terça-feira, 15 de maio de 2012

Mundo animal - reeditado


Por que o papagaio imita o que nós falamos e os outros animais não?

R - A capacidade de falar está assiciada ao formato da língua. Todos os animais que possuem língua redonda são capazes de emitir sons bem articulados, como a fala no ser humano. Se o animal tem capacidade mental para conseguir imitar a fala humana e tiver a língua redonda como a nossa, imitará a fala. O papagaio, periquito, maritaca, cacatua, mainá etc. são pássaros que possuem língua redonda, por isso conseguem imitar nossa fala.




Qual a maior tartaruga do mundo? E quanto ela pesa?

R - A maior tartaruga do mundo é a tartaruga marinha, Dermochelys choriacea, que pode exceder os 2 metros e pesar 550 kg.



As formigas dormem?

R - As formigas trabalham numa espécie de "turno", onde há troca de formigas para realizar as tarefas do formigueiro. As formigas não dormem propriamente, mas seu metabolismo abaixa e, por isso, ela fica num estado de letargia, ou seja "mais lerda".
Por que os peixes morrem de barriga para cima?

R - A grande maioria dos peixes possui um órgão chamado bexiga natatória, que é uma bolsa de ar que ele infla ou murcha, respectivamente para subir ou descer nas diferentes pressões do ambiente aquático em que vive. Quando o peixe morre, essa bexiga natatória fica com um pouco de ar e, como esse órgão se localiza na barriga, faz com que o peixe fique virado. Podemos pensar também no seguinte: a coluna vertebral do peixe é mais pesada que os órgãos que estão na sua barriga e este fato, somado à presença da bexiga natatória, contribuem para que o peixe fique de barriga para cima.
Onde ficam as moscas de noite?

R - Dependendo da mosca em questão, surge o seguinte raciocínio: algumas moscas têm um período de vida muito curto, de apenas 24 horas. A maioria das moscas conhecidas são de hábitos diurnos. Portanto, nascem de madrugada, reproduzem-se de dia e morrem na madrugada seguinte. Outras moscas já têm um ciclo mais longo de vida, mas, como já disse, a maioria tem hábitos diurnos. À noite, procuram frestas para se abrigarem, saindo quando o dia clareia.

Um comentário:

  1. Creio eu que voces estão muito orgulhosos com este blog e um asunto a ser considerado as tartarugas gigante e apenas em uma ilha um pontinho no planeta incrivel e bom saber que ainda esiste. eu moro em uma região brasileira que uma grande variedade de animais e arvores de todas e belas espesies estão deichando de esistir por cusa da invasão da esplorasão madereira seguido da pecuaria e minerais.
    Uquié!porcausa da ganacia de meia duzia vamos deixá de usufruir do que a natureza conservou até agora.

    ResponderExcluir