domingo, 16 de agosto de 2009

7 mitos e verdades


Recolhi de Zero Hora as seguintes informações e crendices populares:

1. É preciso tomar oito copos de água diariamente.

Crendice popular. O nutrólogo Carlos Alberto Wertsky afirma que o ser humano tem necessidade média do consumo diário de 3,7 litros para os homens e 2,7 litros para as mulheres, desde que residam em região de clima ameno e realizem atividades leves.
2. Chicletes ficam grudados no estômago por sete anos.

Mito. Esse é um argumento que serve para impedir a excessiva mastigação de chiclete por parte de crianças. Como o organismo tem muita dificuldade em digerir um chiclete, não significa que o mesmo ficará grudado no estômago. Pode custar a sair, mas sai...

3.Comer à noite engorda.

Existem controvérsias. O que os cientistas afirmam é que a alimentação efetuada antes de dormir atrapalha a digestão.O aumento de peso ocorre devido à quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia. Isso significa dizer que comer antes de "nanar " não é o vilão do engorde.

4.Chocolate provoca espinha.

Mentira. Segundo a dermatologista Tania Cestari, os estudos dedicados a essa área não apresentaram "relação de causa e efeito entre o consumo de chocolate e acne." O que os chocólatras devem é comer chocolate com moderação.

5. Usamos só 10% do cérebro.

Não é verdade. O cérebro é muito mais usado. Quanto? No dizer do neurologista Nilo Lopes, "o cérebro está em atividade mesmo quando estamos inertes ou dormindo."

6. Chupar bico entorta os dentes.

Verdade. O dentista Joaquim Cerveira afirma que chupar bico ou o dedo é um hábito nocivo, responsável pela deformação da arcada dentária. Aconselha a, se necessário, só usar bicos ortodônticos e fazer a criança ir abandonando-o aos poucos. Existem, no entanto, especialistas que condenam qualquer tipo de chupeta.

7. Nascimento dos dentes provoca febre.

Mito. Não exitem comprovações científicas, embora possa causar febre, o nascimento dos dentes relacionado à febre não deve "ser a primeira suspeita dos pais", segundo o dr. Joaquim Cerveira, presidente do Conselho Regional de Odontologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário