terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SOCORRO! PAPAI VIROU PETISTA!'




 -O MILAGRE DA EDUCAÇÃO


O pai chega a casa vestido numa novíssima camisa do PT. Entra no quarto do filho e beija o retrato de Che Guevara na parede.

O rapaz espantado pergunta?

- Que é isso paí? Ficou maluco? Logo você que é o maior "coxinha", "reaça" de primeira vestindo a camisa do PT?

- Que nada filho! Agora sou petista! Conversamos tanto sobre o Partido que você me convenceu! PT! PT! VIVA O PT! - grita o velho.

O rapaz, membro do DCE da universidade onde já faz um curso de quatro anos há oito anos e fiel colaborador da JPT não se aguenta de tanta alegria!

- Senta aí companheiro! Vamos conversar! O que foi que te levou a essa decisão?

O pai senta-se ao lado do filho e explica:

- Pois é... cansei de discutir contigo e passei a achar que você tem razão. Por falar nisso, lembra do Luís, aquele que te pediu dois mil reais da tua poupança emprestado para dar entrada numa moto?

- O que tem ele? Pergunta o filho...

- Pois é.. Liguei pra casa dele e perdoei a dívida. E fiz mais! Falei que ele não precisa se preocupar com as prestações, pois vou usar oitenta por cento da sua mesada para pagar o financiamento!

- Pai!!!!! Você ficou louco? Pirou?

- Filho, lembre-se que agora nós somos petistas" Perdoar dívidas e financiar o que não é nosso com o que não é nosso é a nossa especialidade! Temos que dar o exemplo! E tem mais! Agora 49% do seu carro eu passei para sua irmã. Vendi pra ela quase a metade do seu carro! Dessa forma você continua majoritário mas só podendo usá-lo em 51% do tempo!

- Mas o carro é meu, papai! Não podia fazer isso! Não pode vender o que é seu!

- Podia sim! Nossa Presidenta fez isso com a Petrobrás e você foi o primeiro a apoiar! Só estamos seguindo o caminho dela!

O garoto, incrédulo e desolado entra em desespero, mas o pai continua:

- Outra coisa! Doei seu computador, seu notebook e seu tablet para os carentes lá do morro. Agora eles vão poder se conectar!

- Pai! Que sacanagem é essa?

- Não é sacanagem não, filho! Nós petistas defendemos a doação do que não é nosso, lembra? Doamos aviões, helicópteros, tanques... O que é um computador, um tablet e um note diante disso?

Prestes a entrar em colapso, o garoto recebe a última notícia:

- Filho, lembra daquele assaltante que te ameaçou de morte, te espancou e roubou teu celular? Vou agora mesmo retirar a queixa e depois para a porta da penitenciária exigir a soltura dele, dizendo que ele é inocente!

- Pai... pelo amor de Deus... Você não pode fazer isso... O cara é perigoso!

- Perigoso nada! É direitos Humanos que nós pregamos, filho! Somos petistas com muito orgulho!

- Mas o cara me espancou! Me roubou, pai!

- Alto lá! Não há provas disso! Isso é estado de exceção! O rapaz é inocente! Nós fizemos a mesma coisa com os companheiros acusados no mensalão!

- Mas ele estava armado quando a polícia chegou!

- E daí????? Ele estava armado mas quem prova que a arma era dele? A revista Veja? Isso é coisa de reaça, filho!

- Papai, você ficou doido!

E o pai finaliza:

- Fiquei doido, ô seu filho da puta? Na hora de defender bandido que roubou uma nação você é petista, mas se roubarem você, deixa de ser. Na hora de doar, perdoar dívidas e fazer financiamentos com o que é dos outros, você é petista. Mas se fizer o mesmo com você, deixa de ser. Na hora de dilapidar o patrimônio nacional, vendendo o que é mais precioso e não pertence ao PT e sim ao povo, você é petista, mas se vender metade do que é seu, você deixa de ser!

Dito isso, tirou o cinto de couro grosso e mandou a cinturada no moleque!

- TO-MA IS-SO SEU FI-LHO DA PU-TA CRE-TI-NO PRA APRENDER A SER HOMEM E ASSUMIR SUAS IDÉIAS! VAGABUNDO ORDINÁRIO! SALAFRÁRIO! PEGA AS SUAS COISAS E SUMA DAQUI!

- Vou pra onde, papai? Perguntou chorando...

- FODA-SE! Agora você é um dos sem-teto que você defende, seu moleque cagão! E vai se consultar com médico cubano, porque eu cancelei teu plano de saúde!

Dois dias depois o moleque bateu na porta curado. Não era mais petista e não havia mais DCE ou JPT. E nem chamava o pai de "reaça".

O milagre da educação aconteceu. O mal do petista é falta de cinturada no lombo!

( Marcelo Rates Quaranta)

domingo, 19 de janeiro de 2014

Sonhar com ensino de qualidade

Eis o artigo meu, publicado ontem, em ZERO HORA.
 
 

sábado, 18 de janeiro de 2014

Sonhar com ensino de qualiade



 
OLHA EU EM ZERO HORA OUTRA VEZ!

 Mais um artigo meu foi publicado, na página 13, de Zero hora, de hoje, sábado, 18 de janeiro.

O tílulo? Sonhar com ensino de qualidade.
 
Ofereço essas rosas para quem o ler!

Amanhã publico aqui.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Uma lição insofismável


Quando os nossos filhos nascem, de atores principais, passamos a coadjuvantes no intrincado e temperamental cenário que é a vida.
No convívio com eles, passamos a interpretar os mais variados papéis de acordo com as circunstâncias. No alvorecer de suas escaladas, somos os guardiões incansáveis de seu desenvolvimento. De nós depende a satisfação de suas mais rudimentares necessidades: alimentamos, protegemos, amamos, ensinamos a eles os primeiros passos e palavras. São nossos reféns. Se falharmos, sucumbirão.

 À medida que vão crescendo, criando asas, cedo procuram espaços mais amplos para se constituírem e alçarem voos tímidos e incipientes, sem a nossa proteção. Antes, senhores exclusivos de seu crescimento, começamos a exercer um papel secundariíssimo. A escola, os professores (se ótimos) e os amigos nos eclipsam e se tornam o seu centro de atenção e de afetividade. É então que exercitamos o papel de pagadores, taxistas gratuitos, seres insones e rezadores à espera de que retornem sãos e salvos a casa, após show musical ou algum animado festim em clubes noturnos ou em casa de amigos.

Crescidos, sentindo-se independentes, ganhando força e fôlego, anseiam por novos horizontes e voam para mais longe. Passamos, então, de coadjuvantes a seres subalternos em seu mundo de afeição. Transformamo-nos de agentes protetores a seres cativos de um telefonema ou de uma mensagem eletrônica, que possam acalmar nossa ansiedade por notícias deles. Sem nos darmos conta, somos substituídos por novos amores, capazes de induzi-los a formar um novo lar. Ao se casarem, tácita ou oficialmente, constituem a sua família, da qual passamos à condição de parentes ou de visitantes esporádicos.
 


 Se desempenharmos muito bem o nosso papel enquanto pais, poderemos ser lembrados por eles como seres diferenciados, que merecem determinadas regalias e um bom legado do afeto que ainda resta em corações sensíveis. Se formos pais, cuja nota não ultrapasse o regular ou o médio, seremos considerados como estorvos descartáveis, malas pesadas demais para serem carregadas e que devem ser jogadas em algum lugar distante deles.

 A lição insofismável e cíclica que a vida ensina, e que demoramos muito a assimilar, é a de que agimos exatamente assim, com os nossos pais. Muitas vezes, somos valorizados por nossos descendentes e damos o devido valor a nossos gestores depois que os primeiros e nós também tivermos morrido.

Se os ensinamentos aos filhos forem bem ministrados e na dosagem mensurada pela razão e pelo coração, teremos a convicção de que lhes estaremos ofertando um cenário onde transitarão com ética, honestidade e aptos para construir um Brasil muito melhor. Se todos os pais se conscientizarem da importância do papel a ser desempenhado junto aos seus filhos com amor e competência, provavelmente teremos um país sem corrupção e criminalidade.


Artigo publicado em ZERO HORA, em 02 de agosto de 2011

sábado, 11 de janeiro de 2014

Gentileza gera gentileza...

 

Existem muitas atitudes que engrandecem as pessoas, tornam-nas diferenciadas, seres singulares, capazes de desarmar os violentos, os belicosos, os desalmados. O delicado gesto de oferecer flores a fãs, um pedido de desculpas acompanhado de um sorriso luminoso, a deferência ao ingresso de pessoas mais velhas, de mulheres grávidas a algum recinto, o oferecimento do lugar em ônibus ou espaços públicos aos mais idosos, aos portadores de alguma deficiência, aos enfermos, aos mais carentes estabelecem os liames da grandeza de que um ser é dotado. Ser gentil deveria ser um dos maiores ditames de conduta em sociedade, exercitados como um dogma, um dever diário a ser cultivado desde a infância porque a gentileza rompe barreiras, amplia as amizades, reforça o afeto, alimenta a paz, acolhe e desestabiliza os pretensiosos. Ser gentil humaniza, aproxima, cria vínculos, multiplica a condescendência, serve de exemplos, contagia.

A gentileza é atitude muito simples, que deve ser exercitada em todos os momentos. Em casa, na rua, no trabalho, no trânsito, entre amigos, entre familiares, por isso, necessita ser aprimorada também junto a desconhecidos. Parar na faixa de segurança, usar a buzina do carro em casos extremos, jamais jogar lixo em ruas ou estradas, usar as corretas sinalização de trânsito servem como bons exemplos. O agir com educação deve ser sempre aprimorado porque ser gentil implica bondade, delicadeza, ternura, doação, carinho, paciência. Um cumprimento carregado com os fluidos emanados do coração e acompanhado de um sorriso torna qualquer ambiente mais pleno de energias boas e contribui para tornar os outros mais humanizados.

Ser gentil não custa nada e os ganhos auferidos com a sua prática se multiplicam e retornam ao praticante como formas singelas de contentamento pessoal. A gentileza torna o olhar do outro mais complacente e a simpatia recebida por ato tão genuíno e simples atinge o ser gentil com muito mais energias benéficas. Um abraço apertado, um beijo, uma palavra de carinho, a prática da generosidade, a vontade de colaborar para que o convívio social ganhe maior qualidade emprestam concretude à gentileza e não exigem nenhum sacrifício. Basta praticá-la todos os dias e em qualquer momento. Se as pessoas procurarem ser mais gentis, outras manifestações da grandeza humana contribuirão para que 2014 seja um ano melhor e motivo relevante para tornar os dias a serem compartilhados mais felizes.
 
 
 
 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Fotos que dispensam palavras

Para dizer que não falei da TERNURA...