sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Perguntas e respostas sobre o cultivo de orquídeas

Eu e o meu marido temos especial predileção por orquídeas. Inclusive, o Cesar Augusto iniciou a cultura de algumas. Por isso, ao procurar fotografias dessas belas flores, encontrei o site Flor Encanto, que apresenta perguntas e respostas sobre o cultivo delas.


Você pode cultivar orquídeas!

Se você pode cultivar outras plantas em sua casa ou apartamento, você pode também cultivar orquídeas. Com alguma atenção à luz, adubação e um cuidado semanal, essas plantas, surpreendentemente resistentes, enchem os olhos na época da floração. Porém, cultivar orquídeas pode ser um desafio, em circunstâncias às descobertas diárias de novos tipos de orquídeas e novas formas de manejo que vai da semente à planta adulta.



1- Orquídeas são difíceis de cultivar?

NÃO. Cultivar orquídeas não é mais difícil do quem muitas outras plantas populares. Como qualquer outra planta, a orquídea precisa de água, comida, luz e ar. Se você pode cultivar outras plantas em sua casa ou apartamento, você também pode cultivar orquídeas. Tudo que precisamos é um pouquinho de cuidado.



2 - As orquídeas são parasitas?

Absolutamente NÃO. De 20.000 espécies de orquídeas que crescem no planeta, nenhuma é parasita. Na natureza, muitas delas aderem a árvores e a arbustos como um hábito de crescimento; porém elas não se utilizam de qualquer tipo de substâncias advindas da árvore. Orquídeas que crescem aderidas a arvores são chamadas plantas aéreas.



3 - Eu preciso de uma estufa?

Não necessariamente. Muitas orquídeas podem ser cultivadas em sua casa próximas a janelas, obtendo a luz indireta do sol. Quando for selecionar uma planta, escolha aquela que irá sobreviver no ambiente que você pode oferecer a ela.



4 - Existem muitos tipos de Orquídeas?

SIM. Nenhuma família de plantas apresenta uma diversidade tão grande quanto à família das orquídeas, sendo assim, apresentam diversas formas e hábitos de crescimento. Algumas orquídeas produzem flores menores que um mosquito, porém outras espécies produzem flores maiores que um prato.


5 - As orquídeas são originárias de florestas?

Algumas são, mas cada localidade de um território, dependendo do ambiente, tem suas próprias espécies de orquídeas. Podemos encontrar orquídeas até mesmo no Ártico. Ontário, por exemplo, possui mais de 60 espécies de orquídeas nativas.


6 - As flores das orquídeas são perfumadas?

Algumas possuem essências poderosas, outras não. A maioria das orquídeas apresenta fragrâncias similares, enquanto outras se assemelham a fragrâncias do coco, cítrico, chocolate. As orquídeas, que não apresentam aromas, confiam na sua forma e nas próprias cores para atrair insetos ou pássaros para que seja feita a polinização. O perfume Euphoria da marca Calvin Klein, por exemplo, é composto pelo aroma da orquídea negra.


7 - Quanto tempo duram as flores?

Depende do tipo da orquídea, do ambiente e do cuidado. As lindas flores híbridas da orquídea cattleya podem durar de uma a quatro semanas, enquanto as phalaenopsis duram geralmente de um a quatro meses.


8 - Que tipo de solo/composto as orquídeas necessitam?

A maioria não requer solo ou composto. Na natureza, as orquídeas são dividas em quatro tipos de acordo com as circunstâncias do meio ambiente. A maioria é classificada como epiphytes, ou plantas aéreas, que crescem em árvores. Existem também, orquídeas sobrevivem somente aderidas às rochas, estas, são nomeadas de lithophytes. As Saprophytes crescem no musgo, frequentemente, no "assoalho" da floresta. Finalmente, existem as terrestres que se escoram no solo.

9 - As orquídeas devem ser protegidas por um telhado?

Não necessariamente. Durante a floração, proteger a orquídea das chuvas, faz-se necessário para preservar as flores por mais tempo. Fora da época da floração, elas podem ser abrigadas ao ar livre, desde que seja um lugar sem luz direta do sol, debaixo de uma árvore, ou sob o telhado de uma casa por exemplo. Proteja-as também do vento forte e constante.


10 - As orquídeas devem estar em um clima quente?

Como a maioria das plantas, as orquídeas preferem a temperatura amena, nem tão quente, nem tão frio. Somente algumas espécies adaptam-se melhor em climas mais quente e outras em climas mais frios
.



11 - Orquídeas vivem muito?

A maioria vive muuuuito! De fato, algumas espécies, dando a devida atenção, são "virtualmente" imortais. Divisões e propagações de orquídeas, descobertas no século 19, continuam bem vivas e florindo ainda hoje.



12 - Quantas vezes a orquídea floresce?

Novamente, depende da planta. Algumas, somente uma vez por ano, outras várias vezes ao ano, e uma minoria, floresce continuamente.



13 - Quando as orquídeas florescem?

As mais populares florescem no inverno e na primavera. Outras espécies podem florescer em qualquer mês do ano.


14 - Eu posso transportar as orquídeas?

Orquídeas são portáteis, porque crescem em potes e vasos. Podem ser carregadas para qualquer lugar, muitas são rotineiramente enviadas por navios para diferentes países do planeta, porém não se esqueça: uma planta bem adaptada e florindo todo ano, NUNCA deve ser submetida a uma brusca mudança de meio ambiente. Uma catleia brasileira, por exemplo, não deve ser enviada para a Finlândia, pois, certamente, não vai se adaptar.

Fonte: site Flor Encanto


3 comentários: