Palavras ao Vento é fruto de uma necessidade interior de corrigir deslizes orais ou escritos, presenciados no cotidiano; mostrar a urgência de se fazer da educação prioridade nacional; discorrer sobre trivialidades, mostrando o porquê disso ou daquilo e destacar a força que a palavra tem naqueles que captam o sentido das entrelinhas.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Pinte o telhado de branco ou plante verde nele
Telhado branco ou verde?
Por Bruno Bertante de Moraes
Artigo recentemente publicado na revista científica Climatic Change chamou a atenção de muita gente e foi bastante divulgado nos meios de comunicação pelo Mundo. Ongs internacionais, inclusive o Green Building Council Brasil, começaram a divulgar e criar a campanha: ”Pinte seu telhado de branco!”. Segundo o estudo, se as 100 maiores cidades do mundo pintassem seus telhados de branco de todos os seus edifícios, iríamos diminuir consideravelmente a temperatura do planeta.
Apesar dos telhados verdes serem uma solução muito mais eficiente e funcional contra o problema do aquecimento global, pintar os telhados de branco seria uma solução rápida e significativa. Al Gore, Prêmio Nobel da Paz, já havia chamado a atenção no filme “Uma Verdade Inconveniente” que a cor dos pólos, eminentemente branca, reflete de 80 a 90% da radiação solar.
A partir do momento que os pólos começaram a derreter, eles passam a ficar com o mesmo índice de reflexão do oceano, que é 8%. Portanto, com o derretimento do gelo, os próprios pólos passam a contribuir para o aquecimento global. O raciocínio é o mesmo para os telhados, as cores marrom e vermelho, geralmente encontradas nos telhados convencionais chegam a absorver até 80% da radiação solar, transmitindo calor para as edificações.
Se pintarmos os telhados com cores claras, eles poderão refletir até 90% dessa energia luminosa. Cada 10m² de telhado ou superfície horizontal clara é equivalente a uma economia de 1 tonelada de gás carbônico, em equipamentos funcionais da edificação, como o ar condicionado.
Dado o recado, cabe cada um fazer sua parte para diminuirmos o aquecimento global.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei os dois telhados, mas o de verde seria muiiito mais interessante para o nosso planeta....mil bjkks@
ResponderExcluirOlá Philippe Jean:
ResponderExcluirVisitei o teu blog e achei muito interessantes as informações nele contidas. Vou fazer postagens, se me permitires copiar o que escreveste sobre telhados verdes.
Muito elucidativos os sites que disponibilizaste acima.
Volta sempre.
Olá, filhotinha muito amada:
ResponderExcluirQue pessoa maravilhosa que tu és. Fiquei felicíssima em continuares prestigiando o meu blog até do exterior. Comentário "made in Canada". Aza eu!
Percebeste que as postagens estão fracas? São rascunhos antigos que publiquei por absoluta falta de tempo e motivação. Creio que estou cansando desta "brincadeira". Está passando a fase de boggeira.(Como bem me conheces, isto já é quase página virada).
Beijos no pescocinho.
To contigo!
ResponderExcluir