segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Preocupações na gravidez


Durante a gravidez, alguns cuidados são muito importantes, pois a ingestão de cafeína e álcool são nocivos nessa fase da mulher.

Por que motivo?

CAFEÍNA
Não stá comprovado se a cafeína pode ou não causar problemas durante a gestação, porém pode atravessar a placenta e deixar o bebê agitado, reduzir a absorção de ferro e, em algumas mulheres, causa náuseas e azia, além de interagir com outras substâncias como cigarro e álcool, induzindo à constrição dos vasos sanguíneos do feto. Por essas razões, recomenda-se limitar o consumo diário de café em 4 xícaras (200 a 300 ml).

ÁLCOOL
O consumo de bebidas alcoólicas não é recomendada durante a gestação, pois podem levar a conseqüências deletérias ao bebê,afetando o sistema nervoso central, atraso no crescimento e retardamento mental.

Recomendações gerais:

Nos primeiros 3 a 4 meses, é freqüente a presença de náuseas e vômitos, por isso siga algumas sugestões:

1. Divida ao máximo suas refeições, fazendo de 5 a 6 pequenas refeições durante o dia, em horários regulares, evitando jejuns prolongados e grandes refeições;

2. Mantenha bolacha água e sal, torradas ou cereais secos na mesa de cabeceira, para comer pela manhã, antes de se levantar da cama;

3. Limonada ou limão pode ajudar a controlar a náusea;

4. Evite alimentos com odores e sabores fortes;

5. Evite alimentos gordurosos e muito condimentados.

OBS: Diferentes soluções funcionam para diferentes mulheres, veja o que serve para você. Se tiver náuseas e/ou vômitos por muito tempo, converse com seu médico. Quando se sentir melhor, você irá precisar de uma dieta equilibrada, com alimentos de todos os grupos.


• Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
• Consuma pelo menos três frutas por dia, variando os tipos e de preferência com a casca;
• Dê preferência aos grãos integrais (aveia, arroz integral, gérmen de trigo, farelo de trigo, etc), pois são ricos em nutrientes e fibras;
• Beba bastante líquidos ao longo do dia, evitando o consumo durante as refeições;
• Evite excessos de gorduras e açúcares;
• Não sente ou deite logo após as refeições;

Caso você tenha que ficar hospitalizada ou de repouso absoluto:

Reduza o valor calórico da sua dieta, para não ganhar peso além do programado:
Evite alguns alimentos como feijão, repolho, couve-flor, ovo, batata doce, pimentão, cebola e brócolis pois favorecem a formação de gases, provocando assim dor e mal-estar em algumas pessoas que possuem maior predisposição para esses pequenos contratempos.

(Fonte: site da Clínica FGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário