Palavras ao Vento é fruto de uma necessidade interior de corrigir deslizes orais ou escritos, presenciados no cotidiano; mostrar a urgência de se fazer da educação prioridade nacional; discorrer sobre trivialidades, mostrando o porquê disso ou daquilo e destacar a força que a palavra tem naqueles que captam o sentido das entrelinhas.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Os Três Reis Magos
Um fato estranho ocorre com as pessoas. Agem , às vezes, inutilmente, para saciarem a curiosidade sobre a vida alheia. Adoram saber tudo sobre personalidades famosas, artistas de televisão e de cinema e não dão a mínima importância para figuras ficcionais ou concretas que fazem parte de sua rotina.
Quase caí do palco quando, em uma de minhas palestras, fiz perguntas triviais ao público. Entre elas , o que era e como se escrevia manjedoura. Os mais corajosos alegaram ser o bercinho de Jesus e que se escrevia com g. Insisti na pergunta: O que é uma MANJEDOURA? Ao dizer o que era, SURPRESA! Cocho? Que horror! O que queriam? Nossa Senhora era uma fugitiva... E dera à luz seu Menino numa estrebaria, local em que se "hospedam" animais ruminantes...
Ao explicar que manjedoura vem de manjar, que significa comer, entenderam o porquê do J. Agora, quanto ao fillho de Deus ter como berço um cocho... manjedoura pega melhor.
Tudo o que "dedei" acima foi para lembrar que hoje é o DIA DE REIS. Não! Não é o dia do Lula, atual rei do Brasil, ou melhor, o rei da cocada preta! É o dia de reis ... Aqueles! Os do presépio de Natal. Se existiram mesmo? Isso deixo para o que acreditam em Papai Noel.
Como não gosto de deixar nada pendente para não engordar ainda mais a minha curiosidade, corri atrás para saber, na "íntegra" quem eram os três Reis Magos. Seriam magros? Que um era Melchior, o outro Gaspar e o terceiro Baltazar todo mundo sabe. Que presentearam o Bebê Divino com ouro, incenso e mirra, os leitores estão carecas de saber. Agora, o seu significado? Sabem?
Pois dou de graça para vocês: Melchior ofereceu ouro, provavelmente era o mais rico e o fez como símbolo de nobreza. (O certo que ele não dera essa intepretação: os que plasmaram o cristianismo é que assim entenderam). Gaspar, o remediado, presenteou o menino com incenso para representar a dignidade. Já Baltazar, o agourento, ofereceu mirra, erva amarga, que profetizava o sofrimento de Jesus.
Os historiadores bíblicos acreditam que o ouro era um anúncio de que aquela criancinha seria um rei. O incenso, por linhas tortas, anunciava um deus. E a mirra? Essa mostrava a sua condição de homem.
Por que hoje é o Dia de Reis?
Responderei na postagem do dia 8.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário