segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que há por trás do "Deus te crie" ou "Saúde!"

Como continuo sem tempo para fazer belas postagens, “ressuscitei” a que subscrevo abaixo. Espero que lhes seja de alguma utilidade.

Duas dúvidas sempre tive quando espirro. Peço desculpas pelo ato involuntário e por que fecho os olhos ao espirrrar?

Encontrei a resposta na Super Interessante, aquela esplêndida revista da editora Abril. Li o que pesquisou Marina Montomura e dou de graça para vocês!

"O ato de espirrar desencadeia uma série de reflexos, como contrair a musculatura do rosto ou abrir a boca. Ao fechar as pálpebras, provavelmente, estamos resguardando a região dos olhos, evitando que as gotículas de secreção, que voam do espirro, atinjam a mucosa ocular". (Palavras do Dr. Richard Voegels).

Quanto a pedir desculpas, isso depende da educação do "faltoso", ação que deverá ser praticada como "pedir desculpas", "por favor", "muito obrigado" ou "muito obrigada", se forem mulheres, e, cá entre nós, quem não conhece "alguém pra lá de Bagdá", que, de tão mal educado, pisa o pé dos outros, esbarra neles e segue em frente, quietinho...

Vocês, como eu, gente finíssima e sensível, quando dá tempo, pegamos um lenço, preferencialmente de papel ( para o jogarmos fora, após o uso), a fim de retermos nele a mucosa nasal, (gente elegante o é até no linguajar!). Nesse caso, com lenço e tudo o mais, peçamos desculpas, se quisermos. Mesmo dispensados(as) disso, deveremos pronunciar o "me desculpem" numa demonstração evidente de sensibilidade e simpatia. E o interlocutor, por gentileza e simpatia também, numa espécie tácita de que desculpou, retribui o gesto, dizendo: "Saúde!"

Ser educado e gentil não faz mal a ninguém, ao contrário, abre portas, se não materiais, pelo menos afetivas, isso eu lhes garanto.

Ah! Quanto ao "Deus te crie", essas expressões estão fora de moda, mas... (Cá entre nós, não acham que muitos brasileirinhos estão precisando dessa bênção e de um pouco mais de educação?!)

3 comentários:

  1. Arlete,estive fora alguns dias,feriadão,e hoje lendo as tuas postagens tive o prazer de ler uma homenagem ao teu "fiel escudeiro e anjo número dois",agradeço e fico lisonjeado pelas belas orquídeas.Lindos artigos,no qual destaco"Continuarei" é lindo,tanto na mensagem como nas gravuras.A vida continua,o Grêmio perdendo,os dossies aparecendo,o Lula dizendo que precisa de outro avião,com maior autonomia,e nós ficamos impotente com tudo isto.Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amigo Querido:
    Senti a falta de teus comentários. São eles que me estimulam a continuar.
    Quanto ao Grêmio, estou meio desesperançada e ao Lula? Creio ser um "caso perdido" enquanto os jornais, as revistas, as TV sobreviverem à custa de propagandas do governo. O povo? Não sei onde li que "não existe opinião pública, mas opinião do que se publica. Algumas vezes, manipula-se, distorce-se a informação com propósito definido", portanto... (Se fosse mais jovem, iria embora para o Canadá com a filha e o genro, pelo menos lá ainda existe decência).
    Volta sempre.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Li não sei a onde foi que: "Deus te cri" era de origem judaica-portuguesa, como também "dar um gole pro santo" quando bebe, e também jogar "três punhados de terra" no caixão de defunto quando está sendo enterrado???. Meu avô José Pereira Tangerino tinha essa mania, enfim ele nasceu em 1894 e faleceu em 1986. O pai dele era de origem portuguesa e faleceu em 1886.

    ResponderExcluir