010

De que é feito o palito de fósforo?

Quando era criança, sempre achei que o palito de fósforo era feito de xixi. Sabem por quê? Porque, certa vez, resolvi chupá-lo, (será que outras crianças não fizeram isso também?) e o gosto que senti, lembrou-me o sabor de urina. Epa! Sabor, não! Cheiro. Pelo menos, de sã consciência, não me recordo de ter bebido esse excremento ou líquido. Mas quem duvida? Até certa idade, na fase oral, tudo o que tem forma, sabor, cor ou... pumba! vai direto para a boca.

Quem sabe foi nesse período turbulento da vida infantil que experimentei essa estranha "bebidinha"?! Voltando ao palito...Em 1669, Henning Brand acreditava que, aquecendo a urina, esta viraria ouro.

Eureka! Descobriu um produto sólido e combustível. Pronto! Não deu ouro, mas surgiu o precioso fósforo, que vem acendendo as noites em que a eletricidade faz uma "surpresinha" nos lares brasileiros e iluminando, mesmo que precariamente, casinhas de qualquer parte desse mundão sem lei e sem luz. Sem, no entanto, esquecer de lembrar que um inofensivo palitinho pode gerar monumentais incêndios até em corações apaixonados se o usarem para acender as velas de uma bela ceia romântica.

Coitadinho do Brand, apesar de, 11 anos depois de ter criado o primeiro palito com fósforo na ponta e "dar a luz", não usufruiu das dividendas pecuniárias (ou seja, não viu a cor da graninha com a venda de tão importante e pequeno produto).

Coisas da vida de um paliteiro e foguista que confiou no sócio para gerir o seu negócio!

5 comentários:

  1. Muito interessante essa postagem...a gente não se dá por conta de algumas coisas importantes e fundamentais invenções para a humanidade...imagina...sem fogo, sem água quente para o chimarrão...sem banho...nossa...sem café...sem churrasco...não viva o palito de fósforo!!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Daniellinha!
    Mas tu já imaginaste viver sem luz elétrica, água encanada, foção a gás, telefone, ar condicionado, um veloz ventilador, um sonzinho bem legal, um computador que recolhe todas as "tralhas" virtuais que tanto gosto, a internet funcionando a toda velecidade, a câmera do MSN? Ah! e um flamante automóvel Okm na garagem? Não vivo mais sem essas comodidades!
    Sabe, filhinha!? Eu moraria num lugar solitário, no campo, desde que levasse junto tudo isso.
    E mais, já imaginaste um rio com águas límpidas perto da casa? Sentir-me-ia no paraíso! Receberia vocês num ambiente bucólico e tranquilo. A Marianna iria adorar (até uma piscina grandona mandaria fazer para ela...)

    ResponderExcluir
  3. Filha:
    Quanto ao fósforo, depois que inventaram o isqueiro e aquele treco que liga o fogão só com um clique, quase perdeu a finalidade para a qual foi criado. Para mim, tem servido, e muito bem, nas interrupções da eletricidade aqui no bairro.
    P.S.: Essa postagem foi feita em 2006, quando eu estava descobrindo todos os recursos do PC e entusiasmadíssima com a criação deste blog. Percebeste a linguagem solta e hilária? Depois o meu jeito de postar textos foi perdendo o encanto e os deixei "carrancudos", não achas?
    Vou reeditar algumas daquela época para veres a diferença.

    ResponderExcluir
  4. isso é uma coisa de nego

    ResponderExcluir
  5. esse site é igual a um tico de nego

    ResponderExcluir