segunda-feira, 29 de março de 2010

Biblioteca Nacional de Brasília 6




Levantamos cedo para visitar a Biblioteca Nacional de Brasília. Quando chegamos, não sabíamos onde ficava a entrada e, por sorte, havia um guarda que nos informou estarmos no local errado. Ali eram os fundos. Deveríamos nos dirigir ao outro lado. Para tristeza nossa, disseram-nos que aquele espaço cultural estava fechado à visitação pública devido à falta de funcionários para fazê-lo funcionar. O que fazer? Essa foi a visita mais frustrante que vivenciamos em Brasília.

Aproveitamos para conhecer o corredor de entrada e nos deixamos filmar para aparecer na tela enorme de TV que recebe os visitantes. Foi só o que vimos.


O que vou relatar abaixo, copiei da Wikipedia .

A Biblioteca Nacional de Brasília ou Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola fica junto ao Eixo Monumental e faz parte do Complexo Cultural da República. Durante algum tempo, foi conhecida como "a biblioteca sem livros", pois a construção permaneceu por algum tempo sem acervo e fechada à visitação. Hoje, localiza-se, em seu 4° andar, o Espaço do Pesquisador, com acervo cedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq e IBICT.


O edifício monumental faz parte do conjunto projetado por Oscar Niemeyer, que é composto pela Biblioteca e pelo Museu Nacional Honestino Guimarães. O conjunto foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006, data em que o arquiteto completou 99 anos.

Esta não parece a frente da biblioteca? São os fundos ou laterais

Esta, sim, é a entrada da BNB

Este enorme telão filma os visitantes

Sala para pesquisas e exposições

Nenhum comentário:

Postar um comentário