sábado, 22 de agosto de 2009

Homenagem à Marianna

Juntamente com o comercial "Abra a felicidade", uma peça publicitária magnífica, promovendo a CocaCola, outro, o "Bebês patinadores" foi elaborado com tanto cuidado que parece serem, realmente, os bebezinhos que estão patinando.

Faço a postagem de hoje em homenagrm à minha netinha Marianna, que nasceu em 24 de julho. Cresce feliz ao lado de seus dedicados pais: Cesar e Daniella.


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vento





Adoro tudo que lembra vento, inspiração para o nome deste blog - Palavras ao Vento, tanto pelo duplo sentido como pela poética que esse nome evoca: escritos para não serem lidos ou para que muita gente os leia. Um paradoxo? Até pode ser, mas que as pessoas estão gostando dele, isso posso garantir.

Os versos abaixo, embora com rima pobre, bem sintetizam a predileção e os efeitos gerados pelo vento.


Há uma luz por de trás do vento
Que aos homens conduz e traz alento
Luz que brilha na escuridão
Luz que aquece um coração
Espalha-se entre feixes e raios
Alheia a fevereiros e maios
Há uma luz por de trás do vento
Há uma voz que desobedece ao tempo
Desconhece tempo e espaço
Transforma caminhada em passo
Revela-se pelo pensamento
Quando faminto, é alimento
Há uma luz por de trás do vento
Imaturidade, fugir não tento
Vem como verdade eterna
É suave, calma, bonita e terna
Mesmo que o mundo busque escuridão
Nos corações ela revela a imensidão
Há uma luz por de trás do vento
Não é necessário ficar atento
Quando fala, a alma se cala
Mesmo invisível, a visão abala
Sonhos se tornam realidade
A mentira morre ante a verdade.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Os mamíferos da Parmalat cresceram....

Adoro comerciais engraçados e, se primam pela criatividade, dou créditos livres a eles.

Observem os que lhes apresento hoje e me digam se não vale a pena revê-los?






segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A pálida luz da manhã de inverno


A pálida luz da manhã de inverno,
O cais e a razão
Não dão mais esperança, nem menos esperança sequer,
Ao meu coração.
O que tem que ser
Será, quer eu queira que seja ou que não.

No rumor do cais, no bulício do rio
Na rua a acordar
Não há mais sossego, nem menos sossego sequer,
Para o meu esperar.
O que tem que não ser
Algures será, se o pensei; tudo mais é sonhar.


Fernando Pessoa

domingo, 16 de agosto de 2009

7 mitos e verdades


Recolhi de Zero Hora as seguintes informações e crendices populares:

1. É preciso tomar oito copos de água diariamente.

Crendice popular. O nutrólogo Carlos Alberto Wertsky afirma que o ser humano tem necessidade média do consumo diário de 3,7 litros para os homens e 2,7 litros para as mulheres, desde que residam em região de clima ameno e realizem atividades leves.
2. Chicletes ficam grudados no estômago por sete anos.

Mito. Esse é um argumento que serve para impedir a excessiva mastigação de chiclete por parte de crianças. Como o organismo tem muita dificuldade em digerir um chiclete, não significa que o mesmo ficará grudado no estômago. Pode custar a sair, mas sai...

3.Comer à noite engorda.

Existem controvérsias. O que os cientistas afirmam é que a alimentação efetuada antes de dormir atrapalha a digestão.O aumento de peso ocorre devido à quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. Isso significa dizer que comer antes de "nanar " não é o vilão do engorde.

4.Chocolate provoca espinha.

Mentira. Segundo a dermatologista Tania Cestari, os estudos dedicados a essa área não apresentaram "relação de causa e efeito entre o consumo de chocolate e acne." O que os chocólatras devem é comer chocolate com moderação.

5. Usamos só 10% do cérebro.

Não é verdade. O cérebro é muito mais usado. Quanto? No dizer do neurologista Nilo Lopes, "o cérebro está em atividade mesmo quando estamos inertes ou dormindo."

6. Chupar bico entorta os dentes.

Verdade. O dentista Joaquim Cerveira afirma que chupar bico ou o dedo é um hábito nocivo, responsável pela deformação da arcada dentária. Aconselha a, se necessário, só usar bicos ortodônticos e fazer a criança ir abandonando-o aos poucos. Existem, no entanto, especialistas que condenam qualquer tipo de chupeta.

7. Nascimento dos dentes provoca febre.

Mito. Não exitem comprovações científicas, embora possa causar febre, o nascimento dos dentes relacionado à febre não deve "ser a primeira suspeita dos pais", segundo o dr. Joaquim Cerveira, presidente do Conselho Regional de Odontologia.

sábado, 15 de agosto de 2009

Pérolas de políticos...


Fiquei tanto tempo "fora do ar" que estou encontrando dificuldades em acertar o tema sobre o qual poderei interessar aos meus amigos blogueiros. Como ando com verdadeira fúria "assassina", ao pensar ou ao verificar a má conduta de políticos, resolvi mostrar as bobagens que essa turma indigesta pronuncia em discursos ou em entrevistas.

Um importante Ministro disse:

"No segundo semestre deste ano, serão gerados mais de 30.000 novos empregos."

Se o cidadão tivesse um bom assessor, formado em Letras, jamais faria essa redundância. Isso porque, se foram GERADOS (criados), os empregos já são novos. Mesmo nessa terra de ninguém, que é o Brasil, poder-se-ia criar "emprego velho"!

Um Secretário saiu-se com esta "maravilha":

"Durante o meu tempo nesta secretaria, vou dar total prioridade à saúde pública!"

Coitado! Ao dar prioridade, só pode agir em sua totalidade!

Essa fere os ouvidos de qualquer eleitor:
"Ao conviver junto com o presidente Lula, aprendi a amar o povo!"

Além de mentiroso, "matou" as aulas de Português.

Vocês já imaginaram alguém "conviver separadamente"


E mais esta:

"Devemos salvar o habitat natural da Amazônia!"

Não só estão entregando a Amazônia a exploradores inescrupulosos como também o autor dessa pérola foi mais um dos que não deu a devida importância ao mestre da língua falada no Brasil.

Será que esse Ministro ignora que HABITAT já é NATURAL?

Voltarei...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Avós e netos...


Encontrei este interessante artigo no blog Meu bebê. Como estou com pouco tempo para criar um texto próprio, aproveitei este para falar sobre a relação tão bonita que ocorre entre avós e netos.

Uma relação sem limites!

O papel dos avós na relação familiar é, muitas vezes, o de cúmplice e amigo dos netos – o que é muito saudável e benéfico para o desenvolvimento da criança. O problema é quando as opiniões e regras impostas pelos pais divergem completamente do que é falado pelos avós

“Avós só estragam a criança”!! Esse pensamento permeia a mente de muitos pais cujos filhos convivem com os avós. Mas, apesar das aparências, a relação permissiva entre avós e netos não tem nada de prejudicial, pelo contrário, pode e deve ser aproveitada pelas crianças. De acordo com a psicóloga do hospital Beneficência Portuguesa, Silvana Martani, os papéis de pais e avós são muito distintos e se isso ficar muito claro na família, a criança saberá discernir o que pode e o que não pode. “O papel dos avós é o de curtir a criança, de permitir que se coma aquele pedaço de bolo na hora do almoço. O passeio à casa da avó deve ser uma festa para o neto”. O que tem acontecido é que cada vez mais, as avós têm feito o papel de mãe. “Por conta da necessidade de trabalho das mulheres, muitas avós tornaram-se a ‘segunda mãe’ das crianças e aí a relação fica confusa. A avó fica responsável pela a educação, pelos limites e regras, o que gera uma confusão na cabecinha do pequeno”, explica Silvana.

A relação de afeto, cumplicidade e carinho entre avós e netos marca a vida da criança, com lembranças positivas da infância. “A avó é aquela que conta histórias da família, de quando a mãe era criança, de como era a vida em outros tempos. É uma referência importante para o pequeno, que se não for exercida pelos avós, provavelmente será por uma outra pessoa da família ou um amigo muito próximo”, diz a psicóloga. Uma outra função da liberdade permitida pelos avós é aliviar a carga de tensão que existe no processo educacional. “Educar não é uma tarefa fácil, nem para os pais, nem para as crianças.

O pequeno não pode conviver exclusivamente com pai e mãe, onde tudo é proibido e as regras são, na maioria dos casos, as mais rígidas. A presença da avó serve para relaxar pais e filhos”. Quando a relação de vós e netos é regida por essa amizade incondicional, a criança verá essa pessoa como um porto-seguro, uma referência de serenidade, experiência. “A avó amiga não julga as atitudes da criança, e sim dá colo, dá conselho. Já na adolescência, os jovens, muitas vezes, buscam o apoio dos avós em questões delicadas desse período da vida e contam segredos que nem sempre contam para os pais”, lembra Silvana.

Para o psiquiatra infantil, Flavio Gosling, a única ressalva nessa relação é quando as opiniões de pais e avós são muito divergentes, o que pode confundir a criança. “Os pais e avós têm que manter uma comunicação linear com o pequeno. Embora os limites sejam mais elásticos em um caso do que no outro, o que não pode acontecer é a situação de total contradição.
Muitas crianças com dificuldades emocionais, escolares e de aceitação de limites são fruto dessa confusão no ambiente doméstico”, alerta Gosling. Em uma coisa os profissionais concordam. As crianças que têm avós do tipo “Dona Benta” podem e devem aproveitar dessa companhia agradável e de toda a experiência que essa pessoa pode passar para a criança.

“A presença da avó é importante em todos os momentos da vida da criança”, diz a psicóloga.

Vanessa Castelo
Publicação: Março 2006 - Edição: 26

Eu voltei, voltei para ficar...


Depois de longo tempo afastada, retorno para fazer as minhas "brincadeiras" neste espaço virtual. O tempo de que disponho não é lá essas coisas, mas sempre procuro encontrar uma saída, quando quero realizar atividades que me gerem satisfação.

Já fui mais "apaixonada" por essa atividade. Parece-me que o encanto inicial, ou seja, o momento em que descobri o que se pode crir com essa "máquina" eletrônica, está meio arrefecido. Outros interesses se mostram mais urgentes.

Hoje, vou ser mais lacônica e só postarei um deslizezinho que os meus ouvidos atentos captaram enquanto recebia os cumprimentos de elegante senhora pelo nascimento da Marianna, a minha netinha.

Disse ela:
Meus parabéns, Arlete! Deves estar exultante de alegria com a chegada da Marianna!

Entusiastamente agradeci, embora sentisse vontade de fazer a devida correção ao cumprimento recebido.

Calei-me. Em sociedade, a educação deve estar em primeiríssimo lugar.
O que disse errado a elegante amiga?

Deves estar EXULTANTE de ALEGRIA... Perceberam? Será que alguém pode estar EXULTANTE de TRISTEZA?

EXULTAR, verbo originado do latim exultare , que nada mais é do que alegrar-se ao extremo.
Coisas do bom e difícil idioma luso.